Médicos de Saúde Pública admitem 2 mil casos diários (e novo confinamento)

Hugo Delgado / Lusa

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, disse, em entrevista à Renascença, que, em breve, Portugal estará a registar mais de dois mil casos por dia e admite mesmo um novo confinamento.

Em entrevista à Renascença, Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos da Saúde Pública, diss que a “tendência” aponta para a possibilidade de, em breve, Portugal registar mais de dois mil casos por dia.

“Estamos bastante apreensivos com este contínuo aumento, principalmente com a dificuldade que as unidades estão a ter em conseguir todas as tarefas”, lamentou, acrescentanto que os médicos de saúde pública estão preocupados com a “inexistência de reforços”.

Ricardo Media admitiu mesmo à Renascença a necessidade de um novo confinamento: “Se não houver uma mudança de abordagem, não vejo muitas alternativas. Se não tivermos a capacidade de acolher os doentes, não percebo como podemos controlar a situação”, disse.

Para o responsável, Portugal está as condições de combate à pandemia no Serviço Nacional de Saúde (SNS) idênticas às de março. “O que era preciso ter feito era planear a resposta e dotar o país dessa capacidade. Chegamos agora a outubro e não estamos muito diferentes do que estávamos em março“, assegurou. “Os serviços não foram reforçados, o sistema de informação não melhorou. Não percebo qual é a estratégia”.

“Sinceramente, se a situação continuar a evoluir de forma negativa e atingirmos o limite de resposta de tratamento e começarmos a acumular mortalidade, se não há investimento, se não há recursos a montante para evitar que as pessoas adoeçam, eu não percebo qual é a solução alternativa” a um novo confinamento, confessou à Renascença.

Segundo o médico, vários hospitais já esgotaram a capacidade de internamento e, se a pressão nos internamentos continuar, o país pode ter de tomar medidas mais drásticas.

O primeiro-ministro António Costa frisou no fim de semana passado, um dos piores dias desde que a pandemia começou a alastrar em Portugal, que o país não pode confinar nem voltar ao confinamento realizado em março – posição que tem mantido nos últimos meses.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O costa e toda a CAmbada está neste momento á a pensar nas eleições. Querem eles lá saber das condições saúde do povo. Para os politicos o Povo não vale Nada.

  2. Ó Mora, estou certo de que é só o PS que está a pensar nas eleições, ahahah… É uma coisinha que só costuma dar a um partido! Você é que deve estar preocupado que o seu clube ideológico perca. Deve estar mais preocupado do que o PS.

  3. Confinem, confinem e depois contabilizem as pessoas que morreram por causa da recessão económica e de um SNS sem dinheiro. Confinamento só fez sentido no primeiro surto. Agora já houve tempo para preparar o SNS para um segundo surto… Ou não houve? Ou estiveram a pensar como íam desviar os dinheiros que pouparam com as pessoas todas que não usaram o SNS? Ou andam a gastar o dinheiro em Apps para controlar a malta e invadir privacidade? Ou estão a ver se arranjam mais proibições impossíveis de cumprir para arrecadar milhões em multinhas?

  4. O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade. (Albert Einstein)

    Existe muita boa gente que são da opinião que o famigerado viris covid19 tem origem na China, não me acredito. Quando alguém pensa criar semelhante praga antes, precavesse de criar o anti vírus, não vá o próprio também ser apanhado na curva e contrair o bichinho, e depois?
    O que me preocupa é se o referido bichinho (covid19 e outros) é de origem natural. O homem tem feito e continua a fazer tão mal à natureza e ainda ninguém pensou ou estudou os efeitos e consequências de tão nefastos procedimentos, cujas marcas poderão dar origem á destruição dos ecossistemas. Por favor não brinquem com a natureza.

    05/05/2015 – Esgota-se o tempo e o ANIMAL PENSANTE, ávido de poder, continua a não ver e saber interpretar os sinais que nos são enviados.

RESPONDER

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …