Marcelo mantém liderança com 66% das intenções dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Tiago Petinga / Lusa

Uma sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o semanário Expresso revela que Marcelo Rebelo de Sousa mantém a liderança na corrida a Belém com 66% das intenções de voto.

Naquela que é a primeira sondagem realizada após o anúncio oficial de Marcelo Rebelo de Sousa de que será candidato às presidenciais de 2021, o atual Presidente consegue a reeleição logo à primeira volta – embora não chegasse aos 70,35% que teve Mário Soares quando foi reeleito em 1991.

Marcelo Rebelo de Sousa ganhou mais um ponto percentual nas intenções de voto – em comparação com um estudo semelhante feito há um mês.

Segundo a sondagem feita para o semanário Expresso, 49% dos portugueses mostram-se “algo” satisfeitos com a forma como Marcelo desempenhou o cargo aos longo dos últimos cinco anos, juntando-se a estes 29% que se declaram mesmo “muito” satisfeitos com esse desempenho. Apenas 20% dos eleitores se mostram descontentes: 16% pouco e 4% nada satisfeitos.

O Expresso revela ainda que 88% dos eleitores que mostram simpatia ou proximidade ao PS dão nota positiva a Marcelo, apenas dois pontos menos do que os simpatizantes do PSD (90%). Até na mais ampla “esquerda” ideológica há 73% de notas positivas para o atual chefe de Estado, próxima dos 80% que colhe à direita.

A nota só é mais baixa – 70% -, quando os inquiridos não têm “simpatia partidária”.

A sondagem revela ainda que a candidata Ana Gomes surge em 2.º lugar, conquistando 13% das intenções de voto. André Ventura, líder do Chega, completa o pódio e ocupa o terceiro lugar, reunindo 9% dos votos.

No passado, recorde-se, André Ventura indicou que se demitiria da liderança do partido Chega caso ficasse atrás de Ana Gomes nesta eleição presidencial.

Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, surge em quarto lugar com 7% das intenções de voto, seguido de João Ferreira, , candidato presidencial apoiado pelo PCP, com 5%.

Os restantes candidatos não chegam a 1%, pelo que não aparecem nesta sondagem.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A que propósito aparece esta sondagem boba agora?
    Será para animar a reconvertida cigana que vi hoje na TV?+
    Coitada a senhora, como diz Sócrates, é só maledicência!

RESPONDER

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …