Marques Mendes diz que o Estado português mentiu à União Europeia (e aponta o dedo à ministra da Justiça)

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou este domingo sobre o caso do procurador europeu, as eleições presidenciais e autárquicas e a campanha de vacinação em Portugal.

Em relação ao caso do procurador europeu, Luís Marques Mendes considera que o arranque da presidência portuguesa da União Europeia ficou manchada e “não começa bem”. “A palavra mentira é dura e desagradável. Mas não há outra forma de o dizer. O Estado português mentiu à UE. Uma vergonha”, criticou.

Em causa está a revelação da carta que o Governo português enviou para o Conselho Europeu em novembro do ano passado que mostra que o Executivo deu informações falsas para justificar a escolha do procurador europeu José Guerra em vez de Ana Carla Almeida.

O ex-líder do PSD apontou o dedo à ministra da Justiça Francisca Van Dunem.

“A ministra da Justiça esteve mal. Para quem, como eu, a tem em boa conta, foi uma desilusão. Primeiro, em vez de punir a mentira, está a desculpá-la. Depois, num Ministério que deve ser da legalidade está a pactuar com a falsidade. Finalmente, para quem é magistrada está a dar um mau exemplo e a minar a imagem dos magistrados. Assim, pergunto: perante estes “lapsos”, a Ministra já demitiu o responsável? Já instaurou algum processo disciplinar? E o Ministério Público já abriu inquérito para investigar a falsificação de um documento oficial?”, questionou.

O comentador desafiou os partidos a “criar um inquérito parlamentar para apurar toda a verdade e toda a responsabilidade. Tentar esburacar um bocadinho mais, às tantas, ainda a procissão vai no adro”.

A adversária de Marcelo é a “abstenção”

Em relação às eleições presidenciais, marcadas para 24 de janeiro, Marques Mendes disse que Marcelo Rebelo de Sousa será reeleito, mas que pode ser prejudicado pela abstenção.

“Marcelo Rebelo de Sousa vai ser reeleito e reeleito à primeira volta”, disse o comentador político, acrecentanto que a dúvida é se obterá mais ou menos de 60% dos votos, o que vai ser determinado pelo grande adversário: a abstenção. “Quanto maior, mais pode ser penalizado”.

A outra questão é quem ficará em segundo lugar. “Eu aposto em Ana Gomes”, admitiu.

Em relação às eleições autárquicas, Marques Mendes sugeriu dois candidatos pelo PSD: o antigo comissário europeu Carlos Moedas por Lisboa e o eurodeputado Paulo Rangel pelo Porto.

“Não faço ideia se querem ser ou se vão ser”, disse o comentador, acrescentando que o PSD tem de apostar em “candidatos fortes”, classificando, por exemplo, Moedas como uma figura “competente, prestigiada e credível”. “O PSD tem todas as condições para recuperar, sobretudo se apostar em candidatos fortes. Nas autárquicas, contam mais as pessoas do que os partidos”.

Por outro lado, o ex-líder do PSD afirmou que o PS vai ganhar as eleições autárquicas. “O PS vai voltar a ganhar as eleições autárquicas. Tem uma grande folga”, assumiu.

Sobre a possibilidade de haver uma crise política, Marques Mendes disse achar “possível mas não me parece provável”. “O PCP pode muito bem voltar a viabilizar o Orçamento. Se falhar as autárquicas, porque tem medo de ser penalizado se houver eleições antecipadas. Se lhe correrem bem as autárquicas, porque fica com maior margem de manobra. E do lado da oposição ainda não se vê alternativa”, atirou.

Em relação à primeira fase de vacinação contra a covid-19, Marques Mendes reconheceu  que está a correr bem, mas deixou críticas ao “exagero” na presença de ministros.

“Ministra e secretário de Estado exageraram nas presenças em hospitais e televisões. Uma vez, duas vezes, percebe-se. Mais do que isso é overdose, ridículo e provinciano”, criticou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …