Marcelo e Costa já discutiram regresso ao estado de emergência. Recolher obrigatório pode avançar já

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne com o primeiro-ministro António Costa

Portugal pode regressar ao estado de emergência já nos próximos dias. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já falaram sobre esta hipótese que está, agora, em cima da mesa, tal como outras medidas como o recolher obrigatório.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, já discutiram a possibilidade de Portugal regressar ao estado de emergência devido à pandemia de covid-19. A notícia é avançada este sábado pelo Expresso.

“Eu disse, no 5 de outubro, que o que se entender que tem de ser decidido será decidido”, disse Marcelo Rebelo de Sousa ao semanário, sublinhando que, quando o primeiro-ministro veio referir que espera que não seja necessário “voltar a declarar o estado de emergência”, fá-lo porque o discurso foi articulado entre Belém e São Bento.

O chefe de Estado e o chefe de Governo terão discutido também a possibilidade de um confinamento obrigatório a partir de uma certa hora ou ainda confinamentos locais. Estes passos já terão sido ponderados e é mais provável que sejam implementados já.

Por enquanto, o discurso passa por “um misto de dramatização e alerta coletivo: ou as pessoas entram em registo de cuidado máximo ou torna-se inevitável avançar para medidas mais radicais”, avisou.

Os “graus progressivos” de que fala o Presidente começam no uso de máscara na via pública e terminam na declaração de estado de emergência.

O recolher obrigatório entre determinadas horas da noite, o confinamento de determinadas regiões ou o encerramento do comércio mais cedo também são medidas a ser ponderadas.

A possibilidade de ajustar o Natal das famílias é outra das propostas em cima da mesa que visa reduzir os participantes nos convívios.

Perante o “fantasma da emergência”, o país divide-se entre os que rejeitam um novo confinamento pelo medo de terem de fechar novamente a economia e os que pedem medidas mais robustas.

Tanto Marcelo como António Costa entendem que este ainda é o momento de alterar os comportamentos individuais. Contudo, não descartam a possibilidade de tudo fazer para vencer a pandemia de covid-19.

O Presidente vai chamar a Belém a ministra da Saúde, bastonários do sector da saúde, ex-ministros e sindicatos, nas próximas semanas, antes de serem tomadas medidas mais concretas.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O artigo 27 da Constituição Portuguesa, o recolher obrigatório na situação em causa e anticonstitucional, ou seja prevê em que situações se pode limitar a liberdade dos cidadãos no que respeita a um confinamento obrigatório.

  2. O Artº 19º da Constituição define as regras relativas ao estado de emergência, indicando, no seu ponto 4, que “A declaração do estado de emergência apenas pode determinar a suspensão parcial dos direitos, liberdades e garantias.” Isso abrange muita coisa.

  3. Sim porque é de noite que o vírus se propaga, de dia no trabalho, nas reuniões nos transportes, nas escolas ele fica quieto para não afetar a economia…. Deixem de ser demagogos. Deixem de alimentar os parasitas do estado e metam esse dinheiro no SNS que é o que todos nós precisamos.

  4. Tanto quanto sei, o uso obrigatório de máscara, por exemplo em Itália, não contribuiu para reduzir os casos positivos. Pelo contrário, os casos aumentaram 142% se bem me lembro.

  5. Com a maioria dos labregos a usar as máscaras “cirúrgicas” durante uma semana ou até um mês. Inclusive a lavá-las!!!
    Quando só protegem os outros durante QUATRO HORAS!
    … Como se vai parar a PANDEMIA?
    E tenham paciência, senhores governantes, esta ministra da saúde não vale nada!

  6. Já deviam ter fechado tudo como em abril há muito tempo.
    Em pouco vai disparar a mortandade como aconteceu em Itália e Espanha na altura.
    Com um SNS de treta como o que temos… estão à espera de quê?

    Só querem é dar guito aos bancos Tap e outras tretas do género. Governos de treta. Sempre os mesmos.. PS PSD PS PSD PS PSD…

  7. Não entendo a razão do recolher obrigatório. Se o que é mau é haver ajuntamentos, porquê impedir as pessoas de circular de noite, que é precisamente quando há menos gente nas ruas?

  8. Quando não se sabe… inventa-se !
    O governo e o Marcelo anda de cabeça perdida sem mais ideias para resolver as crises sanitária e económica.
    Recolher obrigatório ?!
    Os amigos e as famílias juntam-se todos em casa para festejar o recolher. Há bijecas no frigorífico e a festa não tem fim.
    E a contaminação pelo Covid está mais que assegurada.
    Estas bestas não viram que os idosos dos lares estão em recolher obrigatório 24 horas por dia, e são dos locais mais propícios a focos pandémicos ?!?
    Fechar o comercio às 18 ?!? Outra parvalheira. Alguém explica porque o Covid ataca no comércio só depois das 18??

  9. Isto é tudo uma perfeita idiotice… o comercio não pode funcionar mesmo com os devidos cuidados e os comboios, bus, barcos, metro etc andam cheios à pinha?? aí já não interessa as aglomerações não é? isto cheira-me a conspiração… parece que temos de fazer uma revolução!!! Estes idiotas estão a querer comer-nos as papas.

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …