Ministro da Defesa da Colômbia morre infetado com covid-19

OEA - OAS / Flickr

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo, morreu esta terça-feira, aos 69 anos, de complicações causadas pela Covid-19, anunciou o Presidente colombiano, Ivan Duque.

Trujillo estava hospitalizado desde o dia 11 de janeiro e tinha sido transferido com urgência para uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Militar Central de Bogotá devido à deterioração do seu estado de saúde, noticiou a agência Lusa.

“Colombianos, recebi, com profunda dor e tristeza, a notícia da morte de nosso ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo”, disse o Presidente, em comunicado ao país, referindo que o ministro morreu na manhã desta terça-feira “após complicações de saúde causadas pela luta contra a covid-19”.

O ministro, que também assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros nos primeiros 15 meses do Governo, recebeu um teste positivo para covid-19 a 12 de janeiro, dois dias depois de chefiar um conselho de segurança na cidade de Santa Marta.

Nesse mesmo dia foi colocado em quarentena e, embora continuasse a exercer funções, foi internado na clínica ibero-americana de Barranquilla, de onde, a 14 de janeiro, foi transferido para o Hospital Militar Central de Bogotá, tendo morrido esta terça-feira.

“Carlos Holmes era meu amigo, meu parceiro de luta, meu companheiro de equipa e meu ministro em duas pastas”, recordou Duque na declaração que proferiu na manhã desta terça-feira na Casa de Nariño, a sede presidencial, acompanhado pelas chefias militares.

“Tive a honra de partilhar com ele princípios e ideais e de lutarmos juntos pelo bem-estar dos cidadãos”, acrescentou ainda o Presidente, que destacou a “vocação para o serviço público” do ministro.

Trujillo nasceu em 1951 em Cartago, município do departamento de Valle del Cauca, e licencicou-se em Direito na era Universidade de Cauca. Teve uma longa carreira política, que o levou a ser Ministro da Educação, do Interior, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de vários governos.

Também foi presidente da câmara de Cali, membro da Assembleia Nacional Constituinte que criou a Constituição da Colômbia, em 1991, embaixador na Áustria, na Rússia, na Organização dos Estados Americanos e na União Europeia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes do G7 apresentam alternativa à Nova Rota da Seda. China já respondeu

Os líderes do G7 acordaram, este sábado, lançar a iniciativa "reconstruir melhor para o mundo" para "responder às tremendas necessidades nos países de renda média e alta", anunciou a Casa Branca, em comunicado. O plano, dirigido …

Eriksen continua hospitalizado, mas já enviou cumprimentos aos colegas

O jogador dinamarquês, vítima de um súbito problema cardíaco este sábado, durante o jogo com a Finlândia, mantém-se hospitalizado num estado estável, revelou a Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU). "Esta manhã, falámos com Christian Eriksen, que …

Marcelo afasta retrocesso no desconfinamento. SNS "sem pressão grave"

O Presidente da República afastou, este sábado, um retrocesso no desconfinamento a nível nacional, alegando que os serviços de saúde estão longe de uma pressão grave. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu esta posição no final de …

Venezuela com 11 casos de covid-19 na véspera do jogo com o Brasil

A seleção venezuelana de futebol chamou 15 novos jogadores para a Copa América, depois de vários elementos da comitiva, entre os quais jogadores, estarem infetados com o coronavírus. Depois de a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) …

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …