Marcelo já esteve com Fidel Castro em Cuba

(dr) Estudios Revolución / Granma

Marcelo Rebelo de Sousa com Fidel Castro em Havana, Cuba

Marcelo Rebelo de Sousa com Fidel Castro em Havana, Cuba

O Presidente da República encontrou-se esta quarta-feira com o líder histórico cubano em Havana, no primeiro dia da sua visita de Estado ao país.

O encontro histórico com Fidel Castro aconteceu esta quarta-feira, em Havana, à porta fechada e sem jornalistas como já é habitual.

No entanto, o momento ficou registado com uma fotografia, divulgada pelo Granma, órgão oficial do Partido Comunista Cubano, que o classificou de “amistoso encontro”.

O líder histórico cubano, já afastado do poder, recebeu Marcelo Rebelo de Sousa no primeiro dia da sua visita de Estado ao país.

De acordo com o jornal, os dois abordaram vários temas da política internacional, nomeadamente, a relação entre os dois países e a votação na ONU contra o embargo económico.

Marcelo destacou a aprovação de uma resolução das Nações Unidas a favor do levantamento desse embargo, imposto em 1962, que contou pela primeira vez com a abstenção dos Estados Unidos.

Fidel Castro agradeceu o apoio de Portugal e destacou a “firmeza do povo” cubano, disposto a “não esquecer os elevados danos humanos e económicos provocados pelo bloqueio”.

Além deste momento, o chefe de Estado foi também recebido por Raúl Castro, irmão de Fidel e atual Presidente de Cuba, um encontro que, segundo uma nota oficial cubana, decorreu em “ambiente de cordialidade”.

Os dois Presidentes manifestaram a intenção de reforçar as relações económicas, comerciais e de cooperação entre os dois países.

No encontro, esteve presente a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e o embaixador de Lisboa em Havana, Luís Faro.

A delegação cubana era composta pelos ministros da Economia, Ricardo Cabrisas, e do Comércio Externo, Rodrigo Malmierca.

Marcelo Rebelo de Sousa viajou para Havana na terça-feira em voos comerciais, com escala em Paris.

O chefe de Estado foi convidado por Raúl Castro para visitar Cuba e aproveitou a deslocação à Cimeira Ibero-Americana, que vai decorrer entre sexta-feira e sábado, em Cartagena das Índias, na Colômbia, para responder agora a esse convite.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …