Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente e ter as mesmas práticas.

O jornal britânico Daily Mail detalha um cenário grotesco em alguns mercados chineses, onde há cães e gatos em gaiolas enferrujadas, morcegos e escorpiões à venda e coelhos a ser abatidos e esfolados no chão coberto de sangue e com restos de animais.

Ainda não se sabe ao certo qual a origem do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo. Estudos apontam para diferentes hipóteses, falando-se de morcegos, cobras ou pangolins como possíveis portadores deste vírus.

Na China, a pandemia está finalmente a ficar sob controlo. O número de casos positivos e mortes tem caído nos últimos dias e, face a esta recuperação, o Correio da Manhã realça que a vida nestes mercados tem regressado à normalidade.

“Os mercados voltaram a operar exatamente da mesma forma que operavam antes da chegada do coronavírus”, escreve o Daily Mail.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000. Dos casos de infeção, pelo menos 130.600 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. E pronto! Lá começaram os gajos a comer toda a trampa outra vez….é até causarem outra pandemia. Cambada!
    Apesar disto, continuo a achar que este virus maluco que anda pelo mundo não tem nada que ver com as javardices que eles comem. Isto foi outra coisa, na minha opinião.

  2. Têm de pagar indeminizações pelos vidas humanas e pela crise economia. Assim talvez façam alguma coisa contra esses mercados.

  3. Deviam obrigar o governo chinês a pagar indemnizações aos países prejudicados. Estão a fazer muito dinheiro com a desgraça q eles espalharam e não estão a fazer nada para evitar novos surtos. Irresponsáveis!!!

  4. Isto é a China! A vergonha e irresponsabilidade. A ditadura. Não interessa quem sofre, quem morre ou as consequências dos seus comportamentos irresponsáveis. Estamos a viver uma crise mundial, a vida de milhões de pessoas está em standby, a economia a degradar-se, o ensino está parado e pessoas estão a morrer. A China, principal culpada por tudo o que está a acontecer, não quer saber, o que importa é o dinheiro e o poder. O dinheiro de todos nós. A vida humana não tem valor.

  5. Que tristeza sem palavras sera que estas pessoas nao se enxergam ; estamos a dar em loucos quando e que vai ter um fim , por este caminho com estes chineses a comer morcegos etc ; nunca mais saimos desta porcaria e triste e lamentavel sinceramente parece um pesadelo sem fim

  6. Se um dia a raça humana for extinta da face da Terra através de enfermidades causadas por vírus, já sabemos exatamente qual é o país responsável pela aniquilação humana: A CHINA!

RESPONDER

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …