Portugal regista mais 12 mortes e 2948 casos de covid-19

Portugal regista, esta terça-feira, mais 12 mortes e 2948 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 2948 novos casos, 1132 são na região de Lisboa e Vale do Tejo e 1006 são na região Norte. O Algarve contabilizou mais 306 casos, o Centro 294 e o Alentejo 127. No arquipélago dos Açores há mais 56 casos e na Madeira mais 27.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 993.241. Há, neste momento, 43.919 casos ativos, mais 675 do que na terça-feira.



O boletim da DGS também indica que se registaram mais 12 mortes nas últimas 24 horas, sendo que quatro ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte, três no Alentejo e duas no Algarve.

Neste momento, existem 785 doentes internados em Portugal (menos 44 do que ontem), dos quais 181 nos cuidados intensivos (menos cinco pessoas do que há 24 horas).

O boletim da DGS também aponta para mais 2261 doentes recuperados, verificando-se já um total de 931.808 pessoas. Há ainda 58.114 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 2057 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal está na zona laranja. O país tem uma média de 326,5 casos de infeção por 100 mil habitantes, a nível nacional, e 331,6 casos de infeção por 100 mil habitantes, no continente. O índice de transmissibilidade (Rt) está nos 0,94, tanto a nível nacional como no continente.

A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 4.314.196 mortos em todo o mundo desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou a doença na China, em finais de 2019, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …