/

Mensagem de Ano Novo de Marcelo foi a menos vista do seu mandato. Teve menos espectadores do que Cavaco em 2006

Toms Kalnins / EPA

A mensagem de Ano Novo do Presidente da República, transmitida exclusivamente pela RTP1 no primeiro dia do ano, foi a menos vista de todo o seu mandato, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, transmitidas a partir da ilha do Corvo, nos Açores, foram vistas por 397 mil pessoas, ficando muito abaixo da média registada em mensagens de Ano Novo em anos anteriores, segundo dados Marktest/Mediamonitor com base em informação da Gfk disponibilizados ao diário.

Os números de Marcelo ficam atrás do seu antecessor Cavaco Silva que em 2016, na sua última mensagem como Presidente, foi visto por 467 mil pessoas na RTP1.

O jornal Público frisa que a mensagem de Marcelo foi transmitida à hora de almoço, longe do horário nobre, e não na noite do primeiro dia de janeiro, como é habitual.

A mensagem de Ano Novo do Chefe de Estado ficou fora do top dos 15 programas mais vistos do dia, sendo ultrapassada pelo Telejornal, pelo Preço Certo, pelo Joker e pela transmissão de um concerto de André Rieu.

Desde que foi eleito, apontam os mesmos dados da Marktest, Marcelo nunca teve menos do que 638 mil espectadores a acompanharem a sua mensagem de Ano Novo – 2020 foi o pior ano de sempre no que respeita a audiências.

Marcelo reuniu, em média em 2017 e 2019, 700 mil espectadores na sua mensagem de Ano Novo. Nestes anos, nota o matutino, as declarações do Chefe de Estado foram transmitidas apenas por um canal. 2018 foi o seu melhor ano: o Presidente foi visto por 2,75 milhões de pessoas, que o seguiram simultaneamente na RTP1, SIC e TVI.

Marcelo foi eleito em 2016, reunindo 52% dos votos dos portugueses e tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de Abril de 1974. As próximas eleições presidenciais realizam-se no próximo ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.