Ministro do Ambiente promete dedução do IVA na gasolina se o PS vencer as legislativas

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

O ministro do Ambiente assegurou esta quarta-feira que o Governo vai propor a dedução do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) no preço final da gasolina caso o Partido Socialista (PS) vença as eleições legislativas de outubro.

Em entrevista à TSF, João Pedro Matos Fernandes admite que a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) “tem toda a razão” em reclamar a medida, que já existe para o gasóleo. O ministro reforçou que a dedução faz sentido “pelo menos e até pelo mais nos veículos híbridos plug-in”.

Matos Fernandes retoma uma batalha pelo decréscimo das vendas de viaturas a diesel. Em janeiro, o ministro do Ambiente tinha afirmando que “na próxima década, não vai fazer sentido comprar um carro a gasóleo”.​

Nos últimos anos, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, tem defendido a implementação desta medida em sede de Orçamento do Estado. Em 2017, referiu a medida poderia “animar o sector automóvel”, que em Portugal ainda é dominado pelos automóveis a gasóleo – apesar de estarem em queda – e onde a importação de carros usados, em vez de viaturas novas menos poluentes, é muito significativa. Em 2016, os danos de saúde causado pelo diesel causaram 80 mil milhões de euros à União Europeia.

Em entrevista à TSF, Matos Fernandes avançou ainda que o próximo Orçamento de Estado poderá conferir mais poder às autarquias para gerir a circulação automóvel nas cidades. O ministro colocou-se no papel de presidente da câmara e defendeu que “as autarquias têm de poder definir um contingente de automóveis que querem ter na sua cidade, ou em algumas zonas da cidade”.

Já em 2017, Matos tinha incentivado os municípios a promover “todos os projetos que tornem mais amena a presença na rua, que tornem possível andar a pé e garantam outros modos de transporte como a bicicleta”.

  ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Proooonto… Não se enerve. Os senhores de bata branca estão quase aí a chegar. Depois pode ir com eles, que eles são seus amigos.

      • Estou a usar dados cientificos não “afinados”. Mas se discorda de mim e acredita no degelo e subida das aguas, mostre-me aí uma foto da praça do comercio debaixo de água pelo Tejo transbordar. Aguardarei sentado

  1. Isto em véspera de eleições são todos uma cambada de lobos em pele de cordeiro. Então porque é que não baixas o IVA da gasolina ANTES das eleições?.. Sempre era mais elegante dar o primeiro passo e inspirava mais confiança. Agora, usar isso pra negociar votos?!.. Opá, essa já é velha, conta outra. E já agora rapa-me essa barba à irmão metralha senão topa-se logo que vem aí bandido.

    • Quem é que falou em baixar o IVA?!
      Deduzir e reduzir são coisas bem diferentes!…
      Muitos nem sabem ler, mas vem a correr comentar e depois é o que se vê…

  2. Ate podem baixar… (esses escrotes) 1% ou 2%,para ficarem bem na foto, e carregarem no IUC ou ISV. Ficamos sempre a perder. Essa gentalha só se governa a eles e amigos. Tiveram 45 anos pra colocarem os tentáculos em tudo que gera riqueza.. Nojo aos políticos.

  3. Simplesmente pura chantagem! Porque razão então o senhor ministro não baixa de imediato o valor actual e sem truques, ou seja, baixar num lado para subir noutro como habitualmente. E já agora aproveito para perguntar quando será que os políticos passarão a considerar as pessoas como tal deixando-se de diversões desta natureza?

  4. em que altura é que le disse isto? antes ou depois do almoço?
    será que ele nao medita nas palavras estudidas que diz?
    primeiro foi que ia acabar com os carros a gasoleo, agora isto
    será que ele mora em portugal?
    se em 4 anos nunca fizeram nada mesmo com o preço do barril mais baixo quando mais para depois das eleiçoes.
    Ó POVO ACORDAI E TENDE CUIDADO COM ESTAS PROMESSAS. SAO PROMESSAS PARA ANGARIAREM VOTOS

  5. E o que é que ELES não prometem para irem para o poleiro?
    – Prometerem, prometem; cumprir é que… (ao Pinóquio ainda crescia o nariz, a ELES nem a vergonha)

  6. É preciso descer muito baixo para enganar assim o povo para angariar mais uns votos dos “crentes”.
    Se as empresas só podem deduzir 50% do IVA nos combustíveis (gasóleo) consumidos pelas suas viaturas é mesmo querer ludibriar o povo a oferecer o IVA da gasolina.
    Desculpem mas é muito porco querer enganar assim o povo.

  7. E o que é que ELES não prometem para irem para o poleiro?
    – Prometerem, prometem; cumprir é que… (ao Pinóquio crescia o nariz, a ELES o despudor))

  8. Promete hoje… mais uma promessa, acredita quem quer. Depois aparecem os números, as prioridades, etc…
    Fia-te na Viírgem e não corras.

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …