Mário Soares internado com “quadro de agravamento do estado geral”

José Goulão / Wikimedia

O ex-presidente da República, Mário Soares

O ex-presidente da República, Mário Soares

O antigo Presidente da República está desde a madrugada desta terça-feira “em observação” no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Mário Soares foi na madrugada de hoje levado para o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontra “em observação”, disseram à Lusa fontes hospitalar e do seu círculo de amigos.

A mesma fonte do círculo pessoal definiu o estado de saúde de Mário Soares como “estacionário”. À TSF, o gabinete de imprensa do hospital avançou que o ex-Presidente da República se encontra a fazer exames médicos.

Contactado pela mesma rádio, um amigo próximo confirmou que o seu estado de saúde se agravou no último mês. O fundador do PS celebrou na semana passada, no dia 7 de dezembro, 92 anos de idade.

O presidente da República visitou Mário Soares no regresso de Nova Iorque, onde assistiu à tomada de posse de António Guterres como novo Secretário Geral das Nações Unidas.

Segundo fonte da Presidência da república, Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Lisboa perto das 11:30 e seguiu directamente para o Hospital da Cruz Vermelha.

“Quadro de agravamento do estado geral”

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha disse, entretanto, ao fim da manhã, que não está “ainda estabelecido um diagnóstico definitivo” de Mário Soares, que entrou esta madrugada naquela unidade de saúde de Lisboa “com um quadro de agravamento do seu estado geral”.

“O doutor Mário Soares deu entrada esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha com um quadro de agravamento do seu estado geral. Decorrem avaliações da sua situação clínica, não estando ainda estabelecido um diagnóstico definitivo”, disse aos jornalistas José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, às 13:10.

Segundo José Barata, “o Hospital da Cruz Vermelha está a acompanhar com preocupação o evoluir da situação”.

“O doutor Mário Soares e a sua família agradecem a preocupação de todos neste momento delicado”, referiu ainda.

“Não está consciente”

O médico e sobrinho de Mário Soares, Eduardo Barroso, disse que o antigo Presidente “não está consciente”, sublinhando os 92 anos de um homem fragilizado.

“São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher”, disse à saída do hospital.

O sobrinho de Mário Soares adiantou que o antigo Presidente da República revelou ainda que o médico que o está a acompanhar lhe disse que “se calhar o iam pôr no quarto” porque “não vai precisar de cuidados intensivos”.

“E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação”, disse apenas, acrescentando que “qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave”.

Eduardo Barroso adiantou ainda que as TAC (Tomografia Axial Computorizada) às quais Mário Soares foi sujeito deram todas resultado negativo, o que é um “grande alívio”.

“A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente”, admitiu.

O médico recordou o episódio de quando Marcelo Rebelo de Sousa quis ir visitar o antigo chefe de Estado depois da sua eleição.

“Eu fui preparar essa visita e a reação dele foi: “mas quem és?”, mesmo para mim”, relatou, o que dá conta das “alterações do estado de consciência”.

Para Eduardo Barroso “são 92 anos muito vividos, mas com uma grande queda nos últimos tempos”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. A JUSTIÇA DIVINA TARDA…MAS CHEGA!!!!
    TÁ DEVENDO DESDE O DIA EM QUE PISOU A BANDEIRA PORTUGUESA EM PARIS…
    QUE VÁ COM TANTO OU MAIS SOFRIMENTO QUE CAUSOU A MILHARES DE PORTUGUESES VERDADEIROS…

  2. Nunca desejei mal a ninguém, mas pelo mal que ele e outros causaram a milhares de Portugueses, e a mim em particular, quero que parta o mais rápido possível e que dê pouca despesa.

  3. A JUSTIÇA DIVINA TARDA…MAS CHEGA!
    JÁ VAI TARDE, DEVE IR DEVAGARINHO PARA TER MUITO SOFRIMENTO E SABER O QUE FEZ PASSAR A MILHARES DE PORTUGUESES VERDADEIROS E AMANTES DA SUA PÁTRIA QUE “essa coisa” HUMILHOU QUANDO ESPEZINHOU A BANDEIRA PORTUGUESA EM PARIS.
    SERÁ QUE VAI CONSEGUIR VENDER O INFERNO…COMO VENDEU PORTUGAL?
    …espero que agora não seja sensurado…

  4. Parece-me que desta é que o chulo-maior vai passar o Natal à terra. Já não é sem tempo. Já lhe deve 92 anos. São mordomias que o Estado deixa de pagar. A seguir que vá o mamão do jorginho!!!

  5. Gostava que este senhor dissesse ao médico que o está a tentar curar, o mesmo que disse ao agente de autoridade que mandou parar o autocarro… “Ó Sr. guarda, desapareça, e diga ao seu colega para desaparecer, não queremos policias…”.

  6. Até que enfim!!!
    Que este chulo oportunista, paraquedista e déspota está a pagar a factura de tanto mal
    que causou a muitos portugueses.
    Só é pena que este pagamento tenha sido atrasado durante tantos anos.
    E mais.
    A sua sepultura tem que ter uma profundidade suficiente para suportar duas toneladas
    de terra para que não possa de modo algum voltar a chular.

  7. Já deve uns valentes anos a cova e muitos milhões de milhões ao país. Que vá e que nunca mais volte nenhum de tal raça!

  8. Excepção feita aos dois comentários cimeiros, os restantes são o espelho de uma f(r)acção de um povo miserável de espírito, sem valores morais, mesquinho e mal formado. Que grandes imbecis.

    • Se quer descrever virtudes e defeitos, repare que a pessoa fulcral desta noticia não goza de boas virtudes. De prepotente, déspota, valore morais reduzidos ou até inexistentes, que gozava de uma vida de lorde, um senhor que até desprezou a bandeira desta nação, acho que não merece consideração dos Portugueses. Esqueça a côr politica. O que está aqui em causa é a pessoa.
      A maior alegria é deixar de pagar 500 mil euros por ano a este “senhor”, para o qual contribuo com os meus impostos.
      Não se preocupe que lhe daremos uma rua ou avenida. As placas estão em conta, dou isso de barato.
      Espero que ninguém se lembre de o transladar para o panteão…

      • Caro senhor
        Acima do gostar ou não gostar da pessoa pelos seus ideais politicos, pelo que fez de bem ou de mal na politica, está um ser humano.
        Este homem, goste-se ou não, é uma referência da democracia portuguesa, por certo com as suas imperfeições mas, qual a democracia no Mundo que é perfeita? Nenhuma. E não há nenhuma porque qualquer ideologia politica é aplicada por humanos, todos eles com as suas imperfeições.
        Só concebo dois tipos de pessoas com um mesquinho “ódio de morte” a este homem, os Salazaristas puros, e os que estando nas ex-colónias, tiveram de abandonar tudo e vir embora.
        O que sei é que, enquanto uns se preocupam porque, com a descolonização apressada ( imposta também por outros países para nos ajudarem financeiramente ) perderam o seu património material, eu, português de gema, nascido e criado aqui no meu Portugal, perdi um dos meus bens mais preciosos e sem preço, o meu QUERIDO PAI. O meu pai morreu em combate, enviado para africa, para salvaguardar os interesses de alguns preocupados em salvar as suas fortunas materiais, ou seja, dinheiro e bens. Para combate, iam os ” desgraçados” daqui, muitos sem saber pró que iam. Chegados lá eram mandados pró mato e os “lordes” do poder, ficavam no conforto dos quartéis a encher o KU, com comissões de “serviço”, bem longe do perigo real.
        Descolonização mal feita? Por certo que sim mas, quantas vidas, quantos pais, maridos, filhos, foram salvos com essa descolonização? Para muitos Salazaristas de m.e.r.d.a, bem como gentinha de direita da mais ressabiada, acabou-se o “bem bom” mas não se acabou em combate, por uma causa de outros, a vida dos seus parentes.
        A minha mãe foi uma corajosa mulher que deu tudo por mim e pelo meu irmão. Somos ambos licenciados, doutorados e empresários.
        Espero que o ZAP publique o meu comentário. É um comentário, um grito de revolta, contra as manifestações mais despreziveis, mesquinhas e egoístas que aqui li. Muitos, coitados, nem devem saber do que estão a falar, apenas fazendo-o pelo que “ouviram” ou leram ou pior, lhes impingiram pelos olhos dentro.
        Voltando á pessoa Mario Soares, aceitando os defeitos de ser humano que qualquer um de nós tem, desejo-lhe as melhoras.

      • Mas onde foste buscar essa parvoíce de “desprezou a bandeira desta nação”? Tenho quase a certeza que nem que ele estivesse bebado ALGUMA VEZ O FARIA!!!

    • Caro (ou cara) Alquimista: Tem toda a razão. Toda a gente sabe o o Dr Mário Soares (o melhor Presidente da República Portuguesa – bem melhor que o actual) tinha os seus defeitos e fez muitos disparates (como Primeiro Ministro. Mas curiosamente, esta gente de extrema direita, (comentadores?) decide mostrar apenas aquilo que le fez de mal (sendo que muitas das afirmações são absolutamente falsas e nojentas) e esqueçe-se daquilo que ele (ele e poucos mais) tanto sacrificou para que fosse conquistado – A Liberdade e a Democracia. Mas parece que este energúmenos não apreciam a liberdade que lhes permite dizer, agora; tamanhos disparates e afirmações injustas e maldosas (sem querer dizer totalmente falsas). Como um comentador disse anteriormente, espero que haja (muitos) mais como ele!

  9. Pena que se diga que está a morrer, é sinal que alguma vez nasceu. Seres como este nunca deveriam de ter nascido. Lamentável ocuparem os telejornais com notícias referentes a este fulano.

    • Compreendo a sua revolta, mas não se esqueça que o Dr Mário Soares fui um dos que lutou para que a censura acabasse. Mesmo a censura sobre disparates! Concordo em absoluto quando diz “O Salazarismo esta bem vivinho!…”

  10. Não simpatizo com este senhor, mas há uma coisa que se chama dignidade é vergonhoso como a comunicação social tem tratado este assunto.

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …