Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

(dr) D' Bone Collector Museum Inc. / Facebook

Uma lona de plástico retirada de dentro da baleia

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local.

O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, na província de Valle Compostela, tendo sido submetido a autópsia no domingo. A causa da morte da jovem baleia foi choque gástrico.

Entre os objetos de plástico encontrados dentro da baleia estão 16 sacos de arroz, uma lona plástica usada em plantações de banana e sacos de compras, concluiu o Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos da província.

“É nojento”, lê-se na publicação do Facebook, que mostra diversas imagens da autópsia, nas quais se veem diversos sacos de plástico a ser retirados do interior da baleia-bicuda-de-cuvier.

The final cause of death is in for the death of the juvenile male curvier beaked whale we recovered March 16 2019. 40…

Publicado por D' Bone Collector Museum Inc. em Sábado, 16 de março de 2019

O biólogo marinho Darrell Blatcheley afirmou que nos dez anos em que examinou baleias e golfinhos mortos, a maioria morreu na sequência da ingestão de plástico.

Nos próximos dias, o museu irá divulgar a lista de todos os objetos de plástico que foram retirados do jovem macho durante a autópsia. Para já, o acontecimento bateu um recorde infeliz: “Esta baleia tinha a maior quantidade de plástico que alguma vez tínhamos visto numa baleia. É nojento. Os governos têm de tomar ações contra quem continua a tratar os oceanos como lixeiras“, lê-se na publicação partilhada nas redes sociais.

Em novembro, na Indonésia, uma baleia morta foi encontrada ao largo de Wakatobi, sudeste da Indonésia, com 115 copos, 4 garrafas, 25 sacos, um par de chinelos e muitos outros pedaços de plástico no estômago, contabilizando um total de 6 quilos de plástico.

“Apesar de não termos conseguido determinar a causa da morte, os factos que conhecemos já são horríveis o suficiente”, afirmou na altura Dwi Suprapti, bióloga marinha do World Wildlife Fund (WWF).

Nos últimos 40 anos, a quantidade de plástico nos oceanos aumentou 100 vezes, segundo um alerta da associação espanhola Ambiente Europeu, o que afeta mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …