Manchas e mau hálito. Escovar os dentes antes ou depois do café?

É dos que escovam os dentes de manhã depois de tomar uma chávena de café, ou daqueles que o fazem antes?

Em qualquer dos casos, surge a pergunta: qual é a melhor opção para se livrar do mau hálito: escovar os dentes assim que saímos da cama ou depois de fazer a primeira refeição do dia?

Para combater o mau hálito, os especialistas acreditam que devemos escovar os dentes depois de comer ou beber café — de preferência meia hora após o fim das refeições.

Mas outra questão surge também: qual é a melhor forma de evitar as manchas que o café ou outros produtos que consumimos causam em nossos dentes?

O café é uma bebida popular que, ao entrar na boca, inevitavelmente entra em contacto com os dentes.

É um líquido ácido, com um pH de cerca de 5 numa escala de 1 a 14, e contém taninos, que causam manchas nos dentes.

Mas por que é que essas manchas se formam? A primeira coisa a saber é que ha dois tipos de manchas: as intrínsecas e extrínsecas.

As manchas intrínsecas são as que se alojam sob o esmalte dentário e que podem ser congénitas ou adquiridas ao longo da vida devido, por exemplo, a traumas.

As extrínsecas são as mais comuns. São visíveis na superfície dos dentes e são causadas precisamente por pigmentos de café, chá, vinho tinto, mate, refrigerantes, sucos e alguns alimentos como as frutas vermelhas.

“Bebidas como o café ou o vinho têm cores — castanho, vermelho — pelo que mancham os dentes, da mesma forma que mancham a roupa”, explica à BBC a higienista Emily Anderson.

Mas entre os alimentos que mancham os dentes, o café não é dos piores. “Não produz tantas manchas como o vinho tinto ou alguns tipos de chás”, diz André Reis, professor clínico associado de odontologia da Universidade da Florida.

Estas manchas são geralmente causadas pela famosa placa — essencialmente, uma colónia de bactérias que se forma nos dentes.

“Essas bactérias adoram comer os açúcares que entram na nossa boca e, quando o fazem, produzem ácidos. Então, na realidade, é o ácido que ataca os dentes“, explica Emily Anderson.

Esta placa é um ótimo absorvente de pigmentos. Bebidas como café, “causam uma mancha entre os dentes e na linha da gengiva, porque é onde a placa se acumula”, diz a higienista.

A interação dos alimentos com a saliva faz com que a placa endureça, gerando outro chavão que aparece regularmente na publicidade: o tártaro.

A maioria das manchas são removidas com uma limpeza no dentista — algo que deve ser feito em média duas vezes por ano, embora varie de boca para boca. Ao remover a placa ou o tártaro, as manchas desaparecem.

Se a limpeza no consultório não for suficiente, é possível recorrer a técnicas para clarear os dentes.

Mas, de acordo com os especialistas, a melhor forma de manter os dentes claros é escová-los com regularidade — de maneira suave, direcionando a escova para as linhas das gengivas e formando pequenos círculos, duas vezes ao dia.

Não é necessário escovar com força para retirar restos de comida e bactérias da boca. Pelo contrário, isso pode danificar as gengivas.

No caso do almoço e jantar, é evidente que temos que escovar os dentes depois da refeição.

Mas, no caso do nosso café da manhã, há costumes diferentes. Alguns fazem-no antes, outros depois.

Escovar antes de tomar café tem vantagens. A possível placa que foi gerada na boca durante a noite é eliminada e, portanto, a cor da infusão não adere tão facilmente.

No entanto, tanto Emily Anderson como André Reis consideram que o ideal é mesmo escovar os dentes após a refeição matinal.

“Assim, não acumulamos placa na boca durante tanto tempo”, diz Reis.

“Simplesmente, escovar os dentes antes de tomar café provavelmente não vai ajudar, porque o problema ocorre com o tempo. Não é apenas depois de tomar uma chávena de café. As manchas e placa acumulam com o tempo”, diz Emily Anderson.

Mas o mais saudável para a higiene bucal não é escovar os dentes logo após comer: devemos esperar meia hora.

“Os nossos dentes passam por um processo de desmineralização e remineralização todos os dias. Quando os ácidos entram na boca e as bactérias estão a produzir ácido com açúcares, o esmalte do dente é atacado pelo ácido“, explica a especialista.

“Quando esse processo está a acontecer, o esmalte do dente fica vulnerável. Então, é melhor não escovar os dentes imediatamente”, diz André Reios.

Para reduzir a interação dos ácidos com o esmalte, e assim reduzir a possibilidade de formação de manchas, o higienista aconselha-nos a beber água logo após a ingestão — e assim neutralizar seus efeitos.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.