Miguel Frasquilho vai ser substituído por Manuel Beja como chairman da TAP

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Conselho de Administração do Grupo TAP, Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho vai deixar a presidência do conselho de administração da TAP para dar lugar a Manuel Beja, um matemático do ISEG com experiência de gestão.

De acordo com o jornal online ECO, o Governo deixou cair Miguel Frasquilho da presidência do conselho de administração da TAP, depois de o gestor ter feito a transição entre a administração privada e pública da companhia aérea, ter conduzido o plano de reestruturação apresentado à Comissão Europeia e ter negociado os acordos de emergência com os sindicatos.

Apesar de o Executivo não confirmar esta mudança, o ECO apurou junto de duas fontes que o novo chairman vai ser Manuel Beja, um matemático licenciado pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa) com experiência de gestão, sobretudo na área das tecnologias de informação.

O gestor, que esteve mais de nove anos nos quadros da Novabase, foi diretor de recursos humanos da tecnológica e conhece o mercado brasileiro, o principal mercado de exportação da transportadora portuguesa. Foi managing director da empresa no Brasil entre março de 2002 e março de 2005.

O jornal digital acrescenta que o chairman cessante só terá sido informado da decisão do Governo esta terça-feira.

Por sua vez, a francesa Christine Ourmières-Widener, com experiência de liderança no setor da aviação, vai liderar a comissão executiva da TAP.

A gestora foi até há pouco tempo presidente da Flybe Group, uma das mais importantes companhias aéreas regionais da Europa, já foi presidente executiva de uma sociedade de leasing especializada no setor e também já passou pela Air France/KLM.

Segundo o semanário Expresso, o cargo de administrador financeiro será ocupado por João Weber Gameiro. Alexandra Reis vai deixar o cargo e fica com a direção de negócios. Já Sílvia Mosqueira fica com a área comercial, em substituição de Arik De.

Além de Frasquilho, avança o mesmo jornal, estão também de saída os administradores não executivos Bernardo Trindade e António Gomes Menezes. Mantém-se José Manuel Silva Rodrigues e estão a ser apontados Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Pires e João Duarte.

A 24 de junho, os acionistas da TAP (Estado, Humberto Pedrosa e os trabalhadores) vão reunir em assembleia geral para a eleição dos novos órgãos sociais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …