Ministro do Ambiente diz que informações de Espanha são “arrancadas a ferro”

Manuel Araújo / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente admitiu, esta quarta-feira, que “o protocolo sobre projetos com impactos transfronteiriços tem sido cumprido de forma deficiente, e não tem sido da nossa parte”.

“Tudo está a ser arrancado a ferros” aos espanhóis, disse João Matos Fernandes, esta quarta-feira, um dia depois de ter afirmado “não ter dúvidas de que Espanha honrará os seus compromissos”.

Em resposta aos deputados da comissão parlamentar, que se mostraram preocupados com o avanço de uma mina de urânio a céu aberto, em Retortillo, com potenciais impactos ambientais e na saúde pública em Portugal, o ministro do Ambiente adiantou que já pediu uma reunião com a sua homóloga espanhola.

De acordo com o Expresso, a reunião tem em vista a obtenção de mais informações sobre o projeto mineiro, localizado a 50 quilómetros da nossa fronteira. “Portugal vai fazer tudo para obter mais informação e assegurar a segurança e inexistência de impactos do lado de cá”, afirmou o governante perante os deputados.

No entanto, Matos Fernandes frisou que “o papel de Portugal não é proibir minas noutros países”, palavras que foram criticadas pelo deputado do BE, Pedro Soares. Segundo o deputado bloquista, não basta “troca de cartas afetuosas entre os Governos sem que daí venha qualquer informação relevante”.

O bloquista admite que a “única forma de evitar o risco é evitar que a mina avance”. As autoridades espanholas aprovaram a Declaração de Impacte Ambiental do projeto mineiro em 2013 e a Junta de Castella Y Leon licenciou-o em 2014, contudo, a documentação só chegou à Agência Portuguesa do Ambiente em abril de 2016.

Por sua vez, o Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha argumenta que a mina só irá avançar quando uma série de outros procedimentos estiverem salvaguardados, como a aprovação de uma unidade de processamento de urânio, que depende da luz verde do Conselho de Segurança Nuclear espanhol.

Ainda segundo o ministro Matos Fernandes, vão também avançar com a instalação de uma estação de monitorização radiológica no Douro, como a que existe no Tejo devido à central nuclear de Almaraz.

A empresa australiana Berkeley, dona da mina, já anunciou que pretende começar a extrair urânio de Retortillo em 2019.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …