Em busca de consenso, Marcelo chama personalidades da Saúde e da Economia

Tiago Petinga / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber, esta segunda-feira, a ministra da Saúde em Belém. Esta é a primeira de um conjunto de dezenas de audições que o Presidente da República vai fazer a personalidades da área da Saúde e da Economia.

O Presidente da República quer chegar a um consenso quanto às medidas que devem ser tomadas para fazer face à covid-19, numa altura em que os casos de infeção diários atingem valores superiores aos do início da pandemia.

Medidas mais restritivas e até um novo estado de emergência não são descartados. Mas, antes, Marcelo Rebelo de Sousa quer reunir-se com personalidades da área da Saúde e, dias depois, da área da Economia. Esta segunda-feira, recebe a ministra Marta Temido em Belém, avança o Observador.

De acordo com o diário, Marcelo está preocupado com o facto de haver dois grupos de opinião: os que pedem medidas mais radicais e os que se preocupam com a economia e a situação económico-social. Há ainda um terceiro grupo, mais pequeno, que está preocupado com as restrições de liberdades. Perante este cenário, o Presidente vai exigir uma resposta comum.

Na sexta-feira, o chefe de Estado admitiu medidas mais restritivas e, apesar de não deter o poder executivo, deixou um aviso claro de que quando tiver de agir em conjunto com o primeiro-ministro, assim o fará.

Embora tenha sublinhado que “há graus progressivos de intervenção“, Marcelo deixou a porta aberta para que se avance para medidas já aplicadas noutros países em caso extremo de esgotamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Entre as medidas está o recolhimento obrigatório ou uma nova situação de emergência.

Da mesma forma, o Presidente disse, no sábado, admitir maiores desequilíbrios nas contas públicas se assim for necessário para responder à pandemia: “O défice é muito importante, mas se for provado que, efetivamente, é preciso mais uns tantos zero vírgula qualquer por cento pela urgência de reforço do orçamento da saúde e os partidos entenderem que assim deve ser, pois assim deve ser.”

Esta ronda de audiências, que começa esta segunda-feira com a ministra da Saúde, inclui “o atual bastonário e os ex-bastonários da ordem dos médicos, depois bastonários de outras áreas ligadas à saúde, depois antigos bastonários, depois antigos ministros da saúde, depois naturalmente também sindicatos e confederações patronais”, revelou.

O Observador escreve ainda que o Presidente admite ouvir outras figuras da área da economia, que irão sendo agendadas à medida que as reuniões vão sendo realizadas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro! Ante a total incompetência do Primeiro Ministro o Presidente da República montou, ele próprio, um gabinete de crise. A questão é a qualidade dos participantes. Conhecido o elenco, tenho quase a certeza que aqui, no Lar da Santa Casa, se conseguia um elenco mais lúcido e com mais visão de futuro.

  2. Portugal precisa da uniao de todos os grupos, economicos, sociais, politicos, e resto do elenco. Um dos erros ‘e politicos estarem sempre nos meios de comunicacao, o resto dos meios empresariais nao conta… nao ‘e justo, o pais tem de ter mais iniciativa, mas os meios de comunicacao teem de colaborar.

RESPONDER

PRR. Costa diz que é preciso acabar “com o chover no molhado” e agarrar a oportunidade

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que o país tem de acabar “com o chover no molhado” e fazer o que ainda não foi feito, “agarrando” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e não perdendo …

Alemanha ilumina-se com as cores do arco-íris em apoio à comunidade LGBT ( e contra a UEFA)

No momento do apito inicial para o jogo entre a Alemanha e a Hungria, vários estádios alemães vão iluminar-se com as cores do arco-íris, em apoio à comunidade LGBTI (e contra a decisão da UEFA). Esta …

Tony Carreira internado. Cantor está "bem de saúde"

O cantor Tony Carreira foi internado esta quarta-feira no hospital de Faro devido a uma suspeita de enfarte do miocárdio. De acordo com o Observador, a assessora de Tony Carreira confirmou que o músico foi internado …

Portugal vs França Em Direto: Já há onzes oficiais, Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Moradores desalojados saíram de reunião com a Câmara de Loures com “uma mão cheia de nada"

Moradores desalojados de Loures dizem não ter recebido nenhuma solução de realojamento por parte da Câmara, que nega que as casas estivessem ocupadas na altura em que os técnicos fizeram um levantamento para a sua …

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …

Primeiro julgamento ao abrigo da lei de segurança nacional em Hong Kong

Um homem acusado de conduzir uma motocicleta contra polícias de Hong Kong, enquanto transportava uma bandeira de protesto, tornou-se esta quarta-feira na primeira pessoa a ser julgada ao abrigo da lei de segurança nacional, aprovada …

Lei húngara que discrimina população LGBT+ "é uma vergonha", diz Ursula von der Leyen

O projeto de lei aprovado pela Hungria, que proíbe a divulgação a menores de 18 anos de conteúdos que incluam a "representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da …

Técnicos de Emergência queixam-se de atraso no pagamento de subsídio de risco

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou esta quarta-feira a falta de pagamento, pelo INEM, do subsídio de risco covid-19 referente a abril, que deveria ter sido pago com o salário processado …

Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação …