Miguel Macedo terá favorecido “empresa” do amigo para angariação de Vistos Gold

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Miguel Macedo terá estado envolvido, com outros arguidos da Operação Labirinto, num plano para a criação de uma espécie de empresa na China que tinha como objectivo angariar potenciais “clientes” para a compra de Vistos Gold.

O jornal Sol noticia que o ex-ministro da Administração Interna foi “apanhado em telefonemas” e em encontros com outros arguidos do caso a falar sobre esses planos com o intuito de “atrair interessados em investir no imobiliário em Portugal”.

Quando foi interrogado na passada semana, Miguel Macedo terá sido confrontado com estes dados e terá sido chamado a justificar estes encontros, bem como “jantares e presentes oferecidos por um cidadão chinês” e “visitas deste a sua casa”.

O Sol fala concretamente de uma reunião mantida a 5 de Maio de 2014 e que terá juntado Miguel Macedo com o chinês Zhu Xaiaodong, com o então presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo e com o amigo Jaime Gomes e seu ex-sócio na empresa JMF Projects & Business.

Nesse encontro os quatro arguidos do caso terão definido “os termos e propósitos da criação de uma sociedade na China com vista à expansão do negócio”, escreve-se num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa citado pelo Sol.

Esses planos incluiriam a constituição de uma espécie de “clube de elite” de empresários chineses e portugueses com o pagamento de quotas anuais, refere o mesmo diário.

Sob a particular mirada do Ministério Público estará também uma intervenção de Miguel Macedo considerada “ilegal”, ordenando, enquanto Ministro da Administração Interna, ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que “fosse nomeado um certo oficial de ligação em Pequim”, no sentido de “favorecer” a referida “empresa” de angariação de candidatos a Vistos Gold, conforme cita o Sol.

Desta forma, Miguel Macedo “terá violado «os procedimentos» sem atentar ao interesse público e favorecido «ilegalmente» os «interesses privados lucrativos» de Figueiredo e de Jaime Gomes”, escreve-se no mesmo diário.

O Ministério Público terá ainda o registo de visitas de empresários chineses a casa de Miguel Macedo e “indícios” de que Zhu Xaiaodong ofereceu ao ex-ministro duas garrafas de vinho e três volumes de tabaco.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre moderado, sempre simpático, sempre caladinho!! O mal foi ter o pote do mel mesmo à mão!! Diz o ditado..” fugir dos calados”.

  2. Mas afinal o homem roubou alguma coisa ou usou o cargo que tinha para trazer chineses, que investiram em imobiliário, para o País. Não deviam de contar esta história de forma a que a gente entendesse ou querem arranjar mais uma de que se prende sem ter razão?
    Isto é mesmo um País de chicos espertos, sejam políticos, jornalistas ou advogados.

  3. Oh Valdemar
    Também andaste a colar cartazes da seta pró ar……………
    O teu comentário é revelador !!!
    E não te esqueças de ir votar. Se não perdes os “TACHOS”.
    PARVO

RESPONDER

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …

Angola. Dívidas a construtoras portuguesas alarmam FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com a dívida de Angola a fornecedores externos, nomeadamente empresas portuguesas do setor da construção. O processo de regularização de dívidas do Estado angolano às construtoras portuguesas está a …

Alex Telles é o defesa mais goleador na Europa

Alex Telles leva oito golos no campeonato e assume-se como o defesa mais goleador na Europa. O brasileiro é também o melhor marcador do FC Porto na liga. Com o golo apontado ao Portimonense na última …

Zero acusa Estado de ter permitido deposição ilegal de amianto em aterros

A associação ambientalista Zero acusa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de ter permitido deposições ilegais de resíduos de amianto em aterros sem licença para o efeito durante mais de 10 anos e pede ao …