Médicos de Saúde Pública admitem 2 mil casos diários (e novo confinamento)

Hugo Delgado / Lusa

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, disse, em entrevista à Renascença, que, em breve, Portugal estará a registar mais de dois mil casos por dia e admite mesmo um novo confinamento.

Em entrevista à Renascença, Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, diss que a “tendência” aponta para a possibilidade de, em breve, Portugal registar mais de dois mil casos por dia.

“Estamos bastante apreensivos com este contínuo aumento, principalmente com a dificuldade que as unidades estão a ter em conseguir todas as tarefas”, lamentou, acrescentanto que os médicos de saúde pública estão preocupados com a “inexistência de reforços”.

Ricardo Media admitiu mesmo à Renascença a necessidade de um novo confinamento: “Se não houver uma mudança de abordagem, não vejo muitas alternativas. Se não tivermos a capacidade de acolher os doentes, não percebo como podemos controlar a situação”, disse.

Para o responsável, Portugal está as condições de combate à pandemia no Serviço Nacional de Saúde (SNS) idênticas às de março. “O que era preciso ter feito era planear a resposta e dotar o país dessa capacidade. Chegamos agora a outubro e não estamos muito diferentes do que estávamos em março“, assegurou. “Os serviços não foram reforçados, o sistema de informação não melhorou. Não percebo qual é a estratégia”.

“Sinceramente, se a situação continuar a evoluir de forma negativa e atingirmos o limite de resposta de tratamento e começarmos a acumular mortalidade, se não há investimento, se não há recursos a montante para evitar que as pessoas adoeçam, eu não percebo qual é a solução alternativa” a um novo confinamento, confessou à Renascença.

Segundo o médico, vários hospitais já esgotaram a capacidade de internamento e, se a pressão nos internamentos continuar, o país pode ter de tomar medidas mais drásticas.

O primeiro-ministro António Costa frisou no fim de semana passado, um dos piores dias desde que a pandemia começou a alastrar em Portugal, que o país não pode confinar nem voltar ao confinamento realizado em março – posição que tem mantido nos últimos meses.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O costa e toda a CAmbada está neste momento á a pensar nas eleições. Querem eles lá saber das condições saúde do povo. Para os politicos o Povo não vale Nada.

  2. Ó Mora, estou certo de que é só o PS que está a pensar nas eleições, ahahah… É uma coisinha que só costuma dar a um partido! Você é que deve estar preocupado que o seu clube ideológico perca. Deve estar mais preocupado do que o PS.

  3. Confinem, confinem e depois contabilizem as pessoas que morreram por causa da recessão económica e de um SNS sem dinheiro. Confinamento só fez sentido no primeiro surto. Agora já houve tempo para preparar o SNS para um segundo surto… Ou não houve? Ou estiveram a pensar como íam desviar os dinheiros que pouparam com as pessoas todas que não usaram o SNS? Ou andam a gastar o dinheiro em Apps para controlar a malta e invadir privacidade? Ou estão a ver se arranjam mais proibições impossíveis de cumprir para arrecadar milhões em multinhas?

  4. O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

    Existe muita boa gente que são da opinião que o famigerado viris covid19 tem origem na China, não me acredito. Quando alguém pensa criar semelhante praga antes, precavesse de criar o anti vírus, não vá o próprio também ser apanhado na curva e contrair o bichinho, e depois?
    O que me preocupa é se o referido bichinho (covid19 e outros) é de origem natural. O homem tem feito e continua a fazer tão mal à natureza e ainda ninguém pensou ou estudou os efeitos e consequências de tão nefastos procedimentos, cujas marcas poderão dar origem á destruição dos ecossistemas. Por favor não brinquem com a natureza.

    05/05/2015 – Esgota-se o tempo e o ANIMAL PENSANTE, ávido de poder, continua a não ver e saber interpretar os sinais que nos são enviados.

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …