/

Mário Ferreira vai comprar 30% da Media Capital, dona da TVI

DouroAzul / Wikimedia

O empresário português Mário Ferreira, dono da Douro Azul.

A Prisa anunciou esta sexta-feira que assinou um memorando de entendimento com a Pluris Investments, empresa do empresário português Mário Ferreira, tendo em vista a eventual compra até 30,22% da Media Capital, dona da TVI.

“Prisa e Pluris Investments, sociedade portuguesa de Mário Ferreira, assinaram um memorando de entendimento relativo a uma possível operação de aquisição por parte de Pluris de até 30,22% do capital social da subsidiária cotada portuguesa Media Capital SGPS”, refere o grupo espanhol, em comunicado ao regulador de mercado.

Na mesma nota de imprensa, citada Expresso, refere-se que após a operação, serão tomados os passos necessários para que a Pluris tenha “uma representação apropriada (não controladora) no conselho de administração da Media Capital”.

“Apesar de a Prisa continuar como o único acionista de controlo da Media Capital e de não haver um acordo de acionistas entre as partes, a Prisa considera a Plural como o co-investidor ideal na Media Capital dado 1) o seu demonstrado compromisso com Portugal e a sua economia, 2) o compromisso para suportar e assistir a equipa de gestão da Media Capital com os seus conhecimentos financeiros, 3) um historial como investidor responsável e orientado para o crescimento e 4) o seu compromisso e capacidade para providenciar, se necessário, mais fundos para a Media Capital”, diz a Prisa.

A compra desta participação, explicou ao semanário Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, será feita através da holding familiar – o grupo Pluris – que detém juntamente com a mulher e que tem posições em mais de 40 empresas.

“Trata-se de uma participação de 30%, que não afeta o controlo da Prisa (…) O que é importante na nossa entrada é acentuar o cunho português no relançamento de um projeto que já mostrou ter um enorme potencial e, ao mesmo tempo, reforçar a estrutura acionista e de gestão da empresa que, em virtude dos sucessivos processos de aquisição a que esteve sujeita, necessita desse reforço, com brevidade”, detalha em entrevista ao Expresso, que será este sábado publicada na íntegra.

Mário Ferreira aguarda agora “todas as respostas necessárias, em Portugal e em Espanha” de forma a “materializar a aquisição nos próximos dias”.

O jornal Público detalha ainda que Mário Ferreira entrou na fase de “negociação exclusiva” até 15 de maio, sendo o objetivo deste memorando definir “os termos e condições iniciais” da operação, assim como “os passos a seguir para a realização da operação, incluindo os contactos preliminares com as autoridades reguladoras portuguesas”.

Não foram ainda avançados os valores envolvidos no negócio.

A Media Capital detém, entre outros ativos os canais de televisão TVI, a Rádio Comercial, a m80, o Mais Futebol e a produtora Plural.

A venda desta participação surge cerca de um mês depois de a Cofina, que detém o Correio da Manhã e a revista Sábado, ter desistido da compra. Mário Ferreira, recorde-se, era um dos parceiros da Cofina neste negócio que por não se concretizar.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.