Manter ministro da Educação “seria uma afronta” aos professores

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira

Se o próximo Governo renomear o atual ministro da Educação para o cargo “será uma provocação aos professores”, disse Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof.

Esta segunda-feira, o líder da Fenprof lançou acusações ao Governo de António Costa – acusando-o de “acabar de vez” com os professores -, enquanto anunciava o regresso da greve ao sobretrabalho, que vigorou quase todo o ano letivo passado.

Segundo o Observador, Mário Nogueira aproveitou ainda para deixar um recado ao primeiro-ministro: se o próximo Governo renomear o atual ministro da Educação para o cargo “será uma afronta e uma provocação aos professores”, uma vez que Tiago Brandão Rodrigues encarou com “irresponsabilidade” os problemas da classe, “quando já estavam identificados, e ainda os agravou”.

“O corpo docente está envelhecido, desgastado, com muitos profissionais em situação de stress e de burnout, e o que estão a fazer aos professores é para acabar de vez com o corpo docente”, disse o sindicalista, durante uma conferência de imprensa, em Coimbra.

O secretário-geral da federação sindical chegou mesmo a acusar o Ministério da Educação de “estoirar” com os professores, ao sobrecarregar os seus horários para além das 35 horas semanais.

A partir desta segunda-feira, várias organizações sindicais, além da Fenprof, lançaram o pré-aviso de greve, com data de início e sem data de fim, a tudo aquilo que os sindicatos consideram “abusos e ilegalidades de horários”.

Em julho, sindicatos e tutela reuniram-se e, segundo Nogueira, o ministério de Brandão Rodrigues foi alertado “para os abusos e ilegalidades” que afetaram os horários do ano letivo anterior e que os professores esperavam ver sanados em 2019/20. “Os horários dos professores, não só continuam pejados de ilegalidades, como os problemas são em maior número e mais graves.”

“Este pré-aviso de greve destina-se a garantir que o horário semanal dos docentes seja efetivamente de 35 horas e não mais, bastando, para tanto, que os professores façam greve sempre que lhes for atribuída atividade que faça exceder, em cada semana, aquele número de horas de trabalho”, explicou a Federação Nacional de Educação (FNE), liderada por João Dias da Silva, em comunicado, citado pelo mesmo diário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …