Marcelo com reeleição garantida (com vantagem de 45 pontos sobre Ana Gomes)

Manuel de Almeida / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não anunciou a sua provável recandidatura, mas leva vantagem de 45 pontos percentuais sobre Ana Gomes numa sondagem da Aximage para a TSF e Jornal de Notícias.

Na sondagem da Aximage para a TSF e Jornal de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa surge como provável vencedor, à primeira volta, das próximas eleições presidenciais. O atual Presidente recolhe 62,5%, enquanto que Ana Gomes, em segundo, surge com 17,2% (a uma distância de 45 pontos percentuais em relação a Marcelo).

Segundo o JN, Marcelo Rebelo de Sousa recolhe a simpatia da esquerda. Nesta sondagem, 66% dos participantes que votam tendencialmente nos socialistas dizem que vão votar no atual Presidente da República em janeiro. Já no caso de Ana Gomes, a percentagem é de 22%.

Entre os eleitores da CDU, do PAN e do Bloco de Esquerda, a antiga eurodeputada leva a melhor. Aliás, de acordo com a análise do diário, Ana Gomes recolhe mais intenções de voto entre os eleitores do Bloco do que Marisa Matias.

André Ventura, com 7,6% de intenções de voto (e a cerca de 10pp de Ana Gomes), solidifica o terceiro lugar. Já Marisa Matias, em quarto, regista 4,7% de intenções de voto. Nas Presidenciais de 2016, a bloquista obteve 10,1%.

Em quinto está o comunista João Ferreira, com 1,6%. Tiago Mayan, o candidato da Iniciativa Liberal, surge em sexto com 1,5% e o último é Tino de Rans que não chega a quebrar a barreira do 1% (0,3%).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …