Manuais vão ser gratuitos também para alunos do 2º ano

Bindaas Madhavi / Flickr

-

A secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, confirmou que o Governo vai alargar a oferta de manuais escolares pelo menos aos alunos do 2º ano, mas não garante que já no próximo ano letivo os livros sejam gratuitos para todo o primeiro ciclo.

Em entrevista ao Público, a secretária de Estado afirma que “seguramente, vamos avançar para o 2º ano do 1º ciclo”, acrescentando que “avançar com a medida ano a ano é um dado adquirido” mas que, para o Orçamento do Estado 2017, “mais do que isso está em análise final”.

O Observador, por seu lado, é mais peremptório ao afirmar que o Governo recuou na intenção de estender a gratuitidade dos manuais escolares para todos os anos do ensino básico, limitando-se a um alargamento da gratuidade ao 2º ano.

Em julho, a secretária de Estado da Educação chegou a admitir a hipótese de tornar gratuitos os manuais escolares para quatro anos de ensino no próximo ano letivo, afirmando que “aquilo que poderíamos aspirar era abarcar todo o primeiro ciclo”.

Esta opção foi também defendida pelo Partido Comunista, quando em setembro Jerónimo de Sousa assumiu a medida como prioritária para o partido e afirmou que uma medida desta natureza custaria 14 milhões de euros.

No ano letivo atual, em que segundo Alexandra Leitão “92% dos alunos receberam os livros do Estado”, o Governo socialista estimava um custo de implementação de cerca de três milhões de euros.

Na entrevista ao Público, publicada esta terça-feira, a governante destaca que “o que está em análise é a rapidez do gradualismo“, que “depende da taxa de reutilização”.

Quanto aos questionamentos feitos pelas editoras sobre a constitucionalidade da medida, Alexandra Leitão sublinha que “em muitos países da Europa, é essa a interpretação que se faz de ‘ensino gratuito’. Ensino gratuito é ser tudo gratuito. Nessa perspectiva, não compreendo que se diga que a gratuitidade é inconstitucional, como não percebo que se diga que a reutilização é inconstitucional”.

“Ser contra a reutilização é passar um atestado de diminuição ao povo português”, remata a governante.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Ensino gratuito é ser tudo gratuito. ” Ora nem mais, assim como nos países do norte da Europa, muito mais avançados do que nós, onde até a Universidade é totalmente GRATUITA e até os estudantes são pagos para estudar! Sim, leu bem, SÃO PAGOS PARA ESTUDAR.
    Lá contata-se que não querem os seus cidadãos “diminuidos” mentalmente, sem dúvida!…

    • Bem dito

      É absurdo que exista a escolaridade obrigatória em Portugal e os manuais escolares
      para cumprir esta obrigação não sejam fornecidos gratuitamente aos alunos.

RESPONDER

Telescópio FAST detetou três misteriosos sinais rádio do ainda jovem Universo

O gigante telescópio chinês FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) detetou três misteriosas rajadas rápidas de rádio (FRB) que ocorreram quando o Universo era ainda jovem. As rajadas rápidas de rádio são um dos …

Áustria reitera rejeição de acordo comercial UE-Mercosul

O Governo austríaco, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, reiterou a sua rejeição do acordo comercial UE-Mercosul e apelou a que Portugal, enquanto presidência da União Europeia (UE), “assegure” que a sua votação seja …

Em Málaga, pode comer-se o pão mais caro do mundo. É feito com ouro e prata

É na padaria espanhola Pan Piña que se confeciona aquele que é, de momento, o pão mais caro de todo o mundo. Este é vendido por uma quantia que pode chegar até aos 3.700 euros …

Novas evidências apontam eventual localização dos destroços do MH370. Jornalista sugere que foi abatido

O chefe da busca fracassada pelo voo MH370 da Malaysia Airlines está a pedir um novo inquérito com base em novas evidências que podem finalmente resolver o mistério do desaparecimento da aeronave há sete anos. De …

Cidade nos EUA testou o rendimento básico universal. "Os números foram incríveis"

Além de a percentagem de pessoas que tinham um emprego a tempo inteiro ter subido, os participantes da iniciativa também relataram sentir-se menos ansiosos. De acordo com o estudo publicado esta quarta-feira, citado pela agência …

Belenenses 0-3 Benfica | Vendaval suíço após o descanso

O Benfica venceu o dérbi com a Belenenses SAD, em jogo a contar para 22ª jornada da Liga NOS, por 3-0. Uma partida que teve uma primeira parte mal jogada e com muitas dificuldades para as …

Investigador apresenta nova geração de drones minúsculos e ágeis. São inspirados em mosquitos

Os mosquitos são insetos incrivelmente acrobáticos e resistentes durante o voo, o que os ajuda a navegar entre rajadas de vento, obstáculos e incertezas. Agora, uma equipa de investigadores construiu um sistema que se aproxima …

OMS considera que a pandemia podia ter sido evitada se alguns países não tivessem sido lentos a reagir

O diretor-geral da OMS afirmou esta segunda-feira que alguns países reagiram lentamente à declaração de emergência sanitária global em janeiro de 2020, desperdiçando-se uma "janela de oportunidade" para evitar a pandemia de covid-19. "A 30 de …

Louvre recupera armadura do século XVI roubada há quase 40 anos

O peitoral e o capacete elaboradamente decorados, que estavam desaparecidos desde 1983, datam do século XVI e voltaram finalmente ao museu do Louvre, em França. Quase quatro décadas depois, um peitoral e um capacete do século …

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …