Lojas Mercadona em Portugal surpreendem. Compras a fornecedores portugueses aumentaram 264%

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E não compra para vender só em Portugal — lojas de Espanha já consomem muitos produtos portugueses.

A cadeia de supermercados Mercadona aumentou significativamente o seu compromisso com o mercado português nos últimos três anos.

Entre 2019 e 2022, as compras da Mercadona a fornecedores nacionais saltaram de 217 milhões de euros para quase 790 milhões de euros, um aumento de 264% que por si só mostra a intensa integração da empresa na economia portuguesa.

São cerca de mil fornecedores portugueses os que suportam a cadeia vizinha.

O crescimento é consequência não só do aumento do número de lojas em Portugal, mas também com a introdução de mais produtos portugueses — como milho piri-piri produzido pela portuguesa Calimenta, vinho do Porto produzido pela Granvinhos, queijo flamengo ou até chocolate negro da Imperial — nas mais de 1670 lojas da Mercadona em Espanha.

Como comparação, note-se que a Sonae, operadora do líder na quota de mercado entre retalhistas em Portugal (de acordo com dados de 2022), Continente, gastou, por sua vez, 520 milhões de euros em compras a produtores. Nesse parâmetro, a Mercadona, com apenas cinco anos de presença em Portugal, fechou o mesmo ano com 217 milhões de euros nas aquisições a fabricantes portugueses, avança a diretora de relações institucionais da espanhola em entrevista ao Jornal Económico esta segunda-feira.

Lojas portuguesas surpreendem

O que se revelou “uma grande surpresa” para Inês Santos, diretora de relações institucionais da Mercadona, foi o facto de as lojas portuguesas estarem entre as que mais vendem em toda a cadeia.

“Temos algumas lojas que estão no top de vendas de toda a cadeia. Como é que é possível uma empresa que chega aqui e consegue fazê-lo em cinco anos. De repente, conseguimos”, sublinhou.

Salários de entrada aumentam 27%

A Mercadona também se destaca no tratamento dos seus colaboradores. Desde 2019 que tem vindo a aumentar os salários e os bónus baseados no desempenho — em três anos, o salário de entrada subiu 27%.

“Em março, os colaboradores, após o primeiro ano e caso atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, receberão um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário”, explicou.

A empresa, que investiu 800 milhões de euros em Portugal entre 2019 e 2023, está  “muito satisfeita com a expansão” e vai continuar com ela — prevê-se a abertura de mais onze lojas e a entrada em novos distritos.

A cadeia quer “continuar a ser grande embaixadora dos bons produtos portugueses” porque “quando um produto é bom, é bom para Portugal e Espanha, temos que apostar”.

ZAP //

1 Comment

  1. Isto acontece porque provavelmente a Mercadona está mais interessada na qualidade do que no lucro! Nós temos produtos de excelente qualidade como a fruta, a carne, o vinho e os nossos empresários descartam-nos para comprarem produtos estrangeiros , de pior qualidade! Para já não falar na questão ambiental que este facto afecta bastante, uma vez que estes artigos vindos de longe têm uma enorme pegada ecológica! Como é que se explica que sendo nós um país virado para o mar tenhamos no Continente peixe vindo da Grécia e da Turquia `a nossa frente! É verdadeiramente desconcertante! Ainda bem que há quem consiga tirar partido do que nós temos de melhor!!!

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