Médicos de Saúde Pública admitem 2 mil casos diários (e novo confinamento)

Hugo Delgado / Lusa

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, disse, em entrevista à Renascença, que, em breve, Portugal estará a registar mais de dois mil casos por dia e admite mesmo um novo confinamento.

Em entrevista à Renascença, Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, diss que a “tendência” aponta para a possibilidade de, em breve, Portugal registar mais de dois mil casos por dia.

“Estamos bastante apreensivos com este contínuo aumento, principalmente com a dificuldade que as unidades estão a ter em conseguir todas as tarefas”, lamentou, acrescentanto que os médicos de saúde pública estão preocupados com a “inexistência de reforços”.

Ricardo Media admitiu mesmo à Renascença a necessidade de um novo confinamento: “Se não houver uma mudança de abordagem, não vejo muitas alternativas. Se não tivermos a capacidade de acolher os doentes, não percebo como podemos controlar a situação”, disse.

Para o responsável, Portugal está as condições de combate à pandemia no Serviço Nacional de Saúde (SNS) idênticas às de março. “O que era preciso ter feito era planear a resposta e dotar o país dessa capacidade. Chegamos agora a outubro e não estamos muito diferentes do que estávamos em março“, assegurou. “Os serviços não foram reforçados, o sistema de informação não melhorou. Não percebo qual é a estratégia”.

“Sinceramente, se a situação continuar a evoluir de forma negativa e atingirmos o limite de resposta de tratamento e começarmos a acumular mortalidade, se não há investimento, se não há recursos a montante para evitar que as pessoas adoeçam, eu não percebo qual é a solução alternativa” a um novo confinamento, confessou à Renascença.

Segundo o médico, vários hospitais já esgotaram a capacidade de internamento e, se a pressão nos internamentos continuar, o país pode ter de tomar medidas mais drásticas.

O primeiro-ministro António Costa frisou no fim de semana passado, um dos piores dias desde que a pandemia começou a alastrar em Portugal, que o país não pode confinar nem voltar ao confinamento realizado em março – posição que tem mantido nos últimos meses.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O costa e toda a CAmbada está neste momento á a pensar nas eleições. Querem eles lá saber das condições saúde do povo. Para os politicos o Povo não vale Nada.

  2. Ó Mora, estou certo de que é só o PS que está a pensar nas eleições, ahahah… É uma coisinha que só costuma dar a um partido! Você é que deve estar preocupado que o seu clube ideológico perca. Deve estar mais preocupado do que o PS.

  3. Confinem, confinem e depois contabilizem as pessoas que morreram por causa da recessão económica e de um SNS sem dinheiro. Confinamento só fez sentido no primeiro surto. Agora já houve tempo para preparar o SNS para um segundo surto… Ou não houve? Ou estiveram a pensar como íam desviar os dinheiros que pouparam com as pessoas todas que não usaram o SNS? Ou andam a gastar o dinheiro em Apps para controlar a malta e invadir privacidade? Ou estão a ver se arranjam mais proibições impossíveis de cumprir para arrecadar milhões em multinhas?

  4. O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

    Existe muita boa gente que são da opinião que o famigerado viris covid19 tem origem na China, não me acredito. Quando alguém pensa criar semelhante praga antes, precavesse de criar o anti vírus, não vá o próprio também ser apanhado na curva e contrair o bichinho, e depois?
    O que me preocupa é se o referido bichinho (covid19 e outros) é de origem natural. O homem tem feito e continua a fazer tão mal à natureza e ainda ninguém pensou ou estudou os efeitos e consequências de tão nefastos procedimentos, cujas marcas poderão dar origem á destruição dos ecossistemas. Por favor não brinquem com a natureza.

    05/05/2015 – Esgota-se o tempo e o ANIMAL PENSANTE, ávido de poder, continua a não ver e saber interpretar os sinais que nos são enviados.

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …