Marcelo está preocupado com o crescimento das ditaduras. “Não é uma boa notícia”

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República está preocupado com o aumento de ditaduras no mundo. Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade.

No Porto, onde esteve esta terça-feira para a abertura do Congresso da União Internacional de Advogados que debateu a luta contra a escravatura, Marcelo Rebelo de Sousa questionou o aumento do número de ditaduras no mundo, afirmando não ser “uma boa notícia”, defendendo que o “grande desafio da justiça é, por um lado, mais liberdade e, por outro, mais igualdade”.

“Se olharmos para o mundo, o número de democracias vai diminuindo e o número de ditaduras vai aumentando, isso não é uma boa noticia”, afirmou o Presidente, em declarações aos jornalistas, no final da sua intervenção na Alfândega do Porto.

Segundo o Público, Marcelo sublinhou ainda que “há cada vez mais leis contra a escravatura e, infelizmente, há cada vez mais novos escravos a começar em muitos imigrantes nas redes clandestinas que os exploram”.

Durante a sua intervenção, o chefe de Estado deteve-se nos radicalismos, na xenofobia e no hipernacionalismo. “A crise nos sistemas económicos, sociais e políticos criam um tipo de tentação ao radicalismo, à xenofobia e ao hipernacionalismo e, por às vezes, ao populismo, o que é contrário à racionalidade nesses casos”, afirmou.

A justiça mereceu também a atenção do Presidente da república, que manifestou a sua preocupação pela lentidão deste setor, dizendo ainda que cabe aos advogados continuar a defender o princípios fundamentais do Estado de direito.

Ver que o “direito e a política não acompanham a velocidade da mudança científica, tecnológica, económica, financeira e social” preocupa Marcelo, que, dirigindo-se à plateia de advogados presente na sala, decretou: “Cabe a vocês defender a constitucionalidade, a legalidade, os direitos humanos e lutar contra o abuso de poder político, económico, social, administrativo”.

O congresso da União Internacional de Advogados decorre até sábado, no Porto, cidade que o Presidente da República apontou como um exemplo de liberdade e que sempre lutou pela democracia.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. coitado do marcelo…… ele fala como se vivesse numa verdadeira democracia….. esquece se de dizer que ele proprio, rasgando a constituiçao permitiu que fosse empossado primeiro ministro um politico que nao foi eleito pelo povo…..
    hipocrita demais este sujeitinho
    ao menos em cuba o povo vota e e eleito o que determina a constituiçao
    ou sera que marcelo estava a falar de outras ” ditaduras”???? sera que ele queria dizer o brasil????
    nunca me enganou esse marcelo.. desde quando mergulhou nas bostas do tejo!!!!

  2. Não sou da área politica do actual Presidente da Republica, mas aqui tenho que concordar 100% com as suas preocupações. O advento de “ditaduras softs”, que rápidamente se podem transformar em regimes autoritários, belicistas e intolerantes podem por em causa a relativa paz (nunca na História da Humanidade morreram tão poucas pessoas devido a guerras como nos últimos 40 anos) que o Mundo vive desde o fim do conflito do Vietname. O horror da 1ª e 2ª Grandes Guerras, as chacinas na Coreia e no Vietname fizeram muitos governantes compreender que só as ideias Humanistas, a tolerância e o diálogo podem levar a bom porto a grande aventura Humana.
    Quanto a “bocas” sobre o “rasgar a Constituição” é bom que se fale quando se sabe o que se diz. Somos um regime parlamentar, para quem não saiba; “”sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional)””; não votamos em pessoas, votamos em partidos políticos que depois têm que “jogar” com a composição da Assembleia da Républica.

  3. de facto tens razao quanto à forma mas o conteudo e o mesmo!!!. equivoquei me no nome peço desculpa… mas como e obvio marcelo é a mudança da continuidade de comportamento de um poder semi democratico neo socialista( marcelo pede para os partidos nao “berrarem ” sobre A VENEZUELA”)…..SERA PRECISO OUVIR ALGO MAIS????

    • Estás desculpado!!
      “poder semi democratico neo socialista”
      Lindo!… foi algum pastor da IURD que citou essas palavras?!
      Já sabemos que esses seres são os únicos que tem o “exclusivo” para falar com deus….

      • eheheheheeh…. nao percebo se e limitaçao tua ou vontade de contrariar…..mas afinal nao comentaste o me post, apenas debitaste uma parvoice qualquer que te veio a cabeça!!!!!
        agora tambem ja gostas do marcelo??? eheheheheeh….
        embora o tempo seja feito de mudança… nao deveria ser por da ca aquela palha que se mudassem as opinioes.

  4. ehehehe..portanto fica com o marcelo, com o costa com o jeronimo, com o rio com toda a equipe …..e ja que tens azia com o que eu digo…pede um beijinho presidenciavel que te fara bem. se nao fossem os erros o que seria dos escrivaes? se nao fosse a “cegueira” o que seria do detestavel?

  5. hehehheheh v

    Eehehe vai la vai todos as ralham e ninguem tem razao ,mas bem vistas as coisas iiiiii aie todos e todas RAZOESTEEMMM pois quando as BARRACAS CUBATAS ABANAM iiiiiiiii uiui os ventos assopam e quem se lixa e o MEXILHAO iiiiiiiiiiiiiiii aleluiaaaaa
    AGP

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …