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“Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a quatro anos”

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Mário Cruz / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

“Hoje é muito evidente que quem comprar um carro a diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”, afirmou o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente defendeu que, na próxima década, “não vai fazer sentido comprar um carro a gasóleo”. “Já serão muito próximos os valores de aquisição de um carro elétrico”, afirmou Matos Fernandes, adiantando que neste, “se for carregado em casa, o preço do quilómetro fica a 15%”.

Matos Fernandes vai ainda mais longe e afirma que “hoje é muito evidente que quem comprar um carro de motor diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca”.

O ministro não abriu a possibilidade de aumento dos apoios públicos à aquisição de veículos elétricos, defendendo que os 2250 euros de subsídio por cada veículo novo, são, em comparação com o que acontece nos outros países, uma ajuda substancial.

“Não conheço nenhum país em que os subsídios sejam muito maiores: Portugal dá 2.250 euros por cada veículo elétrico novo. E está a desenvolver uma rede de carregamentos em todo o país, que ainda é gratuito”, afirmou o ministro, reconhecendo que essa rede de carregamentos deixará de ser gratuita em breve.

No entanto, o fim da gratuitidade faz todo o sentido para o governante, já que “há muitos problemas com a manutenção desses postos precisamente por serem gratuitos”.

Segundo o Público, atualmente, 4% dos veículos que entram no mercado de ligeiros são elétricos ou híbridos, um aumento face aos 0,7% de há quatro anos.

ZAP //

33 Comments

  1. Senhor ministro por mais que andes abaixo de Évora só encontrarás …. chaparros e Matos Fernandes.
    Claro, claro o aquecimento global antropogénico e o neo-colonialismo do tratado de Roma
    Como não acredito que Vossa incandescência seja ignorante (algumas das mulheres mais inteligentes da nossa adolescência eram suas parentes), resta-me depreender que padece de um servilismo intelectual sem escrúpulos. Se não me derem nada pela troca do meu carro diesel passarei a andar de cadeira de rodas solar para o visitar na empresa onde lhe pagarem o frete.
    Não me resta pachorra para lhe mandar cumprimentos
    João Silveira de Mendonça

  2. Este título é mais ou menos com este desgoverno. Quem votou nestes aldrabões nas últimas eleições viu as suas expetativas goradas nos 4 anos seguintes.

  3. o sr ministro e os ‘génios’ com as mesmas ideias já descobriram como se vão livrar das baterias e sua enormissima poluição ambiental?

    já agora e a corrente electrica para isto tudo?
    sim pq a teoria completamente idiota que as renováveis dão é apenas isso uma teoria idiota.
    ou estarão a pensar seguir os passos do camarada bill gates e construir centrais nucleares?

  4. Ao ZAP: 15% será 15 centimos ou seja 0,15€?
    À questão de fundo:
    * Se só 40% do nosso parque de viaturas passar, em 2 anos, para electricidade, a rede eléctrica BT não consegue responder;
    * Carregar um veículo em casa deve significar um aumento de potencia contratada para 10,35 kVA, no mínimo…numa casa muito equilibrada em termos de gastos. Belo negócio para instaladores e fornecedores!
    * No momento actual a oferta de alternativa de propulsão ainda é incipiente faltando desenvolver outras abordagens, como seja, o H, o híbrido diesel/eléctrico, o híbrido gerador/propulsor,…..
    Bem que o sr. ministro apenas se refere à próxima década.
    E que tal preocupar-se também com a obsolescência programada, a falta de qualidade das máquinas (“dão” os carros e vendem as peças…)

  5. Atenção!!!!!!!
    Hoje em dia a receita de impostos sobre os produtos petrolíferos e mais o IVA sobre os combustíveis dão milhares de milhões de receita anual.
    Ora, se num futuro próximo vamos deixar, segundo o ministro, de ter carros de combustão interna, então quer dizer que o estado vai deixar de ter essa receita gigante.
    Parece-me a mim que dentro de 5 anos vamos ter um novo imposto sobre a electricidade para carregamento de veículos!

    • A alguém restará dúvidas de que os impostos sobre os combustíveis fósseis passarão para a electricidade? Reparem que começaram por oferecer a electricidade a quem comprasse veículo eléctrico, agora que já alguns poucos compraram já falam em pagar e daqui por uns tempos quando já não houver volta a dar é só aplicar o imposto ao gosto dos governantes e será sempre a aumentar, para eliminar os diesel basta apenas continuarem a subir o preço do gasóleo e proibir estes de circularem onde bem entenderem.

  6. Os inteligentes do Governo logo encontrarão maneira de colocar o preço da electricidade para os carros com impostos da ordem dos 60 ou 70 % como têm agora. Obviamente que não irão largar a galinha dos ovos de ouro.

  7. acabar com a rede gratuita,mas dar um subsidio na compra dos carros,tipico na politica a portuguesa tira de um lado para poder dar no outro ou seja a palhaçada do costume ! e essa preocupaçao da poluiçao ? e depois vao comprar electricidade produzida a partir de combustiveis fosseis e nucleares ! temos muitos reformados sem dinheiro para tratamentos medicos , para comer e viver dignamente ,esses e outros deviam ter subsidios !

    • Só disparates!…
      A rede de carregamento ainda é gratuita.
      Os reformados não precisam de subsídios para tratamentos médicos, porque os tratamentos são grátis, e os medicamentos também são grátis ou subsidiados!

  8. Este ministro desconhece que para só haver carros eléctricos é necessário produção de milhões de baterias de litium. A PRODUçÃO destas baterias é mais poluente que carros a diesel. Se ele não sabe, que se informe devidamente antes de lançar bocas sem verdade.

  9. Boca assassina a deste ministro, nem sequer baseada em dados científicos.
    O lobbie dos carros eléctricos devem ter-lhe dado uma prenda.
    Com esta “boca” lixa os concessionários que (nunca mais) vendem carros a Diesel, e lixa os proprietários destes carros que vêm o valor deles em futura troca, a valer lixo.
    Pior só a “boca” de Cavaco quando deitou abaixo a Bolsa com o célebre “gato por lebre”.

  10. As marcas de carros e os países líderes do Ocidente estão a projectar o fim dos carros a combustível para os próximos 15 anos (e até mesmo do carro como um veículo privado). Isto não acontece do dia para a noite. Pode ser desconfortável em muitas situações mas há razões para dizer o que disse..

  11. A estupidez das pessoas não tem limites! Amarrados a tecnologias do passado e não conseguem ver ou aceitar que o diesel esta morto! Combustão é tecnologia do passado! E ouvir argumentos tao estúpidos como “…como se vão livrar das baterias e sua enormíssima poluição ambiental?”. A ver se esta gente entende…Existe uma ENORME DIFERENÇA entre poluição que podemos controlar como Reciclagem e reutilização de baterias, e poluição que não podemos controlar como as dezenas de gazes tóxicos e poluentes que os motores diesel enviam para atmosfera TODOS os dias! Basta andar nas estradas portuguesas 5 minutos par ver vários desses dinossauros a fazer fumo preto e denso que todos nós respiramos depois! Essa poluição depois de sair do cano de escape acabou! Nunca mais podemos fazer nada. E vê se metem uma coisa nas vossas cabeças, o que interessa é a poluição ao longo de toda a vida do carro, e essa, o carro elétrico é CIENTIFICAMENTE PROVADO ser muito inferior aos de combustão. E ja gora para a inteligente frase e argumento usado pelos amantes dos dinossauros a diesel quanto a “como se vão livrar das baterias e sua enormíssima poluição ambiental?” eu pergunto, e todo o óleo, correias, filtros, panelas de escape, radiadores, peças e peçinhas, resumindo centenas de peças poluentes que todos os veículos a combustão (alem do fumo) produzem que um carro elétrico não produz. O que se faz hoje a tudo isso? desaparece?! Abram os OLHOS! Elétrico é o futuro! alguém sabe a quantidade de energia elétrica que se gasta a produzir 1 litro de gasóleo??? E ainda chamam lobby aos carros elétricos?! mas quem ganha triliões todos os dias? O lítio ou os senhores do petróleo?! Enfim…o ser humano e a mudança sempre foram coisas muito difíceis. Quando começamos a passar de cavalos para carros a combustão sabem o que diziam os vossos primos?? isso não vai dar nada! não tem autonomia, não há bombas de gasolina, não come erva, nao estamos preparados. e agora estamos outra vez com os mesmos argumentos de todas as pessoas com medo da mudança ou simplesmente não inteligentes o suficiente para perceber…NÓS TEMOS DE ABANDONAR O DIESEL E A GASOLINA e o elétrico é actualmente a nossa melhor opção!

      • Discordo! Quase tudo o que o Filipe disse está errado.
        No entanto, venham os eléctricos, em certas situações são muito vantajosos, e pode ser que ajudem a melhorar as coisas…

      • Nada esta errado. Custa aceitar mas nada esta errado. Errada esta a humanidade. Quando tivermos que usar todos mascaras para respirar, talvez assim, e nem assim sei, os amantes do diesel e etc percebem que deviríamos ter feito alguma coisa enquanto podíamos. E poder vir com normas, leis, lobbys, economia, preço etc etc etc, a realidade é esta, temos de poluir MUITO MENOS, temos de olhar para a reciclagem MUITO seriamente, temos de por o maior interesse de todos neste planeta, que é manter o planeta habitável acima de TUDO. Principalmente acima da economia. A humanidade sobrevive muito melhor a uma crise económica do que a uma crise ambiental. TUDO e TODOS assentam e dependem de num equilibro com o ambiente…com a natureza. Isso é que nao esta errado!

  12. O meu velho carro a gasóleo de 98 daqui a cinco anos poderá ser trocado por outro a gasóleo por um baixo preço. Ok. Que se cumpram as palavras do ministro.

    • É pena não podermos trocar pessoas como você também. Com o mesmo pensamento retrograda e ultrapassado. Poluente e estúpido. Transporta-vamos-vos para outro planeta qualquer onde se respirasse mais dióxido e monóxido do que oxigénio como vocês tanto gostam. Enfim…

      • Sr. Jose, deve desconhecer que as normas euro de emissões se aplicam na Europa. Quando na Europa tiver todos os carros elétricos, na África, Ásia e Américas terá o planeta todo f… na mesma. Dou-lhe o exemplo da Toyota que para África não limita emissões. Só haverá esperança quando o petróleo acabar e consequentemente motores de combustão e plástico. Até lá boa sorte para os ecologistas e a sua causa perdida.

      • Calma que na América, Ásia, Oceania e até em África, também há normas!!
        Em alguns países até são mais restritivas do que as EURO!…

      • É precisamente com frases como esta “Até lá boa sorte para os ecologistas e a sua causa perdida.” que eu perco toda a esperança com a humanidade. Então tratar e cuidar do ar que respiramos, do rios e oceanos, da fauna, do nosso planeta que é a única casa que temos, é uma causa perdida?!?!?!? Como é que a estupidez humana consegue ir tão longe?! E acha-mo-nos nós seres racionais?! Enfim…não tenho mesmo mais argumentos para tamanha estupidez.

      • Sr José, estamos a falar de petróleo e emissões poluentes e não da restante poluição. E neste caso não é estupidez minha mas sim a realidade. Enquanto houver petróleo é uma causa perdida para os ecologistas, como referi.

  13. Este é o resultado de em Portugal qualquer idiota poder ser ministro.
    Aqui fica um recado para este idiota. Vou comprar um carro novo e VOU COMPRAR A GASÓLEO. e DIGO MAIS AINDA, À SEMELHANÇA DO QUE FAÇO HÁ ANOS, VOU COMPRAR À ALEMANHA, porque os impostos que este e outro idiotas iguais me cobram, fazem com que seja compensador. VIVA O PAÍS DESTE E OUTROS IDIOTAS.
    O tempo dirá quem tem razão, mas este idiota já não terá voz, mas estará algures a disfrutar o dinheiro que os contribuintes lhe pagaram e continuarão a pagar por ter sido membro do governo por meia duzia de anos enquanto o comum dos cidadão se esfalfa até quase aos 70 para uma mísera reforma.

      • Desculpe mas eu não o conheço nem lhe lhe dirigi a palavra, fale para mim quando eu falar para si. Passe bem.

      • Estás desculpado!
        Caso não tenhas percebido, se comentas num espaço publico, diriges a palavra a todos o que aqui lêem!
        Se não gostas que seja escrutinada, para a próxima, guarda a tua opinião para tasca.

      • Muito menos lhe dei permissão para me tratar por tu, ou acaso pensa que andou comigo na escola?

      • Não te sintas espacial; eu trato toda a gente por tu!
        Até porque eu não gosto nada de ser tratado por “você”, mas desta vez passa…

  14. É uma questão de princípios e de educação. Uns têm outros não. Espacial… é o quê do espaço? ou queria dizer especial? É uma questão de cultura.

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