Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março.

Segundo o comentador, o plano que vai ser apresentado na reunião do Infarmed esta segunda-feira é “um guia para o desconfinamento”, que “define cinco níveis de confinamento” e “aplica-se aos próximos seis meses”.

Marques Mendes revelou que “vamos mesmo começar a desconfinar já no dia 15, um desconfinamento pequeno, suave, limitado” e vão reabrir os setores relativamente aos quais “há um consenso já: creches, pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico”.



A “abertura do pequeno comércio, barbeiros, cabeleireiros e comércio de bairro” ainda está em “reflexão.” O Correio da Manhã avançou no domingo que o comércio local — lojas com porta aberta para a rua até uma área de 200 metros quadrados — poderão ser os primeiros a abrir, a 17 de março, mas com limitação no número de clientes, uso de máscara obrigatório e disponibilização de álcool-gel.

Já quanto aos cabeleireiros e barbeiros, o CM adianta que não deverão ser abrangidos por apresentaram maior risco de contágio. Da mesma forma, restaurantes também deverão ficar só para maio.

Já os “restaurantes e os outros graus de ensino” (do primeiro ciclo para cima) só deverão abrir “depois da Páscoa”. Em relação ao fim-de-semana prolongado da Páscoa, Marques Mendes antecipou que haverá “proibição de circulação entre concelhos“.

Segundo o comentador, o plano da autoria de Óscar Felgueiras e Raquel Duarte prevê que “haverá um calendário indicativo de reabertura para o futuro” e que “decisões de alterações só de 15 em 15 dias”. Este plano terá pistas para os próximos seis meses.

Além deste plano, Marques Mendes disse que será apresentado também um outro plano para confinar, que serão regras e medidas a aplicar em confinamentos futuros — caso venha a ser necessário. O trabalho, da autoria de Manuel Carmo Gomes e Baltazar Nunes, tem “orientações para o futuro” – e não para o confinamento atual.

“Segundo apurei, amanhã, a reunião no Infarmed vai ser diferente do habitual, vai ser mais conclusiva do que descritiva”, acrescentou.

A 17.ª apresentação da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal vai decorrer na manhã desta segunda-feira no auditório do Infarmed, em Lisboa, novamente em formato de videoconferência.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …