Mensagem de Marcelo deixa recado ao Governo e dá fôlego à esquerda

Eduardo Costa / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, proferiu esta quarta-feira a habitual mensagem de Ano Novo, deixando alguns recados ao Governo socialista liderado por António Costa e dando algum fôlego à esquerda.

Falando a partir da ilha do Corvo, nos Açores, o chefe de Estado desejou um 2020 de esperança e, em Portugal, considerou Marcelo, “esperança quer dizer Governo forte, concretizador e dialogante para corresponder à vontade popular que escolheu continuar o mesmo caminho, mas sem maioria absoluta”.

Apesar de a mensagem do Presidente ser sobre novo ano e os desafios que se aproximam, Marcelo não esqueceu o Orçamento de Estado (OE 2020) e prova disso é o facto de frisar que o Governo socialista não tem maioria absoluta, necessitando assim de dialogar com outras forças partidárias para conseguir aprovar o documento.

Tal como frisa o jornal Público esta quinta-feira, este foi o principal recado que o Presidente deixou ao Governo, apesar de não o referir de forma direta. O OE2020, recorde-se, vai ser votado na generalidade dentro de poucos dias, a 10 de janeiro, decorrendo a votação final global do documento a 7 de fevereiro.

E foi esta mesma referência à necessidade de diálogo que mais interessou os partidos à esquerda do PS: PCP e Bloco de Esquerda (os antigos parceiros de geringonça), bem como o PAN (que no passado já aprovou orçamentos socialistas) pegaram na deixa de Marcelo Rebelo de Sousa para pressionarem também o Governo.

BE satisfeito com pressão de Marcelo

O eurodeputado do Bloco de Esquerda José Gusmão considerou “muito significativo” que o Presidente da República tenha recordado que “foi escolha dos portugueses” o PS não ter maioria absoluta, especialmente em altura de debate orçamental.

“Precisamos de decidir se as escolhas para o desenvolvimento económico e social do país são mais importantes que algumas décimas de superavit para mostrar em Bruxelas”.

“Estas escolhas têm tudo a ver com as opções e com os compromissos que serão feitos em sede de debate orçamental”, considerou o bloquista, vincando que “é, por isso, muito significativo que o Presidente da República, neste momento em que se debate o Orçamento do Estado para 2020, tenha recordado todos os atores envolvidos“.

Também o PCP, que não recebeu a mensagem de Marcelo com grande entusiasmo, tentou tirar algum proveito do recado. “O diálogo só é útil se servir para alguma coisa, para prosseguir políticas de avanço e não de estagnação ou retrocesso”, disse Rui Fernandes.

Até agora, frisou o dirigente comunista, o processo de negociação com o PS limitou-se a ser a apresentação de propostas por parte do PCP e a “espera por respostas” do Governo.

O PAN elogiou o discurso do Presidente da República, destacando a a importância do Governo dialogar com os partidos de oposição.

Os socialistas, pela voz de Carlos César, já fizeram saber que o PS entendeu “muito bem” a mensagem de Marcelo. “Entendemos muito bem o apelo do Presidente em um Governo mais forte e dialogante e numa oposição mais forte e mais construtiva”.

PS e Governo, garantiu Carlos César, têm levado a cabo “contactos” e, na próxima sexta-feira, haverá “ronda de conversações com os partidos com que o PS tem privilegiado o diálogo”. “Confiamos que desse diálogo resulte”.

A mensagem de Marcelo está em linha com o que já tinha noticiado o semanário Expresso, que dava conta há duas semanas que o Presidente prefere um orçamento aprovado à esquerda, evitando assim soluções mais criativas para a aprovação do OE2020 – PS, Livre, PSD/Madeira e PAN, por exemplo – e o “pântano governamental”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O discurso do Sr. Presidente pediu mais e melhor do mesmo! No que respeita aos desejos e expectativas dos portugueses tudo foi parar à esfera de responsabilidade da “D.Esperança”. Se isto não é de facto um zero absoluto é pelo menos uma aproximação infinitesimal desse valor.

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …