Mandato de ex-presidente da ADSE vai ser “passado a pente fino”

O mandato de Carlos Liberato Baptista, que durou três anos e meio, será “passado a pente fino” a pedido de beneficiários e do Governo.

Esta quarta-feira, representantes dos sindicatos, dos beneficiários e o Ministério da Saúde frisaram a necessidade de uma auditoria ao mandato do ex-presidente da ADSE, que durou três anos e meio.

Fonte oficial do Ministério da Saúde confirmou ao jornal Público que o próprio presidente demissionário da ADSE, Carlos Liberato Baptista, solicitou uma auditoria à Inspeção-geral das Atividades em Saúde, deixando claro que a própria tutela “reforçou junto da senhora inspetora o interesse do ministério em que a mesma fosse feita”.

Liberato Baptista renunciou ao cago na segunda-feira, dia 30 de abril, alegando razões pessoais. Esta decisão surgiu dias antes de a TVI ter revelado um relatório que suscita suspeitas de desvios de fundos e de favorecimento de empresas, enquanto dirigia a Associação de Cuidados de Saúde de Portugal Telecom (PT-ACS), entre 2007 e 2009.

O presidente demissionário não reagiu, tendo adiantado apenas que no momento em que apresentou a sua demissão, solicitou a realização de uma auditoria visando o período em que exerceu os cargos de diretor-geral e de presidente do conselho diretivo da ADSE.

Para o presidente do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE, João Proença, esta auditoria é “inevitável” para defender a imagem de um sistema que conta com mais de dois milhões de beneficiários.

Ao Público, Eugénio Rosa, um dos representantes dos beneficiários e possível candidato ao cargo de segundo vogal da ADSE, afirmou que “a auditoria visa dar tranquilidade aos beneficiários”. “Não temos nenhuma suspeita, mas o alegado envolvimento em diversas irregularidades na PT-ACS está a criar uma grande perturbação nos beneficiários.”

No dia 10 de Maio, o do conselho geral e de supervisão da ADSE irá reunir-se. Liberato Baptista vai manter-se em funções até que o Governo nomeie um substituto, mas enquanto isso não acontece, a ADSE está em “gestão corrente” e as negociações em curso com os hospitais privados ficam em suspenso, frisa João Proença.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …