Miguel Macedo terá favorecido “empresa” do amigo para angariação de Vistos Gold

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Miguel Macedo terá estado envolvido, com outros arguidos da Operação Labirinto, num plano para a criação de uma espécie de empresa na China que tinha como objectivo angariar potenciais “clientes” para a compra de Vistos Gold.

O jornal Sol noticia que o ex-ministro da Administração Interna foi “apanhado em telefonemas” e em encontros com outros arguidos do caso a falar sobre esses planos com o intuito de “atrair interessados em investir no imobiliário em Portugal”.

Quando foi interrogado na passada semana, Miguel Macedo terá sido confrontado com estes dados e terá sido chamado a justificar estes encontros, bem como “jantares e presentes oferecidos por um cidadão chinês” e “visitas deste a sua casa”.

O Sol fala concretamente de uma reunião mantida a 5 de Maio de 2014 e que terá juntado Miguel Macedo com o chinês Zhu Xaiaodong, com o então presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo e com o amigo Jaime Gomes e seu ex-sócio na empresa JMF Projects & Business.

Nesse encontro os quatro arguidos do caso terão definido “os termos e propósitos da criação de uma sociedade na China com vista à expansão do negócio”, escreve-se num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa citado pelo Sol.

Esses planos incluiriam a constituição de uma espécie de “clube de elite” de empresários chineses e portugueses com o pagamento de quotas anuais, refere o mesmo diário.

Sob a particular mirada do Ministério Público estará também uma intervenção de Miguel Macedo considerada “ilegal”, ordenando, enquanto Ministro da Administração Interna, ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que “fosse nomeado um certo oficial de ligação em Pequim”, no sentido de “favorecer” a referida “empresa” de angariação de candidatos a Vistos Gold, conforme cita o Sol.

Desta forma, Miguel Macedo “terá violado «os procedimentos» sem atentar ao interesse público e favorecido «ilegalmente» os «interesses privados lucrativos» de Figueiredo e de Jaime Gomes”, escreve-se no mesmo diário.

O Ministério Público terá ainda o registo de visitas de empresários chineses a casa de Miguel Macedo e “indícios” de que Zhu Xaiaodong ofereceu ao ex-ministro duas garrafas de vinho e três volumes de tabaco.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre moderado, sempre simpático, sempre caladinho!! O mal foi ter o pote do mel mesmo à mão!! Diz o ditado..” fugir dos calados”.

  2. Mas afinal o homem roubou alguma coisa ou usou o cargo que tinha para trazer chineses, que investiram em imobiliário, para o País. Não deviam de contar esta história de forma a que a gente entendesse ou querem arranjar mais uma de que se prende sem ter razão?
    Isto é mesmo um País de chicos espertos, sejam políticos, jornalistas ou advogados.

  3. Oh Valdemar
    Também andaste a colar cartazes da seta pró ar……………
    O teu comentário é revelador !!!
    E não te esqueças de ir votar. Se não perdes os “TACHOS”.
    PARVO

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …