Miguel Macedo terá favorecido “empresa” do amigo para angariação de Vistos Gold

Hugo Delgado / Lusa

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo

Miguel Macedo terá estado envolvido, com outros arguidos da Operação Labirinto, num plano para a criação de uma espécie de empresa na China que tinha como objectivo angariar potenciais “clientes” para a compra de Vistos Gold.

O jornal Sol noticia que o ex-ministro da Administração Interna foi “apanhado em telefonemas” e em encontros com outros arguidos do caso a falar sobre esses planos com o intuito de “atrair interessados em investir no imobiliário em Portugal”.

Quando foi interrogado na passada semana, Miguel Macedo terá sido confrontado com estes dados e terá sido chamado a justificar estes encontros, bem como “jantares e presentes oferecidos por um cidadão chinês” e “visitas deste a sua casa”.

O Sol fala concretamente de uma reunião mantida a 5 de Maio de 2014 e que terá juntado Miguel Macedo com o chinês Zhu Xaiaodong, com o então presidente do Instituto dos Registos e Notariado António Figueiredo e com o amigo Jaime Gomes e seu ex-sócio na empresa JMF Projects & Business.

Nesse encontro os quatro arguidos do caso terão definido “os termos e propósitos da criação de uma sociedade na China com vista à expansão do negócio”, escreve-se num acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa citado pelo Sol.

Esses planos incluiriam a constituição de uma espécie de “clube de elite” de empresários chineses e portugueses com o pagamento de quotas anuais, refere o mesmo diário.

Sob a particular mirada do Ministério Público estará também uma intervenção de Miguel Macedo considerada “ilegal”, ordenando, enquanto Ministro da Administração Interna, ao então director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Palos, que “fosse nomeado um certo oficial de ligação em Pequim”, no sentido de “favorecer” a referida “empresa” de angariação de candidatos a Vistos Gold, conforme cita o Sol.

Desta forma, Miguel Macedo “terá violado «os procedimentos» sem atentar ao interesse público e favorecido «ilegalmente» os «interesses privados lucrativos» de Figueiredo e de Jaime Gomes”, escreve-se no mesmo diário.

O Ministério Público terá ainda o registo de visitas de empresários chineses a casa de Miguel Macedo e “indícios” de que Zhu Xaiaodong ofereceu ao ex-ministro duas garrafas de vinho e três volumes de tabaco.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre moderado, sempre simpático, sempre caladinho!! O mal foi ter o pote do mel mesmo à mão!! Diz o ditado..” fugir dos calados”.

  2. Mas afinal o homem roubou alguma coisa ou usou o cargo que tinha para trazer chineses, que investiram em imobiliário, para o País. Não deviam de contar esta história de forma a que a gente entendesse ou querem arranjar mais uma de que se prende sem ter razão?
    Isto é mesmo um País de chicos espertos, sejam políticos, jornalistas ou advogados.

  3. Oh Valdemar
    Também andaste a colar cartazes da seta pró ar……………
    O teu comentário é revelador !!!
    E não te esqueças de ir votar. Se não perdes os “TACHOS”.
    PARVO

RESPONDER

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …

Nevões em França causam um morto e deixam 300 mil famílias sem energia

Os fortes nevões que afetam França desde quinta-feira causaram a morte a uma pessoa e cortes de energia que estão a privar de eletricidade 300 mil famílias, sobretudo no sudeste do país. Um motorista de 63 …

Remoção de algumas placas com amianto "aumenta exponencialmente a perigosidade"

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, confirmou que ainda há estabelecimentos de ensino com estruturas de fibras de amianto incorporado, esclarecendo que a remoção de algumas aumenta a perigosidade. O Ministério da Educação removeu "muitos milhares …