Médico de família para todos até ao final do próximo ano “é a prioridade”

Portugal.gov.pt

Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde.

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, disse que a prioridade é garantir médico de família a todos os cidadãos até ao final do próximo ano. Atualmente há mais de 700 mil pessoas sem médico de família.

Numa entrevista concedida ao jornal Público, a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte prevê que seja possível garantir um médico de família a todos os cidadãos até ao final de 2020. Isto porque o saldo entre novos médicos e aqueles que se estão a reformar é bastante positivo.

Raquel Duarte revelou que o modelo de constituição de Unidades de Saúde Familiar (USF) e a forma de remuneração estão a ser avaliadas e relembrou que “não há cidadãos de primeira e de segunda” e que o objetivo primário é “a saúde da população”.

Com mais de 700 mil pessoas sem médico de família, o objetivo do Governo passa agora por alargar os modelos de USF A, com incentivos institucionais, e de USF B, com incentivos financeiros por desempenho.

“Eu acredito no modelo USF e acredito que, particularmente os mais jovens que fazem formação neste modelo, vão querer replicá-lo e isso vai ter o efeito de contágio”, defendeu a secretária de Estado da Saúde, e explicou que mais do que a estrutura em si, “a cobertura de médico de família é que é a prioridade“.

Raquel Duarte alertou ainda para algumas discrepâncias no território nacional, no qual o Norte está muito bem, mas zonas como Lisboa e Algarve têm uma maior falta de médicos de família.

No entanto, a secretária de Estado mostra-se otimista e diz que “se, no concurso lançado esta quinta-feira, os cerca de 400 médicos de família ficarem todos — e se cada um tiver uma lista de cerca de 1900 utentes —, conseguimos cobrir toda a população“.

Em sentido contrário, “há um pico de reformas“. Este ano serão 200 e no próximo ano calcula-se que sejam cerca de 300. Contudo, com a entrada de 400 médicos por ano, prevê-se que a cobertura de toda a população por médicos de família “seja conseguida no final de 2020, se não houver grandes perturbações”.

A secretária de Estado da Saúde foi ainda confrontada pelo facto de 40% dos país não estar coberto por Unidades de Saúde Familiar, apesar de o Governo ter instituído quotas anuais para a criação de USF. Raquel Duarte explicou que está a ser feita uma “avaliação da estratégia” e que “as quotas vão sendo ajustadas”.

Além disso, destacou que o compromisso de chegar às cem USF até ao fim da legislatura vai ser cumprido e ultrapassado — terão 103 por todo o país. Adicionalmente, Duarte assegura que a diferença de remuneração entre as USF A e B será revisto e reavaliado com cuidado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …