Ministro do Ambiente promete dedução do IVA na gasolina se o PS vencer as legislativas

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O ministro do Ambiente assegurou esta quarta-feira que o Governo vai propor a dedução do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) no preço final da gasolina caso o Partido Socialista (PS) vença as eleições legislativas de outubro.

Em entrevista à TSF, João Pedro Matos Fernandes admite que a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) “tem toda a razão” em reclamar a medida, que já existe para o gasóleo. O ministro reforçou que a dedução faz sentido “pelo menos e até pelo mais nos veículos híbridos plug-in”.

Matos Fernandes retoma uma batalha pelo decréscimo das vendas de viaturas a diesel. Em janeiro, o ministro do Ambiente tinha afirmando que “na próxima década, não vai fazer sentido comprar um carro a gasóleo”.​

Nos últimos anos, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, tem defendido a implementação desta medida em sede de Orçamento do Estado. Em 2017, referiu a medida poderia “animar o sector automóvel”, que em Portugal ainda é dominado pelos automóveis a gasóleo – apesar de estarem em queda – e onde a importação de carros usados, em vez de viaturas novas menos poluentes, é muito significativa. Em 2016, os danos de saúde causado pelo diesel causaram 80 mil milhões de euros à União Europeia.

Em entrevista à TSF, Matos Fernandes avançou ainda que o próximo Orçamento de Estado poderá conferir mais poder às autarquias para gerir a circulação automóvel nas cidades. O ministro colocou-se no papel de presidente da câmara e defendeu que “as autarquias têm de poder definir um contingente de automóveis que querem ter na sua cidade, ou em algumas zonas da cidade”.

Já em 2017, Matos tinha incentivado os municípios a promover “todos os projetos que tornem mais amena a presença na rua, que tornem possível andar a pé e garantam outros modos de transporte como a bicicleta”.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Proooonto… Não se enerve. Os senhores de bata branca estão quase aí a chegar. Depois pode ir com eles, que eles são seus amigos.

      • Estou a usar dados cientificos não “afinados”. Mas se discorda de mim e acredita no degelo e subida das aguas, mostre-me aí uma foto da praça do comercio debaixo de água pelo Tejo transbordar. Aguardarei sentado

  1. Isto em véspera de eleições são todos uma cambada de lobos em pele de cordeiro. Então porque é que não baixas o IVA da gasolina ANTES das eleições?.. Sempre era mais elegante dar o primeiro passo e inspirava mais confiança. Agora, usar isso pra negociar votos?!.. Opá, essa já é velha, conta outra. E já agora rapa-me essa barba à irmão metralha senão topa-se logo que vem aí bandido.

    • Quem é que falou em baixar o IVA?!
      Deduzir e reduzir são coisas bem diferentes!…
      Muitos nem sabem ler, mas vem a correr comentar e depois é o que se vê…

  2. Ate podem baixar… (esses escrotes) 1% ou 2%,para ficarem bem na foto, e carregarem no IUC ou ISV. Ficamos sempre a perder. Essa gentalha só se governa a eles e amigos. Tiveram 45 anos pra colocarem os tentáculos em tudo que gera riqueza.. Nojo aos políticos.

  3. Simplesmente pura chantagem! Porque razão então o senhor ministro não baixa de imediato o valor actual e sem truques, ou seja, baixar num lado para subir noutro como habitualmente. E já agora aproveito para perguntar quando será que os políticos passarão a considerar as pessoas como tal deixando-se de diversões desta natureza?

  4. em que altura é que le disse isto? antes ou depois do almoço?
    será que ele nao medita nas palavras estudidas que diz?
    primeiro foi que ia acabar com os carros a gasoleo, agora isto
    será que ele mora em portugal?
    se em 4 anos nunca fizeram nada mesmo com o preço do barril mais baixo quando mais para depois das eleiçoes.
    Ó POVO ACORDAI E TENDE CUIDADO COM ESTAS PROMESSAS. SAO PROMESSAS PARA ANGARIAREM VOTOS

  5. E o que é que ELES não prometem para irem para o poleiro?
    – Prometerem, prometem; cumprir é que… (ao Pinóquio ainda crescia o nariz, a ELES nem a vergonha)

  6. É preciso descer muito baixo para enganar assim o povo para angariar mais uns votos dos “crentes”.
    Se as empresas só podem deduzir 50% do IVA nos combustíveis (gasóleo) consumidos pelas suas viaturas é mesmo querer ludibriar o povo a oferecer o IVA da gasolina.
    Desculpem mas é muito porco querer enganar assim o povo.

  7. E o que é que ELES não prometem para irem para o poleiro?
    – Prometerem, prometem; cumprir é que… (ao Pinóquio crescia o nariz, a ELES o despudor))

  8. Promete hoje… mais uma promessa, acredita quem quer. Depois aparecem os números, as prioridades, etc…
    Fia-te na Viírgem e não corras.

RESPONDER

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …