//

Ministério Público vai ter acesso direto a dados do Fisco

2

António Cotrim / Lusa

O Ministério Público vai passar a ter acesso direto à informação da Autoridade Tributária e Aduaneira dos cidadãos portugueses, sem precisar da autorização de um juiz e sem que exista um inquérito criminal instaurado. 

De acordo com o Negócios, que avança a notícia nesta sexta-feira, a medida pretende “agilizar” a investigação criminal no combate ao crime económico, nomeadamente à corrupção e ao branqueamento de capitais.

A alteração legislativa vai permitir o acesso do Ministério Público às informações fiscais de os contribuintes portugueses, sem a necessidade de passar antes por um juiz.

Esta medida é justificada pelo Governo liderado por António Costa com a necessidade de acelerar a investigação de crimes como o branqueamento de capitais, à semelhança do que aconteceu com o sigilo bancário em 2010.

A nova medida aplica-se a processos judiciais, incluindo os inquéritos em processo penal como os crimes económico-financeiros: corrupção, branqueamento, tráfico de influência, fraude fiscal, peculato, entre outros, aponta o diário.

O Governo prepara agora o acesso direto às bases de dados da Autoridade Tributária até 2020.

ZAP //

2 Comments

  1. ora aí está a verdadeira razão pela qual as direitas d’empurrão não querem que se mude a joaninha deles. estão a bufar de medo que lhes vejam as contas e o marquês de mentes que deve ter pouco que justificar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.