Mantém-se tendência de subida nos novos casos. E há um aumento de jovens infectados

Tiago Petinga / Lusa

Portugal regista hoje 1.114 mortes relacionadas com a covid-19, mais nove do que na quinta-feira, e 27.268 infetados, mais 553, segundo o boletim da Direcção Geral da Saúde (DGS). Também se verifica um aumento no número de contágios entre os mais jovens.

Em comparação com os dados de quinta-feira, em que se registavam 1.105 mortos, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,8%, com apenas 9 mortes. Trata-se da taxa de crescimento mais baixa da pandemia.

Relativamente ao número de casos confirmados de infecção (27.268), os dados da DGS revelam que há mais 553 casos do que na quinta-feira, representando uma subida de 2%.

Continua a verificar-se a tendência de subida dos últimos dias. Trata-se do quarto dia seguido sempre a subir, depois de no início de Maio se terem verificado números abaixo dos 250 novos casos.

A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que “ainda é cedo” para aferir se este aumento está relacionado com o abrandamento das medidas de confinamento.

“Temos um surto que esta a decorrer na Azambuja, que contribuiu com muitos casos”, refere ainda a responsável, referindo que “há 104 trabalhadores positivos, 101 da mesma empresa”. Um dado que pode ajudar a explicar o aumento do números de casos em Lisboa, nos últimos dias, segundo Graça Freitas.

“Aparentemente a situação de Lisboa e Vale do Tejo é multifactorial“, afiança ainda Graça Freitas, frisando que tem sido feita “testagem a muitos jovens, profissionais de assistência social em lares” que “são assintomáticos”.

Graça Freitas nota que tem sido feita uma média de quatro mil testes por dia. “Quando se fazem mais testes, encontram-se muitos positivos”, evidencia a directora-geral de Saúde, revelando que tem havido um aumento de casos entre os mais jovens. “Uma boa notícia”, sublinha, notando que “provavelmente vão evoluir bem”.

O Norte continua a ser a região que concentra o maior número de casos confirmados, com 15.809 (cerca de 57,98%), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (7.093), o Centro (3.564), o Algarve (345), o Alentejo (232), os Açores (135) e a Madeira (90).

A região Norte é também a que regista o maior número de mortos (639), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (233), do Centro (214), Algarve (13), dos Açores (14) e do Alentejo que regista um caso.

A taxa de letalidade global por Covid-19 em Portugal é agora de 4.1%, subindo para os 15% na faixa acima dos 70 anos.

Desde 1 de Março já foram realizados mais de meio milhão de testes, segundo revela o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

2.422 pessoas recuperadas de covid-19, mais 164 do que na quinta-feira. Continuam internadas 842 pessoas, menos 32 do que na véspera, das quais 127 nos cuidados intensivos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …