É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns.

No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público em geral para que as pessoas parem de usar máscaras faciais médicas para se protegerem do novo coronavírus.

A verdade é que, em todo o mundo, milhões de pessoas têm feito uma corrida às farmácias para comprar máscaras médicas, causando uma escassez global que tem preocupado os profissionais de saúde, que precisam deste equipamento de proteção para executar o seu trabalho com segurança.

Os Estados Unidos também estão a braços com esta escassez de equipamento médico. Numa tentativa de acalmar esta procura desenfreada por máscaras, Jerome Adams ensinou os norte-americanos a fazer a sua própria “cobertura de rosto” usando uma camisola velha e elásticos.

De acordo com o Mashable, basta apenas seguir alguns passos para que as pessoas consigam fabricar em casa os seus próprios equipamentos de proteção social, explicou o responsável num vídeo divulgado na sexta-feira pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

O vídeo surge depois de o CDC ter recomendado que os norte-americanos usassem máscaras de revestimento de pano, de modo a colmatar a escassez de máscaras faciais necessárias para proteger médicos, enfermeiros, e outras profissionais que se encontram na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Para fazer a máscara basta usar um cachecol velho, uma bandana ou, até, uma t-shirt. No caso desta última, terá de cortar as mangas para ficar com um retângulo de tecido. Depois, dobre a parte inferior até ao meio e faça o mesmo com a parte superior. Para reforçar a sua máscara, repita o mesmo passo, dobrando as partes inferior e superior até ao meio.

Nas pontas, coloque um elástico e dobre cada um dos lados para dentro. Em poucos segundos, e sem grande esforço, tem a sua máscara de tecido pronta a usar.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA está a aconselhar o uso de revestimentos faciais de pano durante a pandemia de coronavírus. Aliás, o organismo referiu, inclusivamente, que as máscaras de pano também são muito importantes para quem não apresenta qualquer sintoma.

“O vírus pode espalhar-se entre pessoas que interagem muito próximas umas das outras, mesmo que essas pessoas não apresentem sintomas”, escreveu o CDC no site oficial. “À luz desta evidência, o CDC recomenda o uso de coberturas de rosto de pano em locais públicos, onde as medidas de distanciamento social são difíceis de manter, especialmente em áreas de transmissão comunitária significativa.”

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • Depende obviamente do tecido, o qual deverá ser minimamente poroso e possibilitar a correta respiração, obviamente. O objetivo central da máscara não é impedir que o vírus entre. É impedir que ele saia e infete outros. Obviamente que ao tê-la na cara também está mais protegido face aos toques involuntários que fazemos no rosto diariamente sem nos apercebermos.

      • Então se impede de sair porque é que não impede de entrar?…explica lá essa teoria, ou será que funciona como uma válvula de sentido único?….só não sai, mas pode entrar?…tenho tento quando abrem a boca.

        • Sim, máscaras diferentes têm níveis diferentes protecção. (entrada e saída). Os cirurgiões usam um tipo de máscara que impede a contaminação pelo próprio ao doente. Já se estivermos perante uma situação em que a inalação deve ser filtrada, encontra 3 níveis de protecção. Faça uma pesquisa, protecção FFP1, FFP2 e FFP3, sendo estas últimas as que protegem com uma eficácia de quase 100%. Pense só porque os EPIs, equipamento de protecção individual que agora o pessoal de saúde usa – eles colocam 2 máscaras!. Obrigada pelo seu tempo.

        • Ai Jakim… Jakim…
          Veja o comentário da Luísa de Sousa.
          Hoje em dia tem tudo na internet. Não precisa perguntar aqui. Pode pesquisar e descobrir por si próprio como é que as coisas funcionam e são feitas!

        • Ao impedir as gotículas que são o meio de transporte do vírus na nossa respiração e quando falamos, estamos a evitar a transmissão, mas a utilização da máscara não evita que no contacto com a mascara o virus que é extremamente pequeno, vá passando para dentro da máscara visto que está em contacto com a nossa boca e nariz.

      • Primeiro experimentem (cá em casa já se experimentou e por isso é que comento). Depois contem!
        Se a nós custou o que custou com um tecido relativamente pouco espesso (mas dobrado como consta das instruções divulgadas), imaginem a Tshirt de algodão dobrada daquela maneira como foi apresentada pelo Sr. americano!
        Todas as máscaras são incómodas. Mesmo as de pintura, que são FFFP1, e com válvula, também não são agradáveis e são bem melhores que as caseiras feitas com a Tshirt dobrada.
        Já agora, gostava de saber da eficácia das máscaras feitas com as toalhas dodot (há um video de uma asiática a mostrar como se faz, com duas toalhas dessas).

        • Já fiz a das toalhitas…lavei primeiro 2 toalhitas para tirar o produto que trazem, sequei enrolando-a numa toalha turca limpa e torci. Fiz então os cortes p as orelhas e coloquei. Ótimo… respira-se bem e ñ faz calor… problemazito é que ficamos com cara de múmia pois adere ao rosto.Quanto à permeabilidade ao virús…desconheço a eficácia.

RESPONDER

Epidemiologista sueco admite erros. "Há potencial para melhorar o que fizemos"

O principal epidemiologista da Suécia, Anders Tegnell, admitiu que a sua estratégia para combater a covid-19 resultou em muitas mortes, depois de ter convencido o governo do país a evitar um confinamento. "Se encontrássemos a mesma doença, …

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …