Ministro da Defesa da Colômbia morre infetado com covid-19

OEA - OAS / Flickr

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo

O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo, morreu esta terça-feira, aos 69 anos, de complicações causadas pela Covid-19, anunciou o Presidente colombiano, Ivan Duque.

Trujillo estava hospitalizado desde o dia 11 de janeiro e tinha sido transferido com urgência para uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Militar Central de Bogotá devido à deterioração do seu estado de saúde, noticiou a agência Lusa.

“Colombianos, recebi, com profunda dor e tristeza, a notícia da morte de nosso ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo”, disse o Presidente, em comunicado ao país, referindo que o ministro morreu na manhã desta terça-feira “após complicações de saúde causadas pela luta contra a covid-19”.

O ministro, que também assumiu a pasta dos Negócios Estrangeiros nos primeiros 15 meses do Governo, recebeu um teste positivo para covid-19 a 12 de janeiro, dois dias depois de chefiar um conselho de segurança na cidade de Santa Marta.

Nesse mesmo dia foi colocado em quarentena e, embora continuasse a exercer funções, foi internado na clínica ibero-americana de Barranquilla, de onde, a 14 de janeiro, foi transferido para o Hospital Militar Central de Bogotá, tendo morrido esta terça-feira.

“Carlos Holmes era meu amigo, meu parceiro de luta, meu companheiro de equipa e meu ministro em duas pastas”, recordou Duque na declaração que proferiu na manhã desta terça-feira na Casa de Nariño, a sede presidencial, acompanhado pelas chefias militares.

“Tive a honra de partilhar com ele princípios e ideais e de lutarmos juntos pelo bem-estar dos cidadãos”, acrescentou ainda o Presidente, que destacou a “vocação para o serviço público” do ministro.

Trujillo nasceu em 1951 em Cartago, município do departamento de Valle del Cauca, e licencicou-se em Direito na era Universidade de Cauca. Teve uma longa carreira política, que o levou a ser Ministro da Educação, do Interior, dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de vários governos.

Também foi presidente da câmara de Cali, membro da Assembleia Nacional Constituinte que criou a Constituição da Colômbia, em 1991, embaixador na Áustria, na Rússia, na Organização dos Estados Americanos e na União Europeia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …

Corrida aos combustíveis. A antecipar um "inverno difícil", Reino Unido vai dar vistos temporários a camionistas

A falta de camionistas tem levado a filas nas bombas de combustíveis e entre 50% e 90% já estão vazias em algumas zonas do país. O governo vai dar vistos temporários a camionistas e está …

Vencedores e vencidos, numa noite eleitoral de perder o fôlego

A noite eleitoral foi longa e de perder o fôlego até ao último minuto. Entre alguns imprevistos, surpresas e validações, Lisboa foi o palco dos maiores holofotes: Carlos Moedas foi o grande e surpreendente vencedor …