Marcelo já prepara o próximo estado de emergência (e espera que seja o último)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já começou a preparar o próximo estado de emergência, que espera ser o último.

“Haverá uma reunião no Infarmed na terça-feira de manhã e durante a tarde, porventura o começo da noite de terça-feira, ouvirei todos os partidos com assento na Assembleia da República antes de enviar para o Governo o projeto de decreto, se for essa a decisão, receber o parecer do Governo e depois enviar para a Assembleia da República, se for essa a minha decisão, para poder ser debatido no dia seguinte na Assembleia da República”, disse Marcelo, citado pelo Diário de Notícias.

O Chefe de Estado pretende que este estado de emergência em questão, que começará às 0h do próximo dia 16 e terminará às 23h59 de dia 30, seja o último.

Contudo, ainda não se sabe se o país terá ou não necessidade de se manter em estado de emergência devido ao desconfinamento iniciado em 15 de março.

A partir de 19 de abril, inicia-se a 3.ª fase do plano do Governo, que inclui o regresso as aulas presenciais no ensino secundário e no ensino superior; a reabertura dos cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos; e todas as lojas e centros comerciais; os restaurantes, cafés e pastelarias. Também serão permitidos eventos exteriores com lotação limitada. Os casamentos e batizados passarão a poder ter uma lotação de 25%.

Até agora, o desconfinamento não teve nenhum efeito grave de explosão na dimensão da pandemia em Portugal. Apesar de o número de infetados ter aumentado, isso não se refletiu numa evolução negativa do número de mortos por dia.

Além disso, a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem vindo a diminuir. No início da abertura estavam internadas 996 pessoas, das quais 231 em UCI (Unidades de Cuidados de Saúde). Atualemente, estão 466 (e 113 em UCI).

Por outro lado, os valores que integram a chamada “matriz de risco” mostram dados contraditórios. O R(t) tem vindo a subir desde 15 de março – era 0,83 e já está em 1,02 -,  mas a incidência pandémica está num trajeto contrário – era de 96 e agora é de 65,7 -. Assim, o país encaminha-se para a zona amarela, mas só devido a um dos índices, não dos dois.

A reunião no Infarmed será relevante para decidir o que fazer com o plano de desconfinamento, nomeadamente quanto à 3ª fase.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estado de Emergência para quê? Grande parte do povo português não liga às restrições impostas… por isso é que estamos a caminho da quarta vaga.

RESPONDER

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …