Quem mantiver a máscara durante a viagem é considerada suspeita: pode haver multa e a viagem pode parar imediatamente.
A utilização de máscara de protecção individual, devido à COVID-19, era obrigatória nos veículos do metro em Moscovo, tal como na grande maioria dos metros no planeta. Mas entretanto houve alterações.
No início desta semana o presidente da Câmara da capital da Rússia anunciou em comunicado que já não valia a pena utilizar a máscara por causa da pandemia; a sua utilização passou a ser facultativa.
Mas, afinal, a sua utilização passou a ser proibida.
Na rádio Observador indicam que vários utilizadores do metro contaram que, logo no dia seguinte a esse anúncio, os funcionários da metro de Moscovo passaram a exigir aos passageiros que retirem a máscara.
Caso contrário, são consideradas suspeitas de algum acto criminoso, podem pagar multa e o veículo será travado imediatamente. Ninguém viajará naquele metro.
Jornal recusado
Noutro contexto, nesta quarta-feira o jornal Novaya Gazeta dedicou a sua manchete, completamente, ao caso de Maria Ovsyannikova, a manifestante que apareceu em directo no Canal 1, onde trabalha, com um cartaz para pedir o fim da guerra na Ucrânia.
Para o jornal ser publicado, na capa a direcção teve de apagar a palavra “guerra” – regras do Governo russo.
Mesmo assim, e porque a capa só noticiava esse incidente, a maioria dos estabelecimentos recusou vender essa edição do jornal.
A direcção reagiu e convidou os seus leitores a irem à própria redacção do jornal, para comprarem a edição de quarta-feira.
E houve realmente leitores que aceitaram o convite. O jornal até publicou uma reportagem baseada nesses leitores que foram à sua sede.
O título da manchete é curioso: “Quebra da caixa de zombies” – vários opositores de Vladimir Putin criticam os seus compatriotas que estão sempre a ver televisão, recheada de “propaganda” do Governo; por isso, esses tele-espectadores passam a ser “zombies”.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
proibido não usar, proibido usar……….aqueles russos não se entendem. obrigatório usar ainda se compreende, mas não usar deveria ficar ao critério de cada um.
quem tem ku… tem medo…
e estes russos tem mais medo da policia do que do covid