“Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a quatro anos”

Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

“Hoje é muito evidente que quem comprar um carro a diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, afirmou o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente defendeu que, na próxima década, “não vai fazer sentido comprar um carro a gasóleo”. “Já serão muito próximos os valores de aquisição de um carro elétrico”, afirmou Matos Fernandes, adiantando que neste, “se for carregado em casa, o preço do quilómetro fica a 15%”.

Matos Fernandes vai ainda mais longe e afirma que “hoje é muito evidente que quem comprar um carro de motor diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”.

O ministro não abriu a possibilidade de aumento dos apoios públicos à aquisição de veículos elétricos, defendendo que os 2250 euros de subsídio por cada veículo novo, são, em comparação com o que acontece nos outros países, uma ajuda substancial.

“Não conheço nenhum país em que os subsídios sejam muito maiores: Portugal dá 2.250 euros por cada veículo elétrico novo. E está a desenvolver uma rede de carregamentos em todo o país, que ainda é gratuito”, afirmou o ministro, reconhecendo que essa rede de carregamentos deixará de ser gratuita em breve.

No entanto, o fim da gratuitidade faz todo o sentido para o governante, já que “há muitos problemas com a manutenção desses postos precisamente por serem gratuitos”.

Segundo o Público, atualmente, 4% dos veículos que entram no mercado de ligeiros são elétricos ou híbridos, um aumento face aos 0,7% de há quatro anos.

ZAP //

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Senhor ministro por mais que andes abaixo de Évora só encontrarás …. chaparros e Matos Fernandes.
    Claro, claro o aquecimento global antropogénico e o neo-colonialismo do tratado de Roma
    Como não acredito que Vossa incandescência seja ignorante (algumas das mulheres mais inteligentes da nossa adolescência eram suas parentes), resta-me depreender que padece de um servilismo intelectual sem escrúpulos. Se não me derem nada pela troca do meu carro diesel passarei a andar de cadeira de rodas solar para o visitar na empresa onde lhe pagarem o frete.
    Não me resta pachorra para lhe mandar cumprimentos
    João Silveira de Mendonça

  2. Este título é mais ou menos com este desgoverno. Quem votou nestes aldrabões nas últimas eleições viu as suas expetativas goradas nos 4 anos seguintes.

  3. o sr ministro e os ‘génios’ com as mesmas ideias já descobriram como se vão livrar das baterias e sua enormissima poluição ambiental?

    já agora e a corrente electrica para isto tudo?
    sim pq a teoria completamente idiota que as renováveis dão é apenas isso uma teoria idiota.
    ou estarão a pensar seguir os passos do camarada bill gates e construir centrais nucleares?

  4. Ao ZAP: 15% será 15 centimos ou seja 0,15€?
    À questão de fundo:
    * Se só 40% do nosso parque de viaturas passar, em 2 anos, para electricidade, a rede eléctrica BT não consegue responder;
    * Carregar um veículo em casa deve significar um aumento de potencia contratada para 10,35 kVA, no mínimo…numa casa muito equilibrada em termos de gastos. Belo negócio para instaladores e fornecedores!
    * No momento actual a oferta de alternativa de propulsão ainda é incipiente faltando desenvolver outras abordagens, como seja, o H, o híbrido diesel/eléctrico, o híbrido gerador/propulsor,…..
    Bem que o sr. ministro apenas se refere à próxima década.
    E que tal preocupar-se também com a obsolescência programada, a falta de qualidade das máquinas (“dão” os carros e vendem as peças…)

  5. Atenção!!!!!!!
    Hoje em dia a receita de impostos sobre os produtos petrolíferos e mais o IVA sobre os combustíveis dão milhares de milhões de receita anual.
    Ora, se num futuro próximo vamos deixar, segundo o ministro, de ter carros de combustão interna, então quer dizer que o estado vai deixar de ter essa receita gigante.
    Parece-me a mim que dentro de 5 anos vamos ter um novo imposto sobre a electricidade para carregamento de veículos!

    • A alguém restará dúvidas de que os impostos sobre os combustíveis fósseis passarão para a electricidade? Reparem que começaram por oferecer a electricidade a quem comprasse veículo eléctrico, agora que já alguns poucos compraram já falam em pagar e daqui por uns tempos quando já não houver volta a dar é só aplicar o imposto ao gosto dos governantes e será sempre a aumentar, para eliminar os diesel basta apenas continuarem a subir o preço do gasóleo e proibir estes de circularem onde bem entenderem.

  6. Os inteligentes do Governo logo encontrarão maneira de colocar o preço da electricidade para os carros com impostos da ordem dos 60 ou 70 % como têm agora. Obviamente que não irão largar a galinha dos ovos de ouro.

  7. acabar com a rede gratuita,mas dar um subsidio na compra dos carros,tipico na politica a portuguesa tira de um lado para poder dar no outro ou seja a palhaçada do costume ! e essa preocupaçao da poluiçao ? e depois vao comprar electricidade produzida a partir de combustiveis fosseis e nucleares ! temos muitos reformados sem dinheiro para tratamentos medicos , para comer e viver dignamente ,esses e outros deviam ter subsidios !

    • Só disparates!…
      A rede de carregamento ainda é gratuita.
      Os reformados não precisam de subsídios para tratamentos médicos, porque os tratamentos são grátis, e os medicamentos também são grátis ou subsidiados!

  8. Este ministro desconhece que para só haver carros eléctricos é necessário produção de milhões de baterias de litium. A PRODUçÃO destas baterias é mais poluente que carros a diesel. Se ele não sabe, que se informe devidamente antes de lançar bocas sem verdade.

  9. Boca assassina a deste ministro, nem sequer baseada em dados científicos.
    O lobbie dos carros eléctricos devem ter-lhe dado uma prenda.
    Com esta “boca” lixa os concessionários que (nunca mais) vendem carros a Diesel, e lixa os proprietários destes carros que vêm o valor deles em futura troca, a valer lixo.
    Pior só a “boca” de Cavaco quando deitou abaixo a Bolsa com o célebre “gato por lebre”.

  10. As marcas de carros e os países líderes do Ocidente estão a projectar o fim dos carros a combustível para os próximos 15 anos (e até mesmo do carro como um veículo privado). Isto não acontece do dia para a noite. Pode ser desconfortável em muitas situações mas há razões para dizer o que disse..

  11. A estupidez das pessoas não tem limites! Amarrados a tecnologias do passado e não conseguem ver ou aceitar que o diesel esta morto! Combustão é tecnologia do passado! E ouvir argumentos tao estúpidos como “…como se vão livrar das baterias e sua enormíssima poluição ambiental?”. A ver se esta gente entende…Existe uma ENORME DIFERENÇA entre poluição que podemos controlar como Reciclagem e reutilização de baterias, e poluição que não podemos controlar como as dezenas de gazes tóxicos e poluentes que os motores diesel enviam para atmosfera TODOS os dias! Basta andar nas estradas portuguesas 5 minutos par ver vários desses dinossauros a fazer fumo preto e denso que todos nós respiramos depois! Essa poluição depois de sair do cano de escape acabou! Nunca mais podemos fazer nada. E vê se metem uma coisa nas vossas cabeças, o que interessa é a poluição ao longo de toda a vida do carro, e essa, o carro elétrico é CIENTIFICAMENTE PROVADO ser muito inferior aos de combustão. E ja gora para a inteligente frase e argumento usado pelos amantes dos dinossauros a diesel quanto a “como se vão livrar das baterias e sua enormíssima poluição ambiental?” eu pergunto, e todo o óleo, correias, filtros, panelas de escape, radiadores, peças e peçinhas, resumindo centenas de peças poluentes que todos os veículos a combustão (alem do fumo) produzem que um carro elétrico não produz. O que se faz hoje a tudo isso? desaparece?! Abram os OLHOS! Elétrico é o futuro! alguém sabe a quantidade de energia elétrica que se gasta a produzir 1 litro de gasóleo??? E ainda chamam lobby aos carros elétricos?! mas quem ganha triliões todos os dias? O lítio ou os senhores do petróleo?! Enfim…o ser humano e a mudança sempre foram coisas muito difíceis. Quando começamos a passar de cavalos para carros a combustão sabem o que diziam os vossos primos?? isso não vai dar nada! não tem autonomia, não há bombas de gasolina, não come erva, nao estamos preparados. e agora estamos outra vez com os mesmos argumentos de todas as pessoas com medo da mudança ou simplesmente não inteligentes o suficiente para perceber…NÓS TEMOS DE ABANDONAR O DIESEL E A GASOLINA e o elétrico é actualmente a nossa melhor opção!

      • Discordo! Quase tudo o que o Filipe disse está errado.
        No entanto, venham os eléctricos, em certas situações são muito vantajosos, e pode ser que ajudem a melhorar as coisas…

          • Nada esta errado. Custa aceitar mas nada esta errado. Errada esta a humanidade. Quando tivermos que usar todos mascaras para respirar, talvez assim, e nem assim sei, os amantes do diesel e etc percebem que deviríamos ter feito alguma coisa enquanto podíamos. E poder vir com normas, leis, lobbys, economia, preço etc etc etc, a realidade é esta, temos de poluir MUITO MENOS, temos de olhar para a reciclagem MUITO seriamente, temos de por o maior interesse de todos neste planeta, que é manter o planeta habitável acima de TUDO. Principalmente acima da economia. A humanidade sobrevive muito melhor a uma crise económica do que a uma crise ambiental. TUDO e TODOS assentam e dependem de num equilibro com o ambiente…com a natureza. Isso é que nao esta errado!

  12. O meu velho carro a gasóleo de 98 daqui a cinco anos poderá ser trocado por outro a gasóleo por um baixo preço. Ok. Que se cumpram as palavras do ministro.

    • É pena não podermos trocar pessoas como você também. Com o mesmo pensamento retrograda e ultrapassado. Poluente e estúpido. Transporta-vamos-vos para outro planeta qualquer onde se respirasse mais dióxido e monóxido do que oxigénio como vocês tanto gostam. Enfim…

      • Sr. Jose, deve desconhecer que as normas euro de emissões se aplicam na Europa. Quando na Europa tiver todos os carros elétricos, na África, Ásia e Américas terá o planeta todo f… na mesma. Dou-lhe o exemplo da Toyota que para África não limita emissões. Só haverá esperança quando o petróleo acabar e consequentemente motores de combustão e plástico. Até lá boa sorte para os ecologistas e a sua causa perdida.

        • Calma que na América, Ásia, Oceania e até em África, também há normas!!
          Em alguns países até são mais restritivas do que as EURO!…

        • É precisamente com frases como esta “Até lá boa sorte para os ecologistas e a sua causa perdida.” que eu perco toda a esperança com a humanidade. Então tratar e cuidar do ar que respiramos, do rios e oceanos, da fauna, do nosso planeta que é a única casa que temos, é uma causa perdida?!?!?!? Como é que a estupidez humana consegue ir tão longe?! E acha-mo-nos nós seres racionais?! Enfim…não tenho mesmo mais argumentos para tamanha estupidez.

          • Sr José, estamos a falar de petróleo e emissões poluentes e não da restante poluição. E neste caso não é estupidez minha mas sim a realidade. Enquanto houver petróleo é uma causa perdida para os ecologistas, como referi.

  13. Este é o resultado de em Portugal qualquer idiota poder ser ministro.
    Aqui fica um recado para este idiota. Vou comprar um carro novo e VOU COMPRAR A GASÓLEO. e DIGO MAIS AINDA, À SEMELHANÇA DO QUE FAÇO HÁ ANOS, VOU COMPRAR À ALEMANHA, porque os impostos que este e outro idiotas iguais me cobram, fazem com que seja compensador. VIVA O PAÍS DESTE E OUTROS IDIOTAS.
    O tempo dirá quem tem razão, mas este idiota já não terá voz, mas estará algures a disfrutar o dinheiro que os contribuintes lhe pagaram e continuarão a pagar por ter sido membro do governo por meia duzia de anos enquanto o comum dos cidadão se esfalfa até quase aos 70 para uma mísera reforma.

        • Estás desculpado!
          Caso não tenhas percebido, se comentas num espaço publico, diriges a palavra a todos o que aqui lêem!
          Se não gostas que seja escrutinada, para a próxima, guarda a tua opinião para tasca.

        • Não te sintas espacial; eu trato toda a gente por tu!
          Até porque eu não gosto nada de ser tratado por “você”, mas desta vez passa…

  14. É uma questão de princípios e de educação. Uns têm outros não. Espacial… é o quê do espaço? ou queria dizer especial? É uma questão de cultura.

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …