Duterte está “encantado” por “só” metade dos filipinos estarem desempregados

King Rodriguez, Presidential Communications / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O porta-voz do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse, esta segunda-feira, que o governante está “encantado” por ver um estudo recente que mostra que quase metade dos residentes do país estão desempregados.

Estou muito feliz por não termos perdido 100% de nossos empregos, apesar do tempo extremamente longo que estivemos bloqueados”, disse Harry Roque durante uma conferência de imprensa, de acordo com a Newsweek. “Ainda estou surpreendido com a nossa resiliência e apenas 45% perderam seus empregos. Poderia ter sido pior, porque o bloqueio total está acontecendo conosco. ”

Em causa está um estudo, conduzido pela instituição de pesquisas Social Weather Stations, que descobriu que o desemprego nas Filipinas está em 45,5% – um recorde.

De acordo com a CNN, este é um aumento significativo dos dados divulgados pelo departamento de trabalho do país em dezembro, que relatou 7,3 milhões de filipinos desempregados. Isso equivalia a uma taxa de desemprego de 17,7%, anteriormente a mais alta do país.

O secretário do Trabalho, Silvestre Bello III, disse que o aumento do desemprego “não foi surpresa”. Já o secretário assistente do Trabalho, Nikki Tutay, também concordou que a taxa de desemprego “super alta” estava de acordo com as expectativas.

Por outro lado, Luke Espiritu, presidente do grupo trabalhista Bukluran ng Manggagawang Pilipino, sugeriu que os comentários de Roque eram um insulto aos moradores desempregados do país, segundo o jornal local Manila Bulletinn.

“Ao expressar satisfação pelo facto de a taxa de desemprego não ter atingido 100% e ao afirmar que se devia à nossa suposta resistência, Roque insultou os 27,3 milhões de desempregados que atualmente não sabem como vão sobreviver ao futuro previsível. A sua positividade tóxica é estúpida e revoltante”, disse Espiritu.

A pandemia de covid-19 gerou bloqueios em todo o país e gerou uma taxa maior de desemprego. De acordo com o Departamento de Saúde das Filipinas, pelo menos 3.314 novos casos confirmados do novo vírus foram relatados esta segunda-feira. Em todo o país, há agora pelo menos 164.474 casos confirmados e 2.681 mortes.

Poucos dias antes dos novos casos relatados, Duterte ordenou uma quarentena comunitária aprimorada modificada mais rigorosa na região metropolitana de Manila e nas províncias de Bulacan, Cavite, Laguna e Rizal. Os residentes com menos de 21 e mais de 60 anos são obrigados a ficar em casa, exceto quando são necessários bens ou serviços essenciais.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …