Duterte está “encantado” por “só” metade dos filipinos estarem desempregados

King Rodriguez, Presidential Communications / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O porta-voz do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse, esta segunda-feira, que o governante está “encantado” por ver um estudo recente que mostra que quase metade dos residentes do país estão desempregados.

Estou muito feliz por não termos perdido 100% de nossos empregos, apesar do tempo extremamente longo que estivemos bloqueados”, disse Harry Roque durante uma conferência de imprensa, de acordo com a Newsweek. “Ainda estou surpreendido com a nossa resiliência e apenas 45% perderam seus empregos. Poderia ter sido pior, porque o bloqueio total está acontecendo conosco. ”

Em causa está um estudo, conduzido pela instituição de pesquisas Social Weather Stations, que descobriu que o desemprego nas Filipinas está em 45,5% – um recorde.

De acordo com a CNN, este é um aumento significativo dos dados divulgados pelo departamento de trabalho do país em dezembro, que relatou 7,3 milhões de filipinos desempregados. Isso equivalia a uma taxa de desemprego de 17,7%, anteriormente a mais alta do país.

O secretário do Trabalho, Silvestre Bello III, disse que o aumento do desemprego “não foi surpresa”. Já o secretário assistente do Trabalho, Nikki Tutay, também concordou que a taxa de desemprego “super alta” estava de acordo com as expectativas.

Por outro lado, Luke Espiritu, presidente do grupo trabalhista Bukluran ng Manggagawang Pilipino, sugeriu que os comentários de Roque eram um insulto aos moradores desempregados do país, segundo o jornal local Manila Bulletinn.

“Ao expressar satisfação pelo facto de a taxa de desemprego não ter atingido 100% e ao afirmar que se devia à nossa suposta resistência, Roque insultou os 27,3 milhões de desempregados que atualmente não sabem como vão sobreviver ao futuro previsível. A sua positividade tóxica é estúpida e revoltante”, disse Espiritu.

A pandemia de covid-19 gerou bloqueios em todo o país e gerou uma taxa maior de desemprego. De acordo com o Departamento de Saúde das Filipinas, pelo menos 3.314 novos casos confirmados do novo vírus foram relatados esta segunda-feira. Em todo o país, há agora pelo menos 164.474 casos confirmados e 2.681 mortes.

Poucos dias antes dos novos casos relatados, Duterte ordenou uma quarentena comunitária aprimorada modificada mais rigorosa na região metropolitana de Manila e nas províncias de Bulacan, Cavite, Laguna e Rizal. Os residentes com menos de 21 e mais de 60 anos são obrigados a ficar em casa, exceto quando são necessários bens ou serviços essenciais.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma "descoberta internacionalmente significativa". Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil …

Trabalho infantil no mundo aumenta pela primeira vez em duas décadas

O número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou pela primeira vez em 20 anos, atingindo 160 milhões no mundo, anunciaram hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a UNICEF. No relatório "Trabalho Infantil: estimativas …

Aplicação ajuda os casais a comunicar através do batimento cardíaco

Durante a pandemia, e com o distanciamento social, as pessoas perceberam ainda melhor o quão difícil pode ser estar separado de quem mais se ama. A pensar nisso, uma equipa criou uma aplicação que permite …

Os peixes-elefante também fazem pausas antes de partilhar algo importante

Cientistas descobriram que os peixes-elefante também fazem pausas quando querem passar uma informação importante a quem os está a ouvir. Por vezes, fazer uma pausa antes de dizer alguma coisa importante pode ser uma boa estratégia …

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três pessoas que …

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Um eclipse anular acontece quando …