Pela primeira vez, Angela Merkel admite estudar emissão de dívida europeia

Olivier Hoslet / EPA

Emmanuel Macron, Donald Tusk, Angela Merkel e Pedro Sanchez

Pela primeira vez, e com a evolução da pandemia do novo coronavírus, a chanceler alemã demonstrou abertura para que seja emitida dívida pública europeia.

Na reunião extraordinária do Conselho Europeu, esta terça-feira, foi novamente discutida a possibilidade de emitir dívida pública europeia. A Alemanha nunca admitiu essa hipótese, mas, pela primeira vez, Angela Merkel abriu a porta à discussão.

De acordo com a agência Bloomberg, que cita uma fonte ligada ao processo, a questão dos chamados “coronabonds” foi levantada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, durante a videoconferência entre os líderes europeus.

A chanceler alemã terá mostrado abertura para passar este tema ao seu ministro das Finanças, Olaf Scholz, para que este analisasse a situação com outros ministros.

“Esperamos que os ministros das finanças [Eurogrupo] discutam mais a esse nível. Vou conversar com Olaf Scholz para que o lado alemão possa fazer parte disto. Mas não há conclusões”, alertou Merkel, citada pela agência.

Tal como recorda o semanário Expresso, a Alemanha admitir este cenário é algo totalmente novo para a União Europeia (UE). Mas não será fácil, sobretudo porque a medida tem de ser aprovada no Parlamento alemão.

Durante a crise da zona euro, entre 2010 e 2014, a hipótese de emissão de dívida europeia foi muito discutida, a pedido dos países mais afetados pela subida dos juros das suas dívidas nacionais. A Alemanha sempre se mostrou contra.

Segundo o semanário, o primeiro-ministro português, António Costa, foi um dos chefes de Governo a defender este instrumento na reunião do Conselho Europeu. O Presidente francês, Emmanuel Macron, também se mostrou favorável.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal perde com a França e diz adeus ao Mundial de andebol

A seleção portuguesa de andebol falhou o apuramento para os quartos de final do Mundial, no Egito, ao perder por 32-23 com a França, em encontro da terceira jornada do Grupo III da Ronda Principal. Portugal, …

Garcia de Orta com taxa de ocupação de 309%. Intensivos do Hospital da Luz no limite

O Hospital Garcia de ​​​​​​​Orta, em Almada, estava, este domingo, com uma taxa de ocupação de 309% relativamente ao que previa o plano de contingência. O Hospital da Luz, em Lisboa, continua a debater-se com …

Governo manda preparar aulas à distância. Há 700 escolas para filhos de trabalhadores de serviços essenciais

O Ministério da Educação já deu instruções aos estabelecimentos de ensino para começarem a preparar as aulas à distância. Enquanto isso, há cerca de 700 escolas de acolhimento disponíveis para receber os filhos de trabalhadores …

Cientistas perceberam finalmente como é que as borboletas voam

Há muito tempo que os cientistas se questionam como é que as borboletas voam. Isto porque, em comparação com outros animais, têm asas invulgarmente curtas, largas e grandes em relação ao tamanho do seu corpo. Mas …

Se as Legislativas fossem agora, PS ganhava com 35%. Chega em terceiro

Uma sondagem da Universidade Católica para a RTP, no dia das eleições Presidenciais, mostra que, se as Legislativas fossem agora, o PS ganharia com 35% das intenções de voto. Se as eleições Legislativas tivessem sido este domingo, …

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …