Marcelo está preocupado com o crescimento das ditaduras. “Não é uma boa notícia”

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República está preocupado com o aumento de ditaduras no mundo. Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade.

No Porto, onde esteve esta terça-feira para a abertura do Congresso da União Internacional de Advogados que debateu a luta contra a escravatura, Marcelo Rebelo de Sousa questionou o aumento do número de ditaduras no mundo, afirmando não ser “uma boa notícia”, defendendo que o “grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade”.

“Se olharmos para o mundo, o número de democracias vai diminuindo e o número de ditaduras vai aumentando, isso não é uma boa noticia”, afirmou o Presidente, em declarações aos jornalistas, no final da sua intervenção na Alfândega do Porto.

Segundo o Público, Marcelo sublinhou ainda que “há cada vez mais leis contra a escravatura e, infelizmente, há cada vez mais novos escravos a começar em muitos imigrantes nas redes clandestinas que os exploram”.

Durante a sua intervenção, o chefe de Estado deteve-se nos radicalismos, na xenofobia e no hipernacionalismo. “A crise nos sistemas económicos, sociais e políticos criam um tipo de tentação ao radicalismo, à xenofobia e ao hipernacionalismo e, por às vezes, ao populismo, o que é contrário à racionalidade nesses casos”, afirmou.

A justiça mereceu também a atenção do Presidente da república, que manifestou a sua preocupação pela lentidão deste setor, dizendo ainda que cabe aos advogados continuar a defender o princípios fundamentais do Estado de direito.

Ver que o “direito e a política não acompanham a velocidade da mudança científica, tecnológica, económica, financeira e social” preocupa Marcelo, que, dirigindo-se à plateia de advogados presente na sala, decretou: “Cabe a vocês defender a constitucionalidade, a legalidade, os direitos humanos e lutar contra o abuso de poder político, económico, social, administrativo”.

O congresso da União Internacional de Advogados decorre até sábado, no Porto, cidade que o Presidente da República apontou como um exemplo de liberdade e que sempre lutou pela democracia.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. coitado do marcelo…… ele fala como se vivesse numa verdadeira democracia….. esquece se de dizer que ele proprio, rasgando a constituiçao permitiu que fosse empossado primeiro ministro um politico que nao foi eleito pelo povo…..
    hipocrita demais este sujeitinho
    ao menos em cuba o povo vota e e eleito o que determina a constituiçao
    ou sera que marcelo estava a falar de outras ” ditaduras”???? sera que ele queria dizer o brasil????
    nunca me enganou esse marcelo.. desde quando mergulhou nas bostas do tejo!!!!

  2. Não sou da área politica do actual Presidente da Republica, mas aqui tenho que concordar 100% com as suas preocupações. O advento de “ditaduras softs”, que rápidamente se podem transformar em regimes autoritários, belicistas e intolerantes podem por em causa a relativa paz (nunca na História da Humanidade morreram tão poucas pessoas devido a guerras como nos últimos 40 anos) que o Mundo vive desde o fim do conflito do Vietname. O horror da 1ª e 2ª Grandes Guerras, as chacinas na Coreia e no Vietname fizeram muitos governantes compreender que só as ideias Humanistas, a tolerância e o diálogo podem levar a bom porto a grande aventura Humana.
    Quanto a “bocas” sobre o “rasgar a Constituição” é bom que se fale quando se sabe o que se diz. Somos um regime parlamentar, para quem não saiba; “”sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional)””; não votamos em pessoas, votamos em partidos políticos que depois têm que “jogar” com a composição da Assembleia da Républica.

  3. de facto tens razao quanto à forma mas o conteudo e o mesmo!!!. equivoquei me no nome peço desculpa… mas como e obvio marcelo é a mudança da continuidade de comportamento de um poder semi democratico neo socialista( marcelo pede para os partidos nao “berrarem ” sobre A VENEZUELA”)…..SERA PRECISO OUVIR ALGO MAIS????

    • Estás desculpado!!
      “poder semi democratico neo socialista”
      Lindo!… foi algum pastor da IURD que citou essas palavras?!
      Já sabemos que esses seres são os únicos que tem o “exclusivo” para falar com deus….

      • eheheheheeh…. nao percebo se e limitaçao tua ou vontade de contrariar…..mas afinal nao comentaste o me post, apenas debitaste uma parvoice qualquer que te veio a cabeça!!!!!
        agora tambem ja gostas do marcelo??? eheheheheeh….
        embora o tempo seja feito de mudança… nao deveria ser por da ca aquela palha que se mudassem as opinioes.

  4. ehehehe..portanto fica com o marcelo, com o costa com o jeronimo, com o rio com toda a equipe …..e ja que tens azia com o que eu digo…pede um beijinho presidenciavel que te fara bem. se nao fossem os erros o que seria dos escrivaes? se nao fosse a “cegueira” o que seria do detestavel?

  5. hehehheheh v

    Eehehe vai la vai todos as ralham e ninguem tem razao ,mas bem vistas as coisas iiiiii aie todos e todas RAZOESTEEMMM pois quando as BARRACAS CUBATAS ABANAM iiiiiiiii uiui os ventos assopam e quem se lixa e o MEXILHAO iiiiiiiiiiiiiiii aleluiaaaaa
    AGP

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …