Médicos do Santa Maria vão utilizar hospitais privados para operar 500 doentes

Mário Cruz / Lusa

Hospital de Santa Maria, Lisboa

O Centro Hospitalar Lisboa Norte assinou protocolos com cinco unidades do setor privado e social, que permitem que os doentes sejam operados pelos seus cirurgiões fora do centro hospitalar.

O Centro Hospitalar Lisboa Norte – ao qual pertencem os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente – assinou protocolos com cinco unidades do setor privado e social. Os protocolos permitem que os doentes sejam operados pelos seus cirurgiões fora do centro hospitalar.

De acordo com o Público, o plano prevê que até ao final de janeiro possam ser operados um máximo de 500 doentes que estão em lista de espera de várias especialidades. As primeiras cirurgias neste modelo estão programadas para esta quarta-feira, com a realização de cirurgias a sete doentes.

“O objetivo deste projeto não é tanto evitar que a lista de espera cresça, porque mesmo em pandemia temos conseguido diminuir a lista – no início do ano tínhamos dez mil doentes em lista e temos agora oito mil -, mas é fazer com que o tempo de espera não se alargue. Queremos tentar esse efeito negativo que se fez sentir na primeira fase da pandemia”, explicou o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) Daniel Ferro ao Público.

O tempo de espera é variável de acordo com as prioridades e as especialidades, mas a média geral está nos seis meses.

Para os protocolos assinados, o CHLN teve como referência os montantes que o SNS paga aos hospitais públicos pelos mesmos cuidados. Dos sete principais hospitais privados e do setor social ouvidos em Lisboa, cinco aceitaram a proposta, revela o diário.

Os doentes que vão ser operados são considerados casos não prioritários, ou seja a espera não implica risco de vida mas tem um impacto na qualidade da mesma. Os casos urgentes e prioritários são operados no centro hospitalar.

“Se não fosse esta alternativa teríamos perto de 500 doentes que não seriam já operados com risco de se degradar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias. Só os cirurgiões do centro hospitalar irão a estes hospitais protocolados. As restantes equipas e tudo o que é necessário será assegurado por essas unidades”, explicou Daniel Ferro.

Se se revelar necessário, os protocolos poderão ser renovados.

Recorde de horas extra no SNS

Os profissionais do SNS já bateram recordes de horas extraordinárias: segundo dados do Portal do SNS, consultados pelo Público, entre janeiro e novembro de 2020 já se realizaram cerca de 15,4 milhões de horas extraordinárias, um total que já ultrapassa em mais 860.344 horas o valor registado no ano passado, quando, no final do ano, os profissionais de saúde tinham realizado um total de 14,5 milhões de horas extra.

O diário escreve que nunca desde 2014 o número total de horas de trabalho suplementar no SNS registou um valor tão alto.

Para os representantes de médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde “este número não é uma surpresa” e traduz a “falta de uma política de contratação e de retenção” de profissionais no serviço público, que a exigência da pandemia deixou ainda mais evidente.

Nos primeiros 11 meses do ano, os profissionais de saúde fizeram mais dois milhões de horas extra (mais 15,45%), quando comparado com o mesmo período de 2019.

Em relação a novembro deste ano, fizeram-se 1,5 milhões de horas de trabalho extraordinário, um crescimento de 4,8% comparado com o mês anterior. O pico anual foi atingido em junho, com pouco mais de 1,7 milhões de horas suplementares.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …