/

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades.

Mais um mês significa que número total de meses que a capital filipina, com quase 14 milhões de habitantes, esteve em confinamento será de pelo menos sete meses e meio.

A capital foi fechada por terra, mar e ar a 15 de março e assim permanecerá até pelo menos 31 de outubro, durante os quais é proibido viajar de e para Manila, exceto em caso de emergência.

As Filipinas confirmaram na segunda-feira um total de 307.288 casos de covid-19, o número mais elevado no Sudeste Asiático, e 5.381 mortes. Mais de metade das infeções estão concentradas na capital, embora a taxa de propagação do vírus tenha diminuído durante o mês de setembro.

Menores de 21 e maiores de 60 anos não podem sair

Os primeiros casos da doença chegaram às Filipinas no final de janeiro, importados por turistas chineses, mas as transmissões comunitárias foram confirmadas no início de março e o Presidente Rodrigo Duterte, que inicialmente descartou o impacto do vírus, declarou uma emergência nacional a 9 de março, dois dias antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a pandemia.

Manila, e quase todo o país, esteve em estrito confinamento durante três meses consecutivos, durante os quais a capital se tornou uma cidade fantasma, sem trânsito e com todos os estabelecimentos fechados.

Atualmente a capital encontra-se numa fase intermédia de quarentena, em que as pessoas com menos de 21 anos e mais de 60 anos de idade ainda não podem sair de casa, e a maioria das empresas estão abertas a 30 ou 50% da sua capacidade, para além da utilização obrigatória de máscaras e em espaços fechados.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.