/

Mantém-se tendência de subida nos novos casos. E há um aumento de jovens infectados

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista hoje 1.114 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quinta-feira, e 27.268 infetados, mais 553, segundo o boletim da Direcção Geral da Saúde (DGS). Também se verifica um aumento no número de contágios entre os mais jovens.

Em comparação com os dados de quinta-feira, em que se registavam 1.105 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,8%, com apenas 9 mortes. Trata-se da taxa de crescimento mais baixa da pandemia.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção (27.268), os dados da DGS revelam que há mais 553 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.

Continua a verificar-se a tendência de subida dos últimos dias. Trata-se do quarto dia seguido sempre a subir, depois de no início de Maio se terem verificado números abaixo dos 250 novos casos.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que “ainda é cedo” para aferir se este aumento está relacionado com o abrandamento das medidas de confinamento.

“Temos um surto que esta a decorrer na Azambuja, que contribuiu com muitos casos”, refere ainda a responsável, referindo que “há 104 trabalhadores positivos, 101 da mesma empresa”. Um dado que pode ajudar a explicar o aumento do números de casos em Lisboa, nos últimos dias, segundo Graça Freitas.

“Aparentemente a situação de Lisboa e Vale do Tejo é multifactorial“, afiança ainda Graça Freitas, frisando que tem sido feita “testagem a muitos jovens, profissionais de assistência social em lares” que “são assintomáticos”.

Graça Freitas nota que tem sido feita uma média de quatro mil testes por dia. “Quando se fazem mais testes, encontram-se muitos positivos”, evidencia a directora-geral de Saúde, revelando que tem havido um aumento de casos entre os mais jovens. “Uma boa notícia”, sublinha, notando que “provavelmente vão evoluir bem”.

O Norte continua a ser a região que concentra o maior número de casos confirmados, com 15.809 (cerca de 57,98%), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (7.093), o Centro (3.564), o Algarve (345), o Alentejo (232), os Açores (135) e a Madeira (90).

A região Norte é também a que regista o maior número de mortos (639), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (233), do Centro (214), Algarve (13), dos Açores (14) e do Alentejo que regista um caso.

A taxa de letalidade global por Covid-19 em Portugal é agora de 4.1%, subindo para os 15% na faixa acima dos 70 anos.

Desde 1 de Março já foram realizados mais de meio milhão de testes, segundo revela o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

2.422 pessoas recuperadas de covid-19, mais 164 do que na quinta-feira. Continuam internadas 842 pessoas, menos 32 do que na véspera, das quais 127 nos cuidados intensivos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.