Mário Soares com regressão significativa do estado de consciência

A evolução do estado clínico do antigo Presidente da República Mário Soares registou hoje “uma regressão muito significativa do estado de consciência”, disse o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde está internado.

Segundo José Barata, que falava aos jornalistas às 13:00, esta regressão é “muito preocupante”.

Embora Mário Soares se mantenha sem necessidade de suporte técnico às funções vitais, não reage a alguns estímulos, adiantou a mesma fonte.

Depois de uma melhoria registada no passado dia 20, o estado clínico do ex-presidente da República agravou-se subitamente este sábado.

O antigo chefe de Estado continua na unidade de cuidados intensivos, para onde foi transferido “na sequência do episódio agudo registado na manhã deste sábado”, disse o porta-voz, escusando-se a adiantar quaisquer outros detalhes.

O médico Eduardo Barroso, sobrinho de Mário Soares, afirmou entretanto este domingo, em declarações à TVI 24, que Mário Soares “já não é o mesmo há algum tempo, e que o seu problema não se prende com questões físicas, sendo uma questão de foro cognitivo.

Terá sido uma “pequena hemorragia” a causa do agravamento do estado de saúde do antigo presidente da República.

“Está tudo a funcionar muito bem, o rim, o fígado, os pulmões, mas o tio já não é o tio Mário Soares há muitos meses, porque o que importa é a cabeça e falta interação cognitiva“, disse Barroso.

ZAP // Lusa / TVI 24

PARTILHAR

RESPONDER

Atlético ganhou a corrida. João Félix vai para Madrid

João Félix deverá rumar ao Atlético de Madrid. Segundo escreve a imprensa desportiva esta terça-feira, os colchoneros adiantaram-se na corrida pelo avançado de 19 anos e estarão mesmo dispostos a bater a cláusula de 120 …

Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

É uma "guerra" que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o …

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …

Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos. O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os …