Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição “pode estar muito perto de ganhar” à Alemanha

(cv)

A última vitória de Portugal frente à Alemanha foi no Euro 2000, na Holanda, com uma goleada de 3-0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição. Na antecipação do novo embate entre as duas equipas para o Euro 2020, neste sábado, pede-se a mesma “bravura” e “paixão”.

“Se Portugal tiver 11 Sérgios Conceição frente à Alemanha poderá estar muito perto de ganhar”. Quem o diz é o técnico Vítor Bruno, adjunto do ex-internacional português no FC Porto.

Vítor Bruno destaca, em declarações ao Jornal de Notícias (JN), que não está em causa apenas a “qualidade” que Sérgio Conceição tinha como jogador, mas também a sua “paixão pelo jogo”.



“A bravura, o estoicismo, penso que isso faz a diferença no futebol“, salienta Vítor Bruno. “Não é só a qualidade, são necessários outros pressupostos e se calhar outro tipo de requisitos que, na altura, o Sérgio tinha e que hoje também transporta para a posição de treinador”, aponta ainda o técnico adjunto do FC Porto.

Na partida de 2000 frente à Alemanha, Portugal alinhou com o seguinte onze: Pedro Espinha, Jorge Costa, Fernando Couto, Beto, Rui Jorge, Paulo Sousa, Costinha, Capucho, Sá Pinto, Sérgio Conceição e Pauleta.

Nuno Gomes rendeu Pauleta na segunda parte e Luís Vidigal substituiu Paulo Sousa. Em cima do minuto 90, o então seleccionador Humberto Coelho ainda trocou o guarda-redes Pedro Espinha por Quim.

Sérgio Conceição marcou os três golos do jogo aos 31 minutos, aos 54 e aos 71.

A Selecção portuguesa acabaria a sua caminhada no Euro 2000 nas meias-finais, após derrota com a França por 2-1 devido a um “golo de ouro” de penálti, marcado por Zidane, no seguimento de uma mão na bola de Abel Xavier.

Selecção faz hoje o último treino antes da Alemanha

A Selecção portuguesa realiza, esta sexta-feira, o último treino antes do jogo com a Alemanha, da segunda jornada do Grupo F do Euro 2020.

Nuno Mendes é a principal incógnita devido a problemas físicos. O jovem lateral falhou a sessão da véspera por causa de dores musculares na perna esquerda, pelo que permanece a dúvida para o desafio no estádio Allianz Arena, em Munique.

O treino está marcado para as 15:30 horas (em Lisboa), com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas.

Portugal e Alemanha jogam no sábado, a partir das 17 horas (de Lisboa).

O árbitro será o inglês Anthony Taylor.

Na primeira jornada do Grupo, Portugal venceu a Hungria (3-0) e a Alemanha perdeu com a França por 1-0.

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se pensarem que a Selecção é Cristiano Ronaldo e ignorarem os outros 10, pois o mais certo é ele jogar sozinho, porque os outros marcam golos e são ignorados.
    Toda a semana e em diversos canais da TV só falam de Cristiano Ronaldo!!!!
    E os outros? São ignorados!!!!!
    Antes que seja tarde, falem de todos jogadores e não de só um!
    Quem lhe passa a bola é que tem o seu mérito e não o Cristiano que está no meio é só pontapear a bola e por vezes mesmo á boca da baliza passa por cima!!!!!!

  2. Vítor Bruno: Não sabes mesmo o que dizes. O Sérgio só fez o que fez, porque Portugal já tinha o apuramento garantido e o selecionador deciduiu colocar o Sérgio numa posição que nunca jogou, como ponta de lança. Este Vitor Bruno fala em qualidade… A única coisa que “safava” o Sérgio era que o Jardel sabia sempre onde a bola caía, independentemente de quem fizesse os cruzamentos e o Sérgio… era uma nódoa nesse departamento. Criava o espaço (e muito bem!) para fazê-lo mas depois atirava ao calhas. De qualquer forma, se Portugal tivesse 11 Sérgios Conceições, Portugal teria eventualmente perdido todos os jogos… Porquê? Porque as expulsões seriam tantas que acabaria sem jogadores suficientes.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …