Manuais vão ser gratuitos também para alunos do 2º ano

Bindaas Madhavi / Flickr

-

A secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, confirmou que o Governo vai alargar a oferta de manuais escolares pelo menos aos alunos do 2º ano, mas não garante que já no próximo ano letivo os livros sejam gratuitos para todo o primeiro ciclo.

Em entrevista ao Público, a secretária de Estado afirma que “seguramente, vamos avançar para o 2º ano do 1º ciclo”, acrescentando que “avançar com a medida ano a ano é um dado adquirido” mas que, para o Orçamento do Estado 2017, “mais do que isso está em análise final”.

O Observador, por seu lado, é mais peremptório ao afirmar que o Governo recuou na intenção de estender a gratuitidade dos manuais escolares para todos os anos do ensino básico, limitando-se a um alargamento da gratuidade ao 2º ano.

Em julho, a secretária de Estado da Educação chegou a admitir a hipótese de tornar gratuitos os manuais escolares para quatro anos de ensino no próximo ano letivo, afirmando que “aquilo que poderíamos aspirar era abarcar todo o primeiro ciclo”.

Esta opção foi também defendida pelo Partido Comunista, quando em setembro Jerónimo de Sousa assumiu a medida como prioritária para o partido e afirmou que uma medida desta natureza custaria 14 milhões de euros.

No ano letivo atual, em que segundo Alexandra Leitão “92% dos alunos receberam os livros do Estado”, o Governo socialista estimava um custo de implementação de cerca de três milhões de euros.

Na entrevista ao Público, publicada esta terça-feira, a governante destaca que “o que está em análise é a rapidez do gradualismo“, que “depende da taxa de reutilização”.

Quanto aos questionamentos feitos pelas editoras sobre a constitucionalidade da medida, Alexandra Leitão sublinha que “em muitos países da Europa, é essa a interpretação que se faz de ‘ensino gratuito’. Ensino gratuito é ser tudo gratuito. Nessa perspectiva, não compreendo que se diga que a gratuitidade é inconstitucional, como não percebo que se diga que a reutilização é inconstitucional”.

“Ser contra a reutilização é passar um atestado de diminuição ao povo português”, remata a governante.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Ensino gratuito é ser tudo gratuito. ” Ora nem mais, assim como nos países do norte da Europa, muito mais avançados do que nós, onde até a Universidade é totalmente GRATUITA e até os estudantes são pagos para estudar! Sim, leu bem, SÃO PAGOS PARA ESTUDAR.
    Lá contata-se que não querem os seus cidadãos “diminuidos” mentalmente, sem dúvida!…

    • Bem dito

      É absurdo que exista a escolaridade obrigatória em Portugal e os manuais escolares
      para cumprir esta obrigação não sejam fornecidos gratuitamente aos alunos.

RESPONDER

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …