Miguel Macedo terá favorecido “empresa” do amigo para angariação de Vistos Gold

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Miguel Macedo terá estado envolvido, com outros arguidos da Operação Labirinto, num plano para a criação de uma espécie de empresa na China que tinha como objectivo angariar potenciais “clientes” para a compra de Vistos Gold.

O jornal Sol noticia que o ex-ministro da Administração Interna foi “apanhado em telefonemas” e em encontros com outros arguidos do caso a falar sobre esses planos com o intuito de “atrair interessados em investir no imobiliário em Portugal”.

Quando foi interrogado na passada semana, Miguel Macedo terá sido confrontado com estes dados e terá sido chamado a justificar estes encontros, bem como “jantares e presentes oferecidos por um cidadão chinês” e “visitas deste a sua casa”.

O Sol fala concretamente de uma reunião mantida a 5 de Maio de 2014 e que terá juntado Miguel Macedo com o chinês Zhu Xaiaodong, com o então presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo e com o amigo Jaime Gomes e seu ex-sócio na empresa JMF Projects & Business.

Nesse encontro os quatro arguidos do caso terão definido “os termos e propósitos da criação de uma sociedade na China com vista à expansão do negócio”, escreve-se num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa citado pelo Sol.

Esses planos incluiriam a constituição de uma espécie de “clube de elite” de empresários chineses e portugueses com o pagamento de quotas anuais, refere o mesmo diário.

Sob a particular mirada do Ministério Público estará também uma intervenção de Miguel Macedo considerada “ilegal”, ordenando, enquanto Ministro da Administração Interna, ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que “fosse nomeado um certo oficial de ligação em Pequim”, no sentido de “favorecer” a referida “empresa” de angariação de candidatos a Vistos Gold, conforme cita o Sol.

Desta forma, Miguel Macedo “terá violado «os procedimentos» sem atentar ao interesse público e favorecido «ilegalmente» os «interesses privados lucrativos» de Figueiredo e de Jaime Gomes”, escreve-se no mesmo diário.

O Ministério Público terá ainda o registo de visitas de empresários chineses a casa de Miguel Macedo e “indícios” de que Zhu Xaiaodong ofereceu ao ex-ministro duas garrafas de vinho e três volumes de tabaco.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre moderado, sempre simpático, sempre caladinho!! O mal foi ter o pote do mel mesmo à mão!! Diz o ditado..” fugir dos calados”.

  2. Mas afinal o homem roubou alguma coisa ou usou o cargo que tinha para trazer chineses, que investiram em imobiliário, para o País. Não deviam de contar esta história de forma a que a gente entendesse ou querem arranjar mais uma de que se prende sem ter razão?
    Isto é mesmo um País de chicos espertos, sejam políticos, jornalistas ou advogados.

  3. Oh Valdemar
    Também andaste a colar cartazes da seta pró ar……………
    O teu comentário é revelador !!!
    E não te esqueças de ir votar. Se não perdes os “TACHOS”.
    PARVO

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …