Em busca de consenso, Marcelo chama personalidades da Saúde e da Economia

Tiago Petinga / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber, esta segunda-feira, a ministra da Saúde em Belém. Esta é a primeira de um conjunto de dezenas de audições que o Presidente da República vai fazer a personalidades da área da Saúde e da Economia.

O Presidente da República quer chegar a um consenso quanto às medidas que devem ser tomadas para fazer face à covid-19, numa altura em que os casos de infeção diários atingem valores superiores aos do início da pandemia.

Medidas mais restritivas e até um novo estado de emergência não são descartados. Mas, antes, Marcelo Rebelo de Sousa quer reunir-se com personalidades da área da Saúde e, dias depois, da área da Economia. Esta segunda-feira, recebe a ministra Marta Temido em Belém, avança o Observador.

De acordo com o diário, Marcelo está preocupado com o facto de haver dois grupos de opinião: os que pedem medidas mais radicais e os que se preocupam com a economia e a situação económico-social. Há ainda um terceiro grupo, mais pequeno, que está preocupado com as restrições de liberdades. Perante este cenário, o Presidente vai exigir uma resposta comum.

Na sexta-feira, o chefe de Estado admitiu medidas mais restritivas e, apesar de não deter o poder executivo, deixou um aviso claro de que quando tiver de agir em conjunto com o primeiro-ministro, assim o fará.

Embora tenha sublinhado que “há graus progressivos de intervenção“, Marcelo deixou a porta aberta para que se avance para medidas já aplicadas noutros países em caso extremo de esgotamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Entre as medidas está o recolhimento obrigatório ou uma nova situação de emergência.

Da mesma forma, o Presidente disse, no sábado, admitir maiores desequilíbrios nas contas públicas se assim for necessário para responder à pandemia: “O défice é muito importante, mas se for provado que, efetivamente, é preciso mais uns tantos zero vírgula qualquer por cento pela urgência de reforço do orçamento da saúde e os partidos entenderem que assim deve ser, pois assim deve ser.”

Esta ronda de audiências, que começa esta segunda-feira com a ministra da Saúde, inclui “o atual bastonário e os ex-bastonários da ordem dos médicos, depois bastonários de outras áreas ligadas à saúde, depois antigos bastonários, depois antigos ministros da saúde, depois naturalmente também sindicatos e confederações patronais”, revelou.

O Observador escreve ainda que o Presidente admite ouvir outras figuras da área da economia, que irão sendo agendadas à medida que as reuniões vão sendo realizadas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro! Ante a total incompetência do Primeiro Ministro o Presidente da República montou, ele próprio, um gabinete de crise. A questão é a qualidade dos participantes. Conhecido o elenco, tenho quase a certeza que aqui, no Lar da Santa Casa, se conseguia um elenco mais lúcido e com mais visão de futuro.

  2. Portugal precisa da uniao de todos os grupos, economicos, sociais, politicos, e resto do elenco. Um dos erros ‘e politicos estarem sempre nos meios de comunicacao, o resto dos meios empresariais nao conta… nao ‘e justo, o pais tem de ter mais iniciativa, mas os meios de comunicacao teem de colaborar.

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …