/

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

Rui Ochoa / Presidência da República / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia.

De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai receber seis ex-governantes em Belém ainda esta semana e na próxima para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia de covid-19 em Portugal.

O Presidente da República vai receber Maria de Belém (ex-ministra de António Guterres) e António Correia de Campos (ex-ministro de José Sócrates). Na segunda-feira, será a vez de Luís Filipe Pereira (Governos de Durão Barroso e Santana Lopes) e Ana Jorge (que tutelou a Saúde com Sócrates). Depois, será a vez de Paulo Macedo (ex-ministro da Saúde com Pedro Passos Coelho) e Adalberto Campos Fernandes (que antecedeu Marta Temido à frente da pasta da Saúde no primeiro Governo de António Costa).

No início desta semana, Marcelo recebeu Marta Temido em Belém para tentar chegar a um consenso quanto às medidas que devem ser tomadas para fazer face à covid-19, numa altura em que os casos de infeção diários atingem valores superiores aos do início da pandemia.

Marcelo está preocupado com o facto de haver dois grupos de opinião: os que pedem medidas mais radicais e os que se preocupam com a economia e a situação económico-social. Há ainda um terceiro grupo, mais pequeno, que está preocupado com as restrições de liberdades. Perante este cenário, o Presidente vai exigir uma resposta comum.

Depois de dar a prioridade à Saúde, Marcelo vai virar-se para a Economia e irá receber os parceiros económicos e sociais em Belém.

Na segunda-feira, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, criticou a ministra da Saúde e elogiou o Presidente  por ter decidido reunir com representantes de várias instituições e especialistas de saúde no âmbito da pandemia.

“O Presidente da República decidiu e na minha opinião bem – aliás congratulo-o por isso –, de ouvir algumas instituições e algumas pessoas ligadas à Saúde como o ex-ministro da Saúde. Ou seja, o senhor Presidente está a fazer aquilo que a senhora ministra da Saúde devia ter feito e não fez”, afirmou Miguel Guimarães, em declarações à RTP3.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.