Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

Hugo Delgado / Lusa

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F.

A frágil Hungria acabou por tornar-se numa oponente difícil de ultrapassar para Portugal, na ronda inaugural, apesar da vitória por 3-0. Mas o próximo desafio é agora diante de uma seleção que tem três títulos europeus (1972, 1980 e 1996) e quatro cetros mundiais (1954, 1974, 1990 e 2014).

A Alemanha parte para o jogo “ferida” face à derrota perante a campeã mundial França por 1-0, e Portugal terá, certamente, de aplicar-se para vencer e não sair com um sabor amargo da Allianz Arena, em Munique.

Se, na terça-feira, os mais de 60.000 adeptos húngaros tentaram transformar a Puskás Arena, em Budapeste, num autêntico inferno para a equipa de Fernando Santos, a ‘casa’ do Bayern Munique apenas está autorizada a abrir as portas a 14.500 espetadores, correspondente a 22% da lotação.

O ZAP vai seguir o jogo em direto, faça-nos companhia no Liveblog Portugal vs Alemanha.

Portugal não vence a Alemanha há mais de 20 anos

A Alemanha ganhou os últimos cinco jogos contra Portugal, incluindo uma goleada por 4-0 em 2016. De resto, a Seleção Portuguesa não derrota o rival germânico há mais de 20 anos.

O último triunfo português foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição.

Onzes prováveis: 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais

Portugal inclui 11 campeões europeus nos convocados para este Euro 2020, designadamente Anthony Lopes, Rui Patrício, José Fonte, Pepe, Raphael Guerreiro, Danilo, João Moutinho, Renato Sanches, William, Ronaldo e Rafa.

Contudo, apenas sete devem integrar o onze que arrancará o jogo contra a Alemanha.

O provável onze de Portugal é o seguinte: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William e Danilo; Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Renato Sanches e Cristiano Ronaldo.

A Alemanha deve alinhar com o seguinte onze: Neuer; Ginter, Rudiger e Hummels; Kimmich, Kroos, Gundogan e Gosens; Havertz, Gnabry e Muller.

No onze germânico, destacam-se cinco campeões mundiais em 2014, no Brasil, com destaque para o avançado Thomas Muller (Bayern Munique) e para o defesa Mats Hummels (Borussia Dortmund) que foram os convocados surpresa de Joachim Low para o Europeu.

Além desses, também Manuel Neuer e Toni Kroos, do Bayern de Munique, e Ginter do Freiburgo ergueram o caneco no Brasil.

Neste lote fortíssimo de jogadores da Alemanha, é preciso destacar Thomas Müller, o melhor marcador da Seleção Alemã atual com 39 golos e o melhor marcador de Mundiais entre os jogadores ainda em ação, com 10 golos, ou seja, mais seis do que Ronaldo neste âmbito.

De resto, Ronaldo nunca conseguiu marcar a Neuer a nível internacional.

Mas o português é o melhor marcador de sempre dos Europeus de futebol, com 10 golos, e os adeptos portugueses torcem para que consiga quebrar o enguiço frente à Alemanha já neste sábado.

Análise ao alinhamento provável de Portugal

Para o primeiro grande teste, antes de enfrentar a campeã mundial França, Rui Patrício deve continuar entre os postes.

A defesa da seleção nacional deverá também continuar entregue a Nélson Semedo, Rúben Dias, Pepe e Raphaël Guerreiro, o autor do primeiro golo luso no torneio.

Danilo Pereira e William Carvalho voltarão, provavelmente, a ser os dois médios escolhidos, atrás de Bruno Fernandes.

É no ataque da seleção que surgem as dúvidas. Com Cristiano Ronaldo certo na frente, a exibição cinzenta de Diogo Jota frente à Hungria pode custar-lhe um lugar entre os titulares, por troca com Renato Sanches.  

Bernardo Silva deverá alinhar na frente ao lado de Ronaldo.

Rafa, que juntamente com o médio do Lille, saiu do banco para ser o catalisador do jogo inaugural, também espreita uma chamada ao ‘onze’, mas, nesse caso, sem alterar o sistema 4x3x3.

De fora das escolhas estão o defesa Nuno Mendes e o avançado João Félix devido a lesões musculares.

O Alemanha-Portugal está marcado para as 18 horas em Munique (17:00 em Lisboa), enquanto a Hungria recebe na Puskás Arena, em Budapeste, a França, a partir das 15 horas (14 horas em Portugal Continental).

Tal como Portugal, a França, campeã mundial, pode assegurar hoje um lugar nos ‘oitavos’ e fazer companhia às já apuradas Itália, Bélgica e Países Baixos. Para isso, basta vencer os húngaros perante os quase 70.000 espetadores.

Também hoje, a Polónia, treinada pelo português Paulo Sousa, entra em campo à procura dos primeiros pontos no torneio, mas pela frente terá umas das favoritas à conquista do cetro, a Espanha, em jogo do Grupo E.

ZAP // Lusa

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gabriel afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …