“Rei do Euro”. Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar “mais uns 3 aninhos”)

Cristiano Ronaldo no Euro 2020Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos 36 anos, o craque continua a bater recordes.

Os dois golos que ajudaram a Selecção a bater a Hungria por 3-0, na estreia de Portugal no Euro 2020, colocam Ronaldo como o melhor marcador da história dos Europeus, com 10 golos.

O capitão da Selecção Portuguesa bateu, assim, Michel Platini, ex-internacional francês, que marcou 9 golos em apenas cinco jogos, durante o Europeu de 1984. Já Ronaldo conseguiu o seu 10.º tento ao 22.º encontro pela Selecção.

A conquista do craque português é assinalada em jornais por essa Europa fora, com a BBC britânica a realçar que “fez história” e o jornal espanhol Marca a falar do “Rei do Euro”.

Mas Ronaldo é também a grande figura da capa do AS de Espanha a par do título “O senhor do Europeu”, assinalando-se que “já é o único jogador que disputou cinco edições” de Europeus, bem como o “máximo goleador histórico do torneio”.



Aos 36 anos, Ronaldo continua a bater recordes e a mãe, Dolores Aveiro, assegura que o filho “está em forma” para este Europeu.

Além disso, Dolores Aveiro prevê que o avançado ainda vai durar “mais uns 3 aninhos”.

Primeiro jogador em cinco fases finais de Europeus

Ronaldo já tinha marcado dois golos no Europeu de 2004 (em 6 encontros), um em 2008 (3 jogos), três em 2012 (5 jogos) e outros três em 2016 (7 jogos), sendo que se torna, agora, no primeiro jogador a marcar presença em cinco fases finais.

O actual jogador da Juventus marcou o seu primeiro golo no primeiro jogo que fez em Europeus: no jogo de abertura do Euro 2004, no Dragão, onde facturou já nos descontos, não evitando, porém, o desaire luso face à Grécia, por 2-1.

Na competição que Portugal organizou, Cristiano Ronaldo marcou um segundo golo, o primeiro luso na meia-final com os Países Baixos (2-1), mais uma vez de cabeça, após um canto.

Quatro anos depois, na Áustria e Suíça, só marcou uma vez, no jogo com a República Checa (3-1), com um remate de pé direito já na área, em posição frontal, após passe de Deco. Sobre o final, surgiu isolado, mas ‘deu’ o golo a Ricardo Quaresma.

Em 2012, Ronaldo ficou em ‘branco’ nos primeiros dois jogos, mas ‘bisou’ ao terceiro, selando a reviravolta face aos Países Baixos (2-1), para, nos quartos de final, marcar de cabeça, em mergulho, à República Checa (1-0).

Na última presença, em 2016, também não marcou nos dois embates iniciais, falhando mesmo um penálti face à Áustria, mas ‘bisou’ frente à Hungria (3-3), no jogo decisivo da fase de grupos, antes do tento nas ‘meias’ face aos galeses.

Agora, cinco anos depois, Ronaldo voltou à ‘carga’, e passou a somar 10 tentos, registo que pode melhorar nos embates com Alemanha (sábado, em Munique) e França (23 de Junho, em Budapeste).

Ronaldo está a 4 golos do recorde mundial

Com o tento aos magiares, o ‘capitão’ da formação das ‘quinas’ aproximou-se também do recorde mundial de golos por selecções, ao somar o 105.º, em 176 encontros, colocando-se a apenas quatro dos 109 do iraniano Ali Daei.

Top 10 dos melhores marcadores em Europeus

1. Cristiano Ronaldo (Portugal) – 10 golos (2/2004, 1/2008, 3/2012, 3/2016, 1/2020)

2. Michel Platini (França) – 9 golos (9/1984)

3. Alan Shearer (Inglaterra) – 7 golos – (5/1996, 2/2000)

4. Patrick Kluivert (Holanda) – 6 golos (1/1996, 5/2000)

… Thierry Henry (França) – 6 golos (3/2000, 2/2004, 1/2008)

… Nuno Gomes (Portugal) – 6 golos (4/2000, 1/2004, 1/2008)

… Ruud van Nistelrooy (Holanda) – 6 golos (4/2004, 2/2008)

… Zlatan Ibrahimovic (Suécia) – 6 golos (2/2004, 2/2008, 2/2012)

… Wayne Rooney (Inglaterra) – 6 golos (4/2004, 1/2012, 1/2016)

… Antoine Griezmann (França) – 6 golos (6/2016)

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Teria sido bonito que o sr Diogo Jota tivesse tido um gesto de preocupação e cortesia perante o defensor Hungaro , quando o mesmo levou com uma bola em cheio no rosto, proveniente de um pontapé do sr Jota. Nem mesmo perante o desconforto do jogador Húngaro, o sr Jota se preocupou……Onde está o Fair Play , o Humanismo e bons exemplos para os milhares de espectadores que seguem o jogo?.????? Que ao menos o Sr. Fernando Santos possa ver as imagens e tenha uma atitude pedagógica que evite estas cenas de desprezo perante o infortúnio dos outros…….É que assim não há orgulho que resista……….

  2. Lembrar que a Selecção Portuguêsa é composta de 11 jogadores em campo e não um que é Cristiano Ronaldo, pois amigos falam só de Cristiano Ronaldo e os outros que marcam golos? São ignorados.
    Assim um dia os outros jogadores ficam desanimados porque parece que a Selecção é Cristiano Ronaldo.
    Devem respeitar todos jogadores por igual.
    Assim duvido que sejamos Campeões da Europa.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …