Mensagem de Ano Novo de Marcelo foi a menos vista do seu mandato. Teve menos espectadores do que Cavaco em 2006

Toms Kalnins / EPA

A mensagem de Ano Novo do Presidente da República, transmitida exclusivamente pela RTP1 no primeiro dia do ano, foi a menos vista de todo o seu mandato, escreve o jornal Público esta sexta-feira.

As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, transmitidas a partir da ilha do Corvo, nos Açores, foram vistas por 397 mil pessoas, ficando muito abaixo da média registada em mensagens de Ano Novo em anos anteriores, segundo dados Marktest/Mediamonitor com base em informação da Gfk disponibilizados ao diário.

Os números de Marcelo ficam atrás do seu antecessor Cavaco Silva que em 2016, na sua última mensagem como Presidente, foi visto por 467 mil pessoas na RTP1.

O jornal Público frisa que a mensagem de Marcelo foi transmitida à hora de almoço, longe do horário nobre, e não na noite do primeiro dia de janeiro, como é habitual.

A mensagem de Ano Novo do Chefe de Estado ficou fora do top dos 15 programas mais vistos do dia, sendo ultrapassada pelo Telejornal, pelo Preço Certo, pelo Joker e pela transmissão de um concerto de André Rieu.

Desde que foi eleito, apontam os mesmos dados da Marktest, Marcelo nunca teve menos do que 638 mil espectadores a acompanharem a sua mensagem de Ano Novo – 2020 foi o pior ano de sempre no que respeita a audiências.

Marcelo reuniu, em média em 2017 e 2019, 700 mil espectadores na sua mensagem de Ano Novo. Nestes anos, nota o matutino, as declarações do Chefe de Estado foram transmitidas apenas por um canal. 2018 foi o seu melhor ano: o Presidente foi visto por 2,75 milhões de pessoas, que o seguiram simultaneamente na RTP1, SIC e TVI.

Marcelo foi eleito em 2016, reunindo 52% dos votos dos portugueses e tornando-se no 20.º Presidente da República portuguesa, o 5.º desde o 25 de Abril de 1974. As próximas eleições presidenciais realizam-se no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …