Mário Centeno já se despediu do Eurogrupo e vai para o Banco de Portugal, assegura Marques Mendes

Stephanie Lecocq / EPA

Luís Marques Mendes disse este domingo no seu habitual espaço de comentário da SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já comunicou aos seus colegas do Eurogrupo que não se recandidata à presidência do organismo.

De acordo com o comentador político, o governante já terá informado os outros ministros das finanças da zona euro, ainda que de forma informal, de que não estará na corrida.

“Mário Centeno na prática já se despediu no Eurogrupo (…) Em janeiro, numa reunião do Eurogrupo, comunicou de forma informal aos seus colegas ministros das Finanças que não era recandidato a presidente do Eurogrupo”, disse Luís Marques Mendes.

Quanto ao futuro do responsável pela pasta das Finanças no Executivo de António Costa, o comentador não tem dúvidas: Mário Centeno “vai mesmo sair do Governo”, seguindo depois, “daqui a uns meses”, para o Banco de Portugal, onde sucederá a Carlos Costa.

Mário Centeno entregou o seu quinto Orçamento do Estado na semana passada, recusando precisar se o OE2020 seria o seu último. Em entrevista à RTP, disse estar “totalmente focado” nas suas funções governativas, não adiantando mais sobre o seu futuro.

“Neste momento, estou Ministro das Finanças. É exatamente isso que me importa, amanhã continuarei o meu trabalho (…) O até quando, nas nossas vidas, e em particular nestas funções de político é um exercício de adivinhação”, considerou.

Em dezembro, numa entrevista ao semanário Expresso, Mário Centeno deixou a porta aberta ao Banco de Portugal, dizendo não encontrar nenhuma incompatibilidade se de Ministro das Finanças passar a ser Governador do Banco de Portugal (BdP). “Isso está escrito em algum sítio do Tratado?”, questionou.

Não vejo nenhum conflito de interesses. Dou dois exemplos: um dos vice-presidentes do BCE foi ministro das Finanças de Espanha. E o meu colega eslovaco também transitou das Finanças para o banco central. Estou só a dar exemplos”.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. o minorca corrupto sabe tanto e não sabe que anda a fugir do fisco com milhões em paraisos fiscais? este parece o chegófilo desventura devem ter andado ambos na universidade do verão.

    • Caro mendes ” O minorca corrupto”? …e não sabe que anda a fugir ao fisco com milhões…” De quem está a falar? Quem está a acusar? Tem provas concretas e reais do que escreveu e afirmou? Ou é só conversa fiada? Como leitor fico sem saber a quem se refere e na mesma…

      • Será a este “artista” que ele se refere?:
        -“Negócio de Marques Mendes e Joaquim Coimbra lesa Estado em 773 mil euros”
        -“Marques Mendes apanhado em negócio ilegal de ações”
        -“Vistos Gold: Marques Mendes sabia do esquema de favorecimentos
        Antigo sócio de Miguel Macedo garantiu que o então ministro daria “cobertura política” à empresa que pretendia encaminhar feridos líbios para tratamento em Portugal. Já Marques Mendes, ex líder do PSD, foi apanhado nas escutas a referir-se ao perdão das Finanças a esta empresa investigada nos Vistos Gold.”
        -“Um casal de Cantanhede acusa Marques Mendes, Joaquim Coimbra e Leitão Amaro de terem “sugado recursos financeiros avultados” de duas empresas de energia solar, com a “conivência” de Ângelo Correia, BES e BESI.”
        -“Mulher de Marques Mendes foi adjunta de Álvaro Amaro na secretaria de Estado da Agricultura de Cavaco Silva”
        – etc, etc…
        É só procurar e não faltam casos envolvendo esse rato de esgoto!…

  2. Então não era este meio-metro de advogado mafioso que debitou perolas como:
    “Não há na União Europeia uma única alma a falar da hipótese de Mário Centeno para presidir ao Eurogrupo”
    zap.aeiou.pt/centeno-esta-deslumbrado-oferecer-ao-eurogrupo-161119
    .
    Inicialmente, este rato de esgoto, dizia que o Centeno nunca iria para o Eurogrupo; agora é o primeiro a dizer que ele está de saida…
    Enfim…

    • Quem é o “meio-metro de advogado mafioso a que se refere? “E o rato de esgoto”? Como o tema deste artigo não trata de advogados nem de ratos eu fico na mesma…

      • Andas distraído!…
        Não se percebe logo que me referia a esse advogado/consultor vigarista que faz de conta que é comentador na SIC?
        Um verdadeiro troca-tintas que diz uma coisa e o seu contrário sem qualquer problema de ética/moral!..
        Uma das melhores desse “artista”:
        youtube.com/watch?v=QeQnAsZaiFE

RESPONDER

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …

Após saída do primeiro-ministro, Macron faz remodelação governamental e muda ministros-chave

O Presidente francês Emmanuel Macron aproveitou a mudança de primeiro-ministro para levar a cabo uma profunda remodelação do seu Governo. Anunciada na segunda-feira, a grande mudança é o novo ministro do Interior, Gérald Darmanin, até …

Marcelo promete ir todas as semanas ao Algarve para "puxar pelo turismo"

O Presidente da República disse esta segunda-feira, no Algarve, que é necessário “olhar para a frente e lutar” para o turismo na região superar as perdas causadas pela exclusão de Portugal do corredor aéreo com …

Portugal sabe a 27 de julho se entra nos corredores aéreos do Reino Unido

A reavaliação da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido, da qual Portugal foi excluído devido aos surtos de covid-19, vai ser feita a 27 de julho, revelou esta segunda-feira o …

Efacec. Estado não vai assumir a dívida de Isabel dos Santos aos bancos

O Conselho de Ministros português aprovou, na quinta-feira, a nacionalização de 71,73% do capital social da Efacec, pertencentes à empresária angolana Isabel dos Santos. Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, defendeu esta terça-feira que o Estado …

China confirma caso de peste negra e anuncia mais um suspeito. É uma jovem de 15 anos

O caso suspeito de peste bubónica na região autónoma da Mongólia Interior já foi confirmado pela China, avança esta terça-feira a emissora britânica BBC, que dá ainda conta de um novo caso em análise. O …