Com menos 100 toneladas de plástico, a Grande Mancha de Lixo do Pacífico está mais limpa (mas não é suficiente)

Uma operação recente de limpeza removeu cerca de 103 toneladas de redes de pesca e plástico da Grande Mancha de Lixo do Pacífico entre as costas da Califórnia e do Havai. No entanto, não é suficiente.

A operação foi concluída durante uma expedição de 48 dias pelo Ocean Voyages Institute, que afirma que esta é a “maior limpeza de mar aberto da História”, duplicando o recorde anterior de 25 dias no ano passado.

Embora tenham recuperado uma grande quantidade de resíduos e lixo plástico, muitos dos objetos eram equipamentos de pesca comercial e “redes fantasma” que foram descartadas descuidadamente pelos pescadores. O plástico já tinha reivindicado algumas vítimas, uma vez que havia vários esqueletos de tartarugas enrolados nas cordas.

“Não existe uma solução completa para a limpeza do oceano: são os longos dias no mar, com uma equipa dedicada a vasculhar o horizonte, a agarrar redes e a recuperar grandes quantidades de lixo, que faz com que isso aconteça”, disse Locky MacLean, ex-diretor da Sea Shepherd e ativista oceânico de conservação marinha há duas décadas, em comunicado.

“Excedemos o nosso objetivo de capturar 100 toneladas de plásticos tóxicos para o consumidor e redes fantasma abandonadas e, nesses tempos difíceis, continuamos a ajudar a restaurar a saúde do oceano, que influencia a nossa própria saúde e a saúde do planeta”, disse Mary Crowley, fundadora e diretora executiva do Ocean Voyages Institute.

A Grande Mancha de Lixo do Pacífico localiza-se entre o Havai e a Califórnia, numa das regiões mais remotas do Oceano Pacífico. Acredita-se-se que contenha cerca de 80 mil toneladas de lixo plástico, a maioria proveniente de operações de pesca comercial e marítima. Manchas de lixo oceânicas como esta formam-se a partir de correntes oceânicas rotativas chamadas “giros”, que varrem e encurralam a poluição plástica numa única área.

Apesar deste grande feito, este tipo de limpeza realizada pelo Ocean Voyages Institute é como limpar o chão enquanto a pia ainda está a transbordar. Até 12,7 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos do planeta por ano, perfazendo um total de 150 milhões de toneladas que circulam atualmente nos nossos ambientes marinhos.

De manchas microscópicas de microplásticos a redes gigantes, todo este lixo não biodegradável representa uma ameaça real à biodiversidade marinha. Recentemnte, investigadores nas Filipinas descobriram uma baleia morta que tinha engolido mais de 40 quilogramas de lixo plástico, incluindo sacos de gelo, sacos de supermercado e sacos de plantação de banana.

Um relatório científico recente documentou pelo menos quatro cachalotes, três baleias-bicudas, duas baleias e pelo menos cinco outros cetáceos a nadar dentro da Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …