Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

Hugo Delgado / Lusa

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F.

A frágil Hungria acabou por tornar-se numa oponente difícil de ultrapassar para Portugal, na ronda inaugural, apesar da vitória por 3-0. Mas o próximo desafio é agora diante de uma seleção que tem três títulos europeus (1972, 1980 e 1996) e quatro cetros mundiais (1954, 1974, 1990 e 2014).

A Alemanha parte para o jogo “ferida” face à derrota perante a campeã mundial França por 1-0, e Portugal terá, certamente, de aplicar-se para vencer e não sair com um sabor amargo da Allianz Arena, em Munique.

Se, na terça-feira, os mais de 60.000 adeptos húngaros tentaram transformar a Puskás Arena, em Budapeste, num autêntico inferno para a equipa de Fernando Santos, a ‘casa’ do Bayern Munique apenas está autorizada a abrir as portas a 14.500 espetadores, correspondente a 22% da lotação.

O ZAP vai seguir o jogo em direto, faça-nos companhia no Liveblog Portugal vs Alemanha.

Portugal não vence a Alemanha há mais de 20 anos

A Alemanha ganhou os últimos cinco jogos contra Portugal, incluindo uma goleada por 4-0 em 2016. De resto, a Seleção Portuguesa não derrota o rival germânico há mais de 20 anos.

O último triunfo português foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição.

Onzes prováveis: 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais

Portugal inclui 11 campeões europeus nos convocados para este Euro 2020, designadamente Anthony Lopes, Rui Patrício, José Fonte, Pepe, Raphael Guerreiro, Danilo, João Moutinho, Renato Sanches, William, Ronaldo e Rafa.

Contudo, apenas sete devem integrar o onze que arrancará o jogo contra a Alemanha.

O provável onze de Portugal é o seguinte: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias e Raphael Guerreiro; William e Danilo; Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Renato Sanches e Cristiano Ronaldo.

A Alemanha deve alinhar com o seguinte onze: Neuer; Ginter, Rudiger e Hummels; Kimmich, Kroos, Gundogan e Gosens; Havertz, Gnabry e Muller.

No onze germânico, destacam-se cinco campeões mundiais em 2014, no Brasil, com destaque para o avançado Thomas Muller (Bayern Munique) e para o defesa Mats Hummels (Borussia Dortmund) que foram os convocados surpresa de Joachim Low para o Europeu.

Além desses, também Manuel Neuer e Toni Kroos, do Bayern de Munique, e Ginter do Freiburgo ergueram o caneco no Brasil.

Neste lote fortíssimo de jogadores da Alemanha, é preciso destacar Thomas Müller, o melhor marcador da Seleção Alemã atual com 39 golos e o melhor marcador de Mundiais entre os jogadores ainda em ação, com 10 golos, ou seja, mais seis do que Ronaldo neste âmbito.

De resto, Ronaldo nunca conseguiu marcar a Neuer a nível internacional.

Mas o português é o melhor marcador de sempre dos Europeus de futebol, com 10 golos, e os adeptos portugueses torcem para que consiga quebrar o enguiço frente à Alemanha já neste sábado.

Análise ao alinhamento provável de Portugal

Para o primeiro grande teste, antes de enfrentar a campeã mundial França, Rui Patrício deve continuar entre os postes.

A defesa da seleção nacional deverá também continuar entregue a Nélson Semedo, Rúben Dias, Pepe e Raphaël Guerreiro, o autor do primeiro golo luso no torneio.

Danilo Pereira e William Carvalho voltarão, provavelmente, a ser os dois médios escolhidos, atrás de Bruno Fernandes.

É no ataque da seleção que surgem as dúvidas. Com Cristiano Ronaldo certo na frente, a exibição cinzenta de Diogo Jota frente à Hungria pode custar-lhe um lugar entre os titulares, por troca com Renato Sanches.  

Bernardo Silva deverá alinhar na frente ao lado de Ronaldo.

Rafa, que juntamente com o médio do Lille, saiu do banco para ser o catalisador do jogo inaugural, também espreita uma chamada ao ‘onze’, mas, nesse caso, sem alterar o sistema 4x3x3.

De fora das escolhas estão o defesa Nuno Mendes e o avançado João Félix devido a lesões musculares.

O Alemanha-Portugal está marcado para as 18 horas em Munique (17:00 em Lisboa), enquanto a Hungria recebe na Puskás Arena, em Budapeste, a França, a partir das 15 horas (14 horas em Portugal Continental).

Tal como Portugal, a França, campeã mundial, pode assegurar hoje um lugar nos ‘oitavos’ e fazer companhia às já apuradas Itália, Bélgica e Países Baixos. Para isso, basta vencer os húngaros perante os quase 70.000 espetadores.

Também hoje, a Polónia, treinada pelo português Paulo Sousa, entra em campo à procura dos primeiros pontos no torneio, mas pela frente terá umas das favoritas à conquista do cetro, a Espanha, em jogo do Grupo E.

ZAP // Lusa

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …