Mário Ferreira vai comprar 30% da Media Capital, dona da TVI

DouroAzul / Wikimedia

O empresário português Mário Ferreira, dono da Douro Azul.

A Prisa anunciou esta sexta-feira que assinou um memorando de entendimento com a Pluris Investments, empresa do empresário português Mário Ferreira, tendo em vista a eventual compra até 30,22% da Media Capital, dona da TVI.

“Prisa e Pluris Investments, sociedade portuguesa de Mário Ferreira, assinaram um memorando de entendimento relativo a uma possível operação de aquisição por parte de Pluris de até 30,22% do capital social da subsidiária cotada portuguesa Media Capital SGPS”, refere o grupo espanhol, em comunicado ao regulador de mercado.

Na mesma nota de imprensa, citada Expresso, refere-se que após a operação, serão tomados os passos necessários para que a Pluris tenha “uma representação apropriada (não controladora) no conselho de administração da Media Capital”.

“Apesar de a Prisa continuar como o único acionista de controlo da Media Capital e de não haver um acordo de acionistas entre as partes, a Prisa considera a Plural como o co-investidor ideal na Media Capital dado 1) o seu demonstrado compromisso com Portugal e a sua economia, 2) o compromisso para suportar e assistir a equipa de gestão da Media Capital com os seus conhecimentos financeiros, 3) um historial como investidor responsável e orientado para o crescimento e 4) o seu compromisso e capacidade para providenciar, se necessário, mais fundos para a Media Capital”, diz a Prisa.

A compra desta participação, explicou ao semanário Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, será feita através da holding familiar – o grupo Pluris – que detém juntamente com a mulher e que tem posições em mais de 40 empresas.

“Trata-se de uma participação de 30%, que não afeta o controlo da Prisa (…) O que é importante na nossa entrada é acentuar o cunho português no relançamento de um projeto que já mostrou ter um enorme potencial e, ao mesmo tempo, reforçar a estrutura acionista e de gestão da empresa que, em virtude dos sucessivos processos de aquisição a que esteve sujeita, necessita desse reforço, com brevidade”, detalha em entrevista ao Expresso, que será este sábado publicada na íntegra.

Mário Ferreira aguarda agora “todas as respostas necessárias, em Portugal e em Espanha” de forma a “materializar a aquisição nos próximos dias”.

O jornal Público detalha ainda que Mário Ferreira entrou na fase de “negociação exclusiva” até 15 de maio, sendo o objetivo deste memorando definir “os termos e condições iniciais” da operação, assim como “os passos a seguir para a realização da operação, incluindo os contactos preliminares com as autoridades reguladoras portuguesas”.

Não foram ainda avançados os valores envolvidos no negócio.

A Media Capital detém, entre outros ativos os canais de televisão TVI, a Rádio Comercial, a m80, o Mais Futebol e a produtora Plural.

A venda desta participação surge cerca de um mês depois de a Cofina, que detém o Correio da Manhã e a revista Sábado, ter desistido da compra. Mário Ferreira, recorde-se, era um dos parceiros da Cofina neste negócio que por não se concretizar.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

PSD ouviu empresários em greve de fome e apela a Governo que os receba

O líder do grupo parlamentar do PSD apelou esta quarta-feira ao Governo para que receba os empresários da restauração e da animação noturna em greve de fome em frente ao Parlamento, depois de se ter …

China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações. De …

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …