Merkel e Obama apelam à intervenção de Moscovo para cessar fogo na Ucrânia

snamess / Flickr

-

A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente norte-americano Barack Obama falaram hoje por telefone sobre a situação na Ucrânia e apelaram a Moscovo para que atue junto dos “separatistas ucranianos” para fazer cumprir um cessar-fogo.

De acordo com um comunicado da chancelaria alemã, Merkel e Obama “salientaram a importância de um cessar-fogo urgente cumprido pelas duas partes” envolvidas no diferendo.

Os dois governantes defenderam que, “neste quadro, a Rússia deve contribuir e atuar junto dos separatistas do leste da Ucrânia para que o cessar-fogo seja respeitado“.

A chanceler e o presidente norte-americano defenderam ainda que não pode entrar na Ucrânia qualquer combatente ou arma proveniente da Rússia.

“A oportunidade de um cessar-fogo bilateral não deve ser de novo inutilizada”, diz o comunicado do gabinete de Merkel.

O presidente ucraniano Petro Porochenko prosseguiu hoje com a “operação antiterrorista” no leste e fez depender um eventual cessar-fogo da aceitação das suas condições, nomeadamente a recuperação do controlo da fronteira, sob vigilância da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

A Ucrânia colocou ainda outra condição para um cessar-fogo: a libertação de “todos os reféns” pelos separatistas.

Os separatistas já manifestaram disponibilidade para negociações indiretas, com a participação da Rússia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …