Mantém-se tendência de subida nos novos casos. E há um aumento de jovens infectados

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista hoje 1.114 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quinta-feira, e 27.268 infetados, mais 553, segundo o boletim da Direcção Geral da Saúde (DGS). Também se verifica um aumento no número de contágios entre os mais jovens.

Em comparação com os dados de quinta-feira, em que se registavam 1.105 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,8%, com apenas 9 mortes. Trata-se da taxa de crescimento mais baixa da pandemia.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção (27.268), os dados da DGS revelam que há mais 553 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.

Continua a verificar-se a tendência de subida dos últimos dias. Trata-se do quarto dia seguido sempre a subir, depois de no início de Maio se terem verificado números abaixo dos 250 novos casos.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que “ainda é cedo” para aferir se este aumento está relacionado com o abrandamento das medidas de confinamento.

“Temos um surto que esta a decorrer na Azambuja, que contribuiu com muitos casos”, refere ainda a responsável, referindo que “há 104 trabalhadores positivos, 101 da mesma empresa”. Um dado que pode ajudar a explicar o aumento do números de casos em Lisboa, nos últimos dias, segundo Graça Freitas.

“Aparentemente a situação de Lisboa e Vale do Tejo é multifactorial“, afiança ainda Graça Freitas, frisando que tem sido feita “testagem a muitos jovens, profissionais de assistência social em lares” que “são assintomáticos”.

Graça Freitas nota que tem sido feita uma média de quatro mil testes por dia. “Quando se fazem mais testes, encontram-se muitos positivos”, evidencia a directora-geral de Saúde, revelando que tem havido um aumento de casos entre os mais jovens. “Uma boa notícia”, sublinha, notando que “provavelmente vão evoluir bem”.

O Norte continua a ser a região que concentra o maior número de casos confirmados, com 15.809 (cerca de 57,98%), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (7.093), o Centro (3.564), o Algarve (345), o Alentejo (232), os Açores (135) e a Madeira (90).

A região Norte é também a que regista o maior número de mortos (639), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (233), do Centro (214), Algarve (13), dos Açores (14) e do Alentejo que regista um caso.

A taxa de letalidade global por Covid-19 em Portugal é agora de 4.1%, subindo para os 15% na faixa acima dos 70 anos.

Desde 1 de Março já foram realizados mais de meio milhão de testes, segundo revela o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

2.422 pessoas recuperadas de covid-19, mais 164 do que na quinta-feira. Continuam internadas 842 pessoas, menos 32 do que na véspera, das quais 127 nos cuidados intensivos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …