Portugal regista mais 12 mortes e 663 casos de covid-19

Estela Silva / Lusa

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 12 mortes e 663 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 663 novos casos, 254 são na região Norte e 185 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. O Algarve contabilizou mais 97 casos, o Centro 55 e o Alentejo 42. No arquipélago da Madeira há mais 25 casos e nos Açores mais cinco.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 1.047.710. Há, neste momento, 41.965 casos ativos, menos 458 do que no domingo.

O boletim da DGS também indica que se registaram mais 12 mortes nas últimas 24 horas, sendo que seis ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte, duas no Centro e uma no Algarve.

Neste momento, existem 682 doentes internados em Portugal (mais 17 do que ontem), dos quais 140 estão nos cuidados intensivos (mais duas pessoas do que há 24 horas).

O boletim da DGS também aponta para mais 1109 doentes recuperados, verificando-se já um total de 987.935 pessoas. Há ainda 41.697 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 772 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal encontra-se na zona laranja. O país tem uma média de 276 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional e 283,8 casos de infeção por 100 mil habitantes no continente. O índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,92 a nível nacional e nos 0,93 no continente.

Este domingo, a diretora-geral da Saúde, em entrevista à SIC Notícias, anunciou que a DGS está já a preparar os próximos meses, nomeadamente de inverno, de forma a evitar uma sobrecarga do sistema de saúde, estando em cima da mesa três cenários.

A responsável adiantou também que as próximas semanas deverão trazer novas diretrizes relacionadas com os procedimentos a seguir pelos indivíduos vacinados que contactaram com casos positivos.

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.565.622 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não consigo entender estes números. Hoje, foi quase metade dos infectados de ontem (1.190). Será que o bicho foi de vacances?

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …