Mário Soares em coma profundo

António José / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-Presidente da República está em “coma profundo” e continua em “estado muito crítico”, adiantou esta segunda-feira o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Segundo o novo boletim clínico desta segunda-feira, lido pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, Mário Soares continua com o prognóstico muito reservado.

Em declarações aos jornalistas, José Barata adiantou que o antigo Presidente da República está em “coma profundo” e a situação mantém-se “muito crítica”.

“Não reage a estímulos externos”, declarou. “Continua a respirar normalmente, sem qualquer apoio técnico mas o seu estado de consciência é grave”.

O responsável acrescentou, por isso, que o histórico fundador do PS vai manter-se na unidade de cuidados intensivos do hospital.

Este domingo, a atualização do boletim clínico indicava que Mário Soares tinha registado “uma regressão muito significativa do estado de consciência“.

Depois de uma melhoria registada no passado dia 20, o estado clínico do ex-Presidente agravou-se subitamente este último sábado.

O médico Eduardo Barroso, sobrinho do antigo chefe de Estado, já tinha afirmado que o problema do tio “não se prende com questões físicas” mas sim “com uma questão de foro cognitivo”. Mário Soares “já não é o mesmo há algum tempo”, declarou.

O antigo Presidente da República está internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, desde o passado dia 13.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Com todo o respeito pela saúde do senhor, pelo que fez de bem e de mal, será que ninguém explica ao porta voz do hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, que deverá de falar do Senhor, do Doutor, do Ex-presidente e nunca no Presidente Mário Soares como faz em todos os comunicados. Espero que entretanto não aconteça nada ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, porque aí vamos ter um problema de hierarquias dos comunicados.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …