Mista de marisco a 250 euros. Restaurante lisboeta “engana” clientes (e não é ilegal)

(dr) TripAdvisor

Made in Correeiros, o restaurante em Lisboa acusado de enganar clientes

Está instalada a polémica por causa do restaurante Made in Correeiros, localizado em Lisboa. As más avaliações na Internet e as queixas sucedem-se mas, de acordo com a DECO e com a ASAE, é difícil provar a sua ilegalidade.

Uma rápida pesquisa no Google sobre o restaurante Made in Correeiros, em Lisboa, leva-nos a um primeiro link no TripAdvisor que deixa muito pouco a desejar: “O pior restaurante de Lisboa”, pode ler-se numa das avaliações.

Continuamos a fazer “scroll” na página e as críticas, quer de turistas quer de portugueses, são todas idênticas. O estabelecimento em plena baixa lisboeta está a dar que falar por causa dos preços abusivos que cobra e por enganar os clientes que por lá passam.

Segundo o Diário de Notícias, o restaurante é acusado de “ter preços demasiado altos para os serviços e comida que apresenta, com várias pessoas a referirem que os pratos são, inclusivamente, sugeridos pelos funcionários, muitas vezes sem mostrarem os preços”.

“Apresentam uma carta com preços com uma média de 15 euros e depois sugerem pratos que não estão na carta. No final este esquema pode render 250 euros por uma refeição vulgar. A evitar!! Onde andam as autoridades deste país?!”, escreve um utilizador na aplicação Zomato.

Nas redes sociais, começaram a circular fotografias das contas finais, nas quais se podem ver os preços praticados: “Mista de Marisco” a 250 euros e “Mista de Carne Especial” a 140 euros são alguns dos exemplos.

Os utilizadores também alertam para o facto de o restaurante ter mudado recentemente de nome: antes chamava-se Portugal no Prato (mas o esquema mantém-se).

De acordo com o Observador, a verdade é que os preços exorbitantes estão presentes nas ementas mas “não são assim tão visíveis”. No menu consultado pelo jornal online, os pratos mais caros surgem apenas no final da carta, sendo preciso folhear até ao fim para encontrar uma folha onde surgem então os pratos mais caros.

(dr) TripAdvisor

Uma das muitas contas astronómicas no restaurante “Made in Correeiros”, em Lisboa

Queixas na DECO

Ana Sofia Ferreira, do gabinete de apoio ao consumidor da DECO (Associação de Defesa do Consumidor), confirmou ao DN que existem várias queixas relativas ao restaurante em questão, mas que são maioritariamente do primeiro semestre de 2016.

“A DECO recebeu algumas denúncias e práticas relatadas pelos consumidores no primeiro semestre de 2016 e apresentámos queixa à ASAE em maio. As queixas que recebemos, nas quais se incluem algumas de turistas, relatavam práticas como, por exemplo, funcionários a angariar clientes nas ruas e a informar um preço médio para as refeições. Depois era apresentado um valor muito mais alto do que o que era suposto e as queixas têm a ver com o facto de os clientes terem recebido informações erradas”, explica.

Segundo um comunicado da ASAE, citado pelo Observador, só no último ano foram efetuadas duas ações de fiscalização, que ainda estão em fase de averiguação. Dessas ações foram instaurados dois processos, um de “contraordenação por incumprimentos relativos aos requisitos obrigatórios na área de restauração e bebidas” e “um processo crime por fraude sobre mercadorias”.

Ao que a ASAE apurou, os preços constam das ementas, por isso, o restaurante não está a incorrer em nenhuma irregularidade. Por isso, “quando entrarem num restaurante, peçam sempre a ementa primeiro”, sugere Ana Sofia Ferreira, aconselhando os consumidores a “não pedir nada sem ver os preços”.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Eu pergunto se estamos a viver na Europa ou na América Latina (e não é ilegal) e amanhã o restaurante já terá novo nome certamente e a mesma prática (e não é ilegal), com tanta porcaria a acontecer neste país quanto a mim deveria era ser ilegalizado, ou seja expulso da comunidade civilizada, aguardem pelo estrondo que assim que um jornal estrangeiro se encarregue de investigar a situação e logo vão ver para onde vão os turistas, depois venham tornar culpas ao Salazar!.

    • Porquê a Igreja Católica?! O “Eu” (que nem sequer tem a coragem de se identificar) tem algum trauma de infância mal resolvido?! Se sim, há solução para isso… Desejo-lhe as melhoras… e mais não digo, porque não vale a pena…

      • E porque não?!
        Tramas de INFÂNCIA e Igreja Católica na mesma frase é ironia, certo?
        Trauma deve ter quem, em 2017, tem necessidade de (e indo contra todas as evidências!) defender uma empresa com o historial sujo e enganador da Igreja Catalítica…
        E, já dizia Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
        .
        PS: escrever um nome nos comentários dum site de noticias Internet agora serve de identificação?!

        • De facto, a Igreja Católica tem páginas na sua história bimilenar das quais não se orgulha, mas tem, seguramente, muitas mais das quais se orgulha e muito…
          A Igreja Católica não tem um historial sujo e enganador, porque o bem que fez em 2000 anos de história é incomparavelmente superior ao mal que causou no mesmo período de tempo… Se assim não, fosse, a Igreja Católica já teria acabado… mas ela continuará até ao fim dos tempos… Continuará a errar? Seguramente… pois é composta de pessoas… mas continuará a fazer muito bem (muito mais do que o “mal” que possa causar), mas o bem não é notícia… ou, se o é, não é valorizado… A Igreja Católica já matou a fome e já assistiu na doença e na velhice incontáveis milhões de pessoas… não haja a menor dúvida sobre isso… Só por má fé ou por ignorância é que se pode pôr em causa a obra bimilenar da Igreja Católica… Nenhuma instituição, seja ela qual for, tem o “capital de Bem” que a Igreja Católica tem…

          • Ah?!
            Não brinque comigo!…
            Matou a fome a quem e quando??
            Não estou a ver quando é que isso aconteceu…. isso é mais um (dos muitos!) mitos inventado pela Igreja!
            As pessoas não vivem de lenga-lengas… nem enchem as suas dispensas por obra do “Espirito Santo”!…
            Eu conheço muito bem o historial da Igreja Católica e até já fui a sua sede dessa empresa manhosa (Vaticano).
            A igreja católica NUNCA ajudou ninguém e o seu objectivo é (e sempre foi!) viver “à grande e à francesa”, à custa dos palermas/ignorantes, que engana (com base em fábulas sem pés nem cabeça)!!
            Ou seja, a Igreja não ajuda ninguém, é ao contrário: a Igreja é um parasita que suga as pessoas|
            Aliás, a ignorância é mesmo a única razão para sua existência!
            Vive de vender a fé a milhões de “distraídos”/enganado!
            Basta olhar com atenção para o que se passa com vergonhosa burla de Fátima!!
            A Igreja só serviu para atrasar o desenvolvimento do ser humano e para condicionar o seu livre pensamento (enquanto se aproveitavam muito bem disso!), portanto, faz tanta falta como a SIDA!!!
            Posto isto, porque não falar da Igreja quando de fala de enganar?!

  2. Se me acontecesse esta situação resolvia-a muito facilmente. NÃO PAGAVA E CHAMAVA DE IMEDIATO A POLÍCIA. E podem acreditar que nem que fosse preciso chamar o meu advogado ao lugar, nunca na vida pagaria a conta. É tão simples quanto isso. Poderia ser detido e posteriormente presente a um tribunal. Só por ordem deste é que poderia ser levado a pagar. Acredito que os tribunais têm geralmente bom senso e não me obrigariam a pagar uma charlatanice como esta.

    • Ainda queria ver isso!
      Podias ir para onde quiseses e gastar milhões mas perderias na mesma, pois valor cobrado é o que está no preçário e, se tu não o consultaste antes, a culpa é toda tua!!!

      • Caro amigo. Vejo que anda distante da lei e da sua aplicação. Não tenha tanta fé. E até lhe posso confidenciar que este caso nem jurisprudência (que em Portugal não é fonte de direito) faria.

        • É?
          E não queres seres mais explicito?
          Que lei impede que seja cobrado o valor que está no precário fixado no restaurante/menu (e que os clientes não consultaram)?
          Eu não tenho fé; a fé é para as religiões…
          .
          O objectivo do restaurante é, claramente, ENGANAR o cliente, mas os preços estão na carta, e, legalmente, o cliente é que deve consultar os preços antes de consumir!!

RESPONDER

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …