Pela primeira vez, Angela Merkel admite estudar emissão de dívida europeia

Olivier Hoslet / EPA

Emmanuel Macron, Donald Tusk, Angela Merkel e Pedro Sanchez

Pela primeira vez, e com a evolução da pandemia do novo coronavírus, a chanceler alemã demonstrou abertura para que seja emitida dívida pública europeia.

Na reunião extraordinária do Conselho Europeu, esta terça-feira, foi novamente discutida a possibilidade de emitir dívida pública europeia. A Alemanha nunca admitiu essa hipótese, mas, pela primeira vez, Angela Merkel abriu a porta à discussão.

De acordo com a agência Bloomberg, que cita uma fonte ligada ao processo, a questão dos chamados “coronabonds” foi levantada pelo primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, durante a videoconferência entre os líderes europeus.

A chanceler alemã terá mostrado abertura para passar este tema ao seu ministro das Finanças, Olaf Scholz, para que este analisasse a situação com outros ministros.

“Esperamos que os ministros das finanças [Eurogrupo] discutam mais a esse nível. Vou conversar com Olaf Scholz para que o lado alemão possa fazer parte disto. Mas não há conclusões”, alertou Merkel, citada pela agência.

Tal como recorda o semanário Expresso, a Alemanha admitir este cenário é algo totalmente novo para a União Europeia (UE). Mas não será fácil, sobretudo porque a medida tem de ser aprovada no Parlamento alemão.

Durante a crise da zona euro, entre 2010 e 2014, a hipótese de emissão de dívida europeia foi muito discutida, a pedido dos países mais afetados pela subida dos juros das suas dívidas nacionais. A Alemanha sempre se mostrou contra.

Segundo o semanário, o primeiro-ministro português, António Costa, foi um dos chefes de Governo a defender este instrumento na reunião do Conselho Europeu. O Presidente francês, Emmanuel Macron, também se mostrou favorável.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …