Mário Centeno já se despediu do Eurogrupo e vai para o Banco de Portugal, assegura Marques Mendes

Stephanie Lecocq / EPA

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu habitual espaço de comentário da SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já comunicou aos seus colegas do Eurogrupo que não se recandidata à presidência do organismo.

De acordo com o comentador político, o governante já terá informado os outros ministros das finanças da zona euro, ainda que de forma informal, de que não estará na corrida.

“Mário Centeno na prática já se despediu no Eurogrupo (…) Em janeiro, numa reunião do Eurogrupo, comunicou de forma informal aos seus colegas ministros das Finanças que não era recandidato a presidente do Eurogrupo”, disse Luís Marques Mendes.

Quanto ao futuro do responsável pela pasta das Finanças no Executivo de António Costa, o comentador não tem dúvidas: Mário Centeno “vai mesmo sair do Governo”, seguindo depois, “daqui a uns meses”, para o Banco de Portugal, onde sucederá a Carlos Costa.

Mário Centeno entregou o seu quinto Orçamento do Estado na semana passada, recusando precisar se o OE2020 seria o seu último. Em entrevista à RTP, disse estar “totalmente focado” nas suas funções governativas, não adiantando mais sobre o seu futuro.

“Neste momento, estou Ministro das Finanças. É exatamente isso que me importa, amanhã continuarei o meu trabalho (…) O até quando, nas nossas vidas, e em particular nestas funções de político é um exercício de adivinhação”, considerou.

Em dezembro, numa entrevista ao semanário Expresso, Mário Centeno deixou a porta aberta ao Banco de Portugal, dizendo não encontrar nenhuma incompatibilidade se de Ministro das Finanças passar a ser Governador do Banco de Portugal (BdP). “Isso está escrito em algum sítio do Tratado?”, questionou.

Não vejo nenhum conflito de interesses. Dou dois exemplos: um dos vice-presidentes do BCE foi ministro das Finanças de Espanha. E o meu colega eslovaco também transitou das Finanças para o banco central. Estou só a dar exemplos”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o minorca corrupto sabe tanto e não sabe que anda a fugir do fisco com milhões em paraisos fiscais? este parece o chegófilo desventura devem ter andado ambos na universidade do verão.

    • Caro mendes ” O minorca corrupto”? …e não sabe que anda a fugir ao fisco com milhões…” De quem está a falar? Quem está a acusar? Tem provas concretas e reais do que escreveu e afirmou? Ou é só conversa fiada? Como leitor fico sem saber a quem se refere e na mesma…

      • Será a este “artista” que ele se refere?:
        -“Negócio de Marques Mendes e Joaquim Coimbra lesa Estado em 773 mil euros”
        -“Marques Mendes apanhado em negócio ilegal de ações”
        -“Vistos Gold: Marques Mendes sabia do esquema de favorecimentos
        Antigo sócio de Miguel Macedo garantiu que o então ministro daria “cobertura política” à empresa que pretendia encaminhar feridos líbios para tratamento em Portugal. Já Marques Mendes, ex líder do PSD, foi apanhado nas escutas a referir-se ao perdão das Finanças a esta empresa investigada nos Vistos Gold.”
        -“Um casal de Cantanhede acusa Marques Mendes, Joaquim Coimbra e Leitão Amaro de terem “sugado recursos financeiros avultados” de duas empresas de energia solar, com a “conivência” de Ângelo Correia, BES e BESI.”
        -“Mulher de Marques Mendes foi adjunta de Álvaro Amaro na secretaria de Estado da Agricultura de Cavaco Silva”
        – etc, etc…
        É só procurar e não faltam casos envolvendo esse rato de esgoto!…

  2. Então não era este meio-metro de advogado mafioso que debitou perolas como:
    “Não há na União Europeia uma única alma a falar da hipótese de Mário Centeno para presidir ao Eurogrupo”
    zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119
    .
    Inicialmente, este rato de esgoto, dizia que o Centeno nunca iria para o Eurogrupo; agora é o primeiro a dizer que ele está de saida…
    Enfim…

    • Quem é o “meio-metro de advogado mafioso a que se refere? “E o rato de esgoto”? Como o tema deste artigo não trata de advogados nem de ratos eu fico na mesma…

      • Andas distraído!…
        Não se percebe logo que me referia a esse advogado/consultor vigarista que faz de conta que é comentador na SIC?
        Um verdadeiro troca-tintas que diz uma coisa e o seu contrário sem qualquer problema de ética/moral!..
        Uma das melhores desse “artista”:
        youtube.com/watch?v=QeQnAsZaiFE

RESPONDER

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …