Ministro do Ambiente diz que informações de Espanha são “arrancadas a ferro”

Manuel Araújo / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente admitiu, esta quarta-feira, que “o protocolo sobre projetos com impactos transfronteiriços tem sido cumprido de forma deficiente, e não tem sido da nossa parte”.

“Tudo está a ser arrancado a ferros” aos espanhóis, disse João Matos Fernandes, esta quarta-feira, um dia depois de ter afirmado “não ter dúvidas de que Espanha honrará os seus compromissos”.

Em resposta aos deputados da comissão parlamentar, que se mostraram preocupados com o avanço de uma mina de urânio a céu aberto, em Retortillo, com potenciais impactos ambientais e na saúde pública em Portugal, o ministro do Ambiente adiantou que já pediu uma reunião com a sua homóloga espanhola.

De acordo com o Expresso, a reunião tem em vista a obtenção de mais informações sobre o projeto mineiro, localizado a 50 quilómetros da nossa fronteira. “Portugal vai fazer tudo para obter mais informação e assegurar a segurança e inexistência de impactos do lado de cá”, afirmou o governante perante os deputados.

No entanto, Matos Fernandes frisou que “o papel de Portugal não é proibir minas noutros países”, palavras que foram criticadas pelo deputado do BE, Pedro Soares. Segundo o deputado bloquista, não basta “troca de cartas afetuosas entre os Governos sem que daí venha qualquer informação relevante”.

O bloquista admite que a “única forma de evitar o risco é evitar que a mina avance”. As autoridades espanholas aprovaram a Declaração de Impacte Ambiental do projeto mineiro em 2013 e a Junta de Castella Y Leon licenciou-o em 2014, contudo, a documentação só chegou à Agência Portuguesa do Ambiente em abril de 2016.

Por sua vez, o Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha argumenta que a mina só irá avançar quando uma série de outros procedimentos estiverem salvaguardados, como a aprovação de uma unidade de processamento de urânio, que depende da luz verde do Conselho de Segurança Nuclear espanhol.

Ainda segundo o ministro Matos Fernandes, vão também avançar com a instalação de uma estação de monitorização radiológica no Douro, como a que existe no Tejo devido à central nuclear de Almaraz.

A empresa australiana Berkeley, dona da mina, já anunciou que pretende começar a extrair urânio de Retortillo em 2019.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …