Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do conselho de administração sobre o caso, que se realizou esta terça-feira ao final do dia.

Segundo avançou o Jornal de Negócios, citado pelo Observador, Jorge Brito Pereira (advogado de Isabel dos Santos e presidente do conselho de administração da NOS), Paula Oliveira e Mário Leite da Silva serão ouvidos na segunda-feira. Os nomes dos três administradores surgiram ligados à empresária no caso Luanda Leaks.

Isabel dos Santos é suspeita de ter transferido 115 milhões de dólares (mais de 100 milhões de euros) para a empresa Matter Business Solutions, no Dubai, criada por Jorge Brito Pereira e na qual Mário Leite da Silva e Paula Oliveira eram diretores. As transferências foram justificadas como pagamentos de serviços de consultoria à Sonangol.

Na segunda-feira, o advogado Jorge Brito Pereira garantiu que nunca teve “qualquer intervenção que não a de constituir formalmente a sociedade” no Dubai, para onde foram transferidos os 115 milhões de dólares.

Assegurou ainda que, embora tivesse “poderes latos e abrangentes” sob a empresa, os mesmos “nunca foram por qualquer forma exercidos”, à exceção da criação da sociedade.

A ZOPT, empresa que detém 52% da NOS, pertence a Isabel dos Santos e à Sonae. Esta última demonstrou preocupação com o escândalo Luanda Leaks na segunda-feira, garantindo que “tudo fará para garantir que a empresa [operadora de telecomunicações] tem a estabilidade necessária”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo venezuelano suspende voos da TAP por 90 dias

O Governo venezuelano anunciou, esta segunda-feira, a suspensão por 90 dias das operações no país da TAP "por razões de segurança", após acusações de transporte de explosivos num voo oriundo de Lisboa. "Devido às graves irregularidades …

Emirados Árabes Unidos vão ter primeira central nuclear a funcionar no mundo árabe

Os Emirados Árabes Unidos permitiram o início das operações da central nuclear de Barakah, a primeira no mundo árabe, anunciou esta segunda-feira o representante permanente do país na Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). "A Autoridade …

Santos Silva fala em "manobras de diversão" para desviar atenções das agressões a Guaidó

O ministro dos Negócios Estrangeiros classificou, esta segunda-feira, de "manobras de diversão" as acusações das autoridades venezuelanas, apontando que graves foram as agressões a Juan Guaidó quando regressou a Caracas. Numa conferência de imprensa em Bruxelas, …

Zuckerberg pede mais regulação para as tecnológicas (incluindo o Facebook)

O fundador do Facebook defende mais regulação sobre as tecnológicas, incluindo sobre a sua rede social, mesmo que isso signifique prejudicar o negócio a curto prazo. Num artigo de opinião publicado no jornal Financial Times, este …

Barcelona tem 15 dias para contratar jogador após lesão de Dembélé

O FC Barcelona vai poder contratar um jogador durante os próximos 15 dias para substituir o avançado francês, que se lesionou com gravidade, noticiou a AFP, esta segunda-feira, citando fonte próxima da Liga espanhola. A comissão …

Menos beijos e menos abraços. O conselho da Directora-Geral de Saúde na "guerra" contra o coronavírus

"Não nos beijarmos tanto, não nos abraçarmos tanto." Eis os conselhos da Directora-Geral de Saúde, Graça Freitas, para um cenário de eventual epidemia com o novo coronavírus, o COVID-19. Além de "socializarmos menos", a responsável …

Centeno diz que teoria sobre despedida do Eurogrupo "não faz sentido nenhum"

O presidente do Eurogrupo garantiu, esta segunda-feira, em Bruxelas, que a teoria de que está de saída da liderança do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro "não faz sentido nenhum". "Essa afirmação que …

PS quer agravar pena de abandono que coloque em perigo a vida do animal

O PS fez uma proposta que prevê o agravamento duplicado da pena para abandonos que coloquem em perigo a vida dos animais de estimação. PAN e PSD já tinham proposto uma medida semelhante. O PS é …

Rendas vão ter taxas de IRS progressivas

Seja qual for a duração inicial de um contrato de arrendamento, as renovações que venham a ocorrer é que irão determinar a taxa de IRS a aplicar aos rendimentos que venham a ser obtidos. De acordo …

Covid-19. Mulher encaminhada para o hospital S. João não é caso suspeito

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu que a mulher encaminhada para o Hospital de São João, no Porto, não configura um caso suspeito de infeção por novo coronavírus, não tendo sido realizadas análises. "Depois de investigada …